quinta-feira, 17 de março de 2022

O MINISTÉRIO DO TURISMO E ARTESANATO REALIZOU HOJE EM LISBOA UMA CONFERÊNCIA SOBRE INVESTIMENTO TURÍSTICO NA GUINÉ-BISSAU

Dando continuidade a participação na Bolsa do Turismo de Lisboa, o Ministério do Turismo e Artesanato realizou hoje uma Conferência para captar investimentos no setor. 

@Gaitu Baldé ...Intervenções

Durante o evento foi possivel assistir diferentes painelistas dentre os quais o Ministro do Turismo, Artesanato e Porta-voz do Governo Dr. Fernando Vaz, Ministro do Ambiente e Biodiversidade Eng° Viriato Cassama, Embaixador da Guiné-Bissau em Portugal Dr. Helder Vaz, Diretor Geral de Promoção do Investimento Turístico e  Hoteleiro Dr. Ben Kassimo Cunha e diferentes operadores turísticos do País. 

O eventou contou com a presença de grandes grupos hoteleiros da Europa, Operadores Turísticos Portugueses, a imprensa portuguesa e vários empresários que foram saber quais as vantagens e os incentivos para se investir na Guiné-Bissau.

O setor turístico do país está a ganhar nos ultimos tempos uma notoriedade considerável a nivel internacional.


Governo anuncia início do recenseamento eleitoral para abril

Fonte: NoPintcha

O Governo promete o início do processo de recenseamento eleitoral em abril próximo. A informação foi avançada pelo ministro da Administração Territorial e Poder Local, Fernando Dias, após uma reunião com os partidos políticos na sequência de apresentação dos resultados da cartografia e modelo de recenseamento.

Em declarações à imprensa, o governante informou que o executivo já dispõe de uma parte da verba para o início dos trabalhos precisando ainda de cinco mil milhões de francos CFA, incluindo o pagamento de dívidas para a conclusão do processo.

“Como se trata-se de um ato de soberania, o Governo tem que entrar com uma parte para depois solicitar os parceiros”, assegurou.

Sobre a cartografia, o ministro informou os partidos políticos que algumas alterações foram introduzidas a nível dos distritos, porque algumas aldeias que constavam no documento anterior, agora já foram inseridas noutras jurisdições com o conhecimento de todas as formações políticas, Comissão Nacional de Eleições e próprias comunidades.

De acordo com Fernando Dias, o problema reside no tipo de recenseamento que vai ser feito. A lei fala de atualização, mas acontece que essa deve ser feita entre janeiro e março, à luz da Lei Eleitoral, o que não aconteceu. Perante essa situação, Dias alega que algumas correntes defendem o recenseamento de raiz, isto para se evitar os erros do passado.

Nessa reunião, segundo o ministro da Administração Territorial, foi levantada a questão de impressão de cartões de eleitores que, de acordo com a lei, tem que ser local. O governante revelou impossibilidade de cumprimento dessa lei porque o país não tem software para o efeito.

Enquanto isso, Anaximandro Nosoline Menu, em nome do PAIGC, disse estar satisfeito com os avanços registados no trabalho da cartografia, faltando apenas fazer a confrontação de dados do GTAPE com os dos partidos políticos.

Em relação ao recenseamento e a impressão de cartões Nosoline Menu remeteu a decisão à direção superior do partido, contudo, sublinhou, que qualquer modelo que venha a ser adotado será bem-vindo desde de que seja segura e fiável.

Por sua vez, Mário Martins do Movimento para Alternância Democrática (Madem-G15) defende o recenseamento de raiz para se garantir maior transparência no processo eleitoral, assim como a impressão local, opinião defendida por PRS e APU – PDGB.


COMUNICADO FINAL DA REUNIÃO DO CONSELHO DE MINISTROS 17/03/22

O Conselho de Ministros reunido em Bissau, no Palácio do Governo, assinalou a entrada em vigor do acordo de empréstimo assinado com o BADEA para financiamento do projecto de urgência de modernização das vias de Bissau e subúrbios.

O Coletivo Governamental adoptou mandar realizar um recenseamento geral dos funcionários da administração pública com o objectivo de criar uma base de dados credível e fiável.

Dar anuência que por despacho, o Ministro da Saúde Pública declara o surto de Poliomielite como uma urgência de saúde pública na Guiné-Bissau.

Confira na integra o Comunicado 👇


GOVERNAR PARA TODOS

#ChefiadogovernoGB2022 

#GCPM 

1️⃣7️⃣ 0️⃣3️⃣ 2️⃣0️⃣2️⃣2️⃣✔

Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

RÚSSIA/UCRÂNIA: ONU confirma 780 civis mortos e 1.252 feridos até quarta-feira

© Getty Images
Notícias ao Minuto  17/03/22 

A guerra na Ucrânia provocou pelo menos 780 mortos e 1.252 feridos entre a população civil, incluindo mais de uma centena de crianças, até ao final do dia de quarta-feira, anunciou hoje a ONU.

No seu relatório diário sobre baixas civis, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) contabiliza 58 crianças mortas e 68 feridas.


Os dados referem-se ao período entre 24 de fevereiro, quando a Rússia invadiu a Ucrânia, e as 24:00 de quarta-feira (hora local), correspondendo a 21 dias de combates.

A agência da ONU para os direitos humanos acredita que os números reais de baixas civis, incluindo crianças, "são consideravelmente mais elevados, especialmente em território controlado pelo Governo" ucraniano, mais sujeito à ofensiva russa.

"A maioria das baixas civis registadas foi causada pela utilização de armas explosivas com uma vasta área de impacto, incluindo bombardeamentos de artilharia pesada e sistemas de mísseis, e ataques aéreos e de mísseis", lê-se no relatório.

O ACNUDH adiantou que "a receção de informações de alguns locais onde têm ocorrido hostilidades intensas tem sido adiada e muitos relatórios ainda estão pendentes de corroboração".

Referiu, em particular, as cidades de Mariupol e Volnovakha (na região de Donetsk), Izium (Kharkiv), Sievierodonetsk e Rubizhne (Lugansk), e Trostianets (Sumy), "onde há alegações de centenas de baixas civis" que não estão incluídas nos números divulgados hoje.

A guerra na Ucrânia, que entrou hoje no 22.º dia, provocou também um número por determinar de baixas militares e levou mais de 3,1 milhões de pessoas a fugir da Ucrânia para os países vizinhos.

Trata-se da pior crise do género na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), segundo a ONU.

A invasão da Ucrânia foi condenada pela generalidade da comunidade internacional e muitos países e organizações impuseram sanções à Rússia que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.


Chanceler alemão responsabiliza Putin por "soldados russos mortos"

Por LUSA  
17/03/22

O chanceler alemão, Olaf Scholz, responsabilizou hoje o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, pelo sofrimento que a guerra está a provocar aos ucranianos, mas também pela morte de militares russos nos combates em curso na Ucrânia.

"Qualquer um na Rússia deve saber que a guerra de Putin é responsável pela morte de soldados russos na Ucrânia", declarou Scholz, durante uma conferência de imprensa conjunta com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Jens Stoltenberg, na capital alemã, Berlim.


Ao lado de Stoltenberg, o chefe do Governo da Alemanha voltou a rejeitar a intervenção de tropas da NATO na Ucrânia, sustentando que essa decisão faria com que a Aliança Atlântica se tornasse "parte do conflito" e a intenção é evitar "uma extensão" da guerra a outros países.

Em consonância com o chanceler alemão, o secretário-geral da NATO reafirmou que esta é a linha de pensamento da maioria dos Estados-membros da organização: "É uma responsabilidade nossa evitar uma escalada do conflito, que seria ainda mais dolorosa e provocaria mais mortes, destruição e sofrimento".

Stoltenberg elogiou também o compromisso da Alemanha e de outros países pertencentes à NATO de reforçar os esforços de modernização das respetivas Forças Armadas.

A Alemanha, por exemplo, vai canalizar uma verba de 100.000 milhões de euros para a modernização do seu Exército e vai aumentar o investimento anual em Defesa para mais de 2% do Produto Interno Bruto (PIB).

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou já a fuga de pelo menos 4,8 milhões de pessoas, mais de três milhões das quais para os países vizinhos, de acordo com os mais recentes dados da ONU -- a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, e muitos países e organizações impuseram à Rússia sanções que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.


Ministro Fidélis Forbs eleito figura africana da bienal 2020/2022 na categoria de Boa governação

Bissau, 17 Mar 22 (ANG) - O actual ministro de Obras Públicas Habitação e Urbanismo, Fidelis Forbs foi eleito pelo Comité da Cimeira Internacional de Jovens com as Embaixadas (CIJE) figura africana da bienal 2020/22, na categoria de Liderança Cívica e de Boa Governação.

A informação consta na carta da Coligação da Juventude dos Países  Africanos da Língua Oficial Portuguesa (PALOP) enviada ao Fidélis Forbs no dia 14 do mês em curso e à  que a ANG teve acesso hoje.

Segundo a carta, a cerimónia de entrega do prémio à Fidélis Forbs será feita na Cimeira Internacional dos Jovens com as Embaixadas que decorrerá nos dias 24 à 25 de Março corrente, cá em Bissau.

“O Comité da CIJE supervisionada pela Coordenação Internacional do Bureau da Coligação de Juventude dos PALOP, pretende garantir a viabilidade dos esforços empreendidos através das acções de Liderança, Boa Governação e da Cidadania Participativa  demonstradas pelos diferentes sectores e personalidades da Lusofonia Africana”, refere o documento.

Na carta consta que a iniciativa foi Inspirada nas diversas acções para a actual geração de jovens líderes com intuito de influênciar as mudanças positivas nas diversas áreas sociais, económicas e políticas, para a tomada de decisões construtivas e a lutar pelas suas aspirações, em prol do bem-estar comum e desenvolvimento dos seus países, em particular e do continente africano em  geral.

A Coligação da Juventude dos PALOP é uma plataforma de movimentos juvenis e pessoas singulares, sem fins lucrativas e conexões político-partidário, que advoga em prol dos Direitos Humanos, empoderamento e da participação política e social da juventude para o desenvolvimento de África com principal foco nos países membros (Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique e São Tomé e Principe), segundo a carta.

A CIJE é uma iniciativa filiada à Cáritas Angolana que pretende alcançar representações nos países africanos e não só, entre a juventude e as representações diplomáticas acreditadas pelo Estado, permitindo assim, conhecer e dar a conhecer  os esforços e as oportunidades existentes para os jovens, os empresários e outras áreas afins.

A realização da Cimeira Internacional da Juventude e as Embaixadas contará com o apoio do governo, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros  Cooperação Internacional e das Comunidades, Sistema das Nações Unidas, a Coordenação do Comissariado da Infância e da Juventude Brasileira.

Conta igualmente com a colaboração de Bolsa de Estudos Cocala dos EUA, Uk Student Solutions of London, Universidade da Singapura, Instituto dos Jovens Exportador do Brasil, Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique e o Instituto Nacional dos Estudos e Pesquisa (INEP) da Guiné-Bissau. 

ANG/AALS/ÂC//SG






PRESIDENTE DA REPÚBLICA DIZ QUE O PAÍS ESTÁ SEGURO E NÃO ESPERA NOVOS ENSAIOS

Por O DEMOCRATA  17/03/2022 

O chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, afirmou que o país está seguro e disse esperar que não vão acontecer novos ensaios, com a mesma dimensão que os acontecimentos de 1 de fevereiro, contra o Palácio do Governo.

O Presidente da República fez essa afirmação esta quinta-feira, 17 de março de 2022, à saída da reunião do Conselho de Ministros, no Palácio do Governo, no qual admitiu ter sido descuidado e simplista para sofrer o ataque quando presidia uma das sessões da cúpula governamental.

“Fui descuidado, mas não espero que desta vez haja outro ataque igual ao do dia 1 de fevereiro. Poderá haver outro ataque, mas já montamos o nosso dispositivo”, alertou.

O chefe de Estado disse aos jornalistas que foi negligente, embora tenha sido avisado pela segurança. “A minha simplicidade e negligência facilitaram esse ataque, mas não significa que não tinha sido avisado pela segurança”, precisou Embaló numa curta declaração à imprensa.

“Mobilizei um dispositivo de segurança forte por precaução para garantir que quando o Presidente se desloca a um lugar que todos saibam que vem o Presente, estava aqui e saiu desse lugar”, enfatizou.

Esta é a primeira reunião do Conselho de Ministro que o chefe de Estado preside depois do ataque de 1 de fevereiro ao palácio do governo que, segundo as autoridades, resultou na morte de mais de uma dezena de pessoas, entre civis e militares.

Questionado sobre a possível vinda de uma força estrangeira para estabilização do país, Sissoco Embaló disse que é uma questão dos chefes de Estado do bloco sub-regional do qual a Guiné-Bissau é parte.

“A Guiné-Bissau também tem enviado militares a vários países, mas é um assunto que está a nível da Conferência dos chefes de Estado e do Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental-CEDEAO”, salientou.

Por: Filomeno Sambú

Fotos: @O Presidente da República acaba de sair da reunião do Conselho de Ministros que hoje voltou a decorrer na sede do Governo.


ÚLTIMA HORA - X CONGRESSO ORDINÁRIAO DO PAIGC SUSPENSO UMA VEZ MAIS PELO TRIBUNAL DE BISSAU - VARA CÍVEL, SIGNIFICANDO ISSO QUE ESTÁ ADIADO TUDO O QUE DIZ RESPEITO AS ACTIVIDADES RELACIONADAS COM A REUNIÃO MÁXIMA DO PAIGC ATE DECISÃO DO TRIBUNAL DA RELAÇÃO E POSSIVELMENTE DO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA.

ISTO PODERÁ FAZER COM QUE O X CONGRESSO SÓ VENHA A REALIZAR-SE NUM ESPAÇO QUE PODE ALONGAR-SE POR CERCA DE UM ANO.👇


 Gaitu Baldé 



UCRÂNIA/RÚSSIA: Guerra já afeta a segurança alimentar em África e no Médio Oriente

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  17/03/22 

O impacto do conflito na Ucrânia está já a afetar a região do Médio Oriente e do Norte de África e continuará a alastrar rapidamente, advertiu hoje o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) das Nações Unidas.

O aumento dos preços dos alimentos e a escassez de culturas resultantes do conflito já se fazem sentir no Médio Oriente e no Norte de África e estão a alastrar aos países mais vulneráveis do mundo, incluindo o Corno de África, onde as pessoas mais pobres estão mais em risco, referiu a agência da ONU sediada em Roma numa nota divulgada hoje.

"Um quarto das exportações mundiais de trigo é proveniente da Rússia e da Ucrânia" e "40% do trigo e milho da Ucrânia é destinado ao Médio Oriente e África, que já se debatem com problemas de fome, e onde a escassez de alimentos ou o aumento dos preços correm o risco de empurrar mais milhões de pessoas para a pobreza", alerta o FIDA.

A Rússia é também o maior produtor mundial de fertilizantes, e mesmo antes do conflito, os picos de preços no ano passado contribuíram para um aumento dos preços dos alimentos de cerca de 30 por cento", afirma a agência.

"Estou profundamente preocupado que o conflito violento na Ucrânia, que é já uma catástrofe para os diretamente envolvidos, seja também uma tragédia para as pessoas mais pobres do mundo, que vivem nas zonas rurais, e que não podem absorver os aumentos de preços dos alimentos básicos e dos fertilizantes agrícolas que resultarão das perturbações no comércio global", afirmou o presidente do FIDA, Gilbert F. Houngbo.

"Já estamos a assistir a aumentos de preços e isto pode levar a uma escalada da fome e da pobreza com graves consequências para a estabilidade global", acrescentou o responsável.

Houngbo observou que na Somália, onde se estima que 3,8 milhões de pessoas já se encontram em grave insegurança alimentar, os custos de eletricidade e dos transportes dispararam devido ao aumento dos preços dos combustíveis.

No Egito, os preços do trigo e do óleo de girassol subiram devido à dependência do país em relação à Rússia e à Ucrânia para 85% do seu abastecimento de trigo e 73% do seu óleo de girassol.

No Líbano, 22% das famílias estão em insegurança alimentar e a escassez de alimentos ou novos aumentos de preços irá exacerbar uma situação já desesperada. O país importa até 80% do seu trigo da Rússia e da Ucrânia, mas só pode armazenar cerca de um mês de colheita de cada vez, devido à explosão no porto de Beirute em 2020, que destruiu os principais silos de cereais do país.


Leia Também: 👇

O secretário-geral da NATO afirma que é "responsabilidade" daquela organização evitar que o conflito escale ainda mais na Ucrânia. De acordo com Jens Stoltenberg, esta é uma guerra de Vladimir Putin, que "deve parar a guerra e retirar as suas tropas".

A presidência russa (Kremlin) rejeitou hoje a ordem do Tribunal Internacional de Justiça (TIJ), o tribunal superior da ONU, para que a Rússia suspenda imediatamente as suas operações militares na Ucrânia.

"Não poderemos levar esta decisão em consideração", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em declarações à imprensa, sublinhando que os dois lados - Rússia e Ucrânia - teriam de estar de acordo para que a decisão fosse aplicada.

"Neste caso, não houve nenhum acordo para que isso acontecesse", disse .

O tribunal, que fica em Haia, nos Países Baixos, decidiu na quarta-feira, por 13 votos contra dois, dar razão a Kyiv e exigir que Moscovo "suspenda imediatamente as operações militares" na Ucrânia, disse o presidente do tribunal, Joan Donoghue, na leitura pública da ordem judicial.

Mas, apesar de as sentenças da TIJ serem vinculativas e não passíveis de recurso, o tribunal, que fundamenta as suas conclusões principalmente nos tratados e convenções assinados voluntariamente pelos Estados, não tem meios para as fazer respeitar.

A Rússia recusou-se a comparecer nas audiências do TIJ sobre o caso, realizadas a 07 e 08 de março e refutou a jurisdição do tribunal sobre a reivindicação da Ucrânia.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 726 mortos e mais de 1.170 feridos, incluindo algumas dezenas de crianças, e provocou a fuga de cerca de 4,8 milhões de pessoas, entre as quais três milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.


Leia Também: Tribunal Internacional analisa acusação a Moscovo a 7 e 8 de março

CONSELHO DE MINISTROS 1️⃣7️⃣ 0️⃣3️⃣ 2️⃣0️⃣2️⃣2️⃣✔

Decorre neste momento a reunião ordinária semanal do Conselho de Ministros, sob a presidência de Sua Excelência Senhor Presidente da República General Umaro Sissoco Embaló.

A sede do Governo volta a acolher a reunião do coletivo governamental depois de uma interrupção motivada pela tentativa falhada de golpe de estado do passado dia 1 de fevereiro do corrente ano.

Fique atento, logo sairá as deliberações do coletivo e ficará por dentro das medidas que serão anunciadas e decisões tomadas.


GOVERNAR PARA TODOS

#ChefiadogovernoGB2022 

#GCPM 

1️⃣7️⃣ 0️⃣3️⃣ 2️⃣0️⃣2️⃣2️⃣✔

Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

Putin fala de "auto purificação" russa e chama "traidores" aos críticos

© Sputnik/Andrei Gorshkov/Kremlin via REUTERS

Notícias ao Minuto  17/03/22 

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou hoje os russos que não apoiam a invasão da Ucrânia de serem traidores e falou de uma "auto purificação" da sociedade russa.

Os russos "serão sempre capazes de distinguir os verdadeiros patriotas da escória e traidores, e simplesmente os cuspirão, como um mosquito que acidentalmente voou para as suas bocas", disse Putin.

"Estou convencido de que uma auto purificação tão natural e necessária da sociedade só fortalecerá o nosso país", acrescentou o líder russo, num discurso transmitido pela televisão pública.

Putin acusou o Ocidente de estar a usar uma "quinta coluna" de russos traidores para criar distúrbios civis. "E há apenas um objetivo, já falei sobre isso -- a destruição da Rússia", disse.

Após o discurso, a polícia russa anunciou os primeiros casos criminais sob uma nova lei que permite penas de prisão até 15 anos pela disseminação intencional daquilo que a Rússia considera ser informação falsa sobre a guerra na Ucrânia.

Entre os acusados está Veronika Belotserkovskaya, autora de livros de culinária em russo que mora no estrangeiro.

As autoridades russas têm denunciado várias vezes relatos de reveses militares russos ou mortes de civis na Ucrânia como "informação falsa" e os meios de comunicação estatais referem-se à invasão da Ucrânia pela Rússia como uma "operação militar especial" em vez de uma "guerra" ou "invasão".

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 726 mortos e mais de 1.170 feridos, incluindo algumas dezenas de crianças, e provocou a fuga de cerca de 4,8 milhões de pessoas, entre as quais três milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: 

Presidente ucraniano diz que, tal como há 80 anos com a II Guerra Mundial, "ninguém era capaz de prever quando a guerra em grande escala começaria".

Opresidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou, esta quinta-feira, em entrevista à NBC News, que a III Guerra Mundial pode já ter começado. Zelensky evoca a II Guerra Mundial na qual, há mais de 80 anos, ninguém havia previsto "quando a guerra em grande escala começaria", tal como poderá estar a acontecer agora. 

Perante as preocupações manifestadas pelo presidente doas EUA, Joe Biden, de não querer aumentar as tensões ou provocar Moscovo, o chefe de Estado ucraniano indica que, independentemente do resultado desta invasão russa, iniciada na madrugada de dia 24 de fevereiro, "toda a civilização está em risco".

"Ninguém sabe se já começou [a III Guerra Mundial]. E qual é a possibilidade desta guerra caso a Ucrânia caia, se cair? É muito difícil dizer", começou por dizer. "Vimos isto há 80 anos, quando a II Guerra Mundial começou... Ninguém seria capaz de prever quando a guerra em grande escala começaria", apontou...Ler Mais

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, acusou hoje o homólogo da Rússia, Vladimir Putin, de ser um "criminoso de guerra", utilizando esta expressão pela primeira vez desde o início da invasão russa da Ucrânia.

"Éum criminoso de guerra", atirou, sem mais detalhes, quando respondia a um jornalista à saída de um evento dedicado à luta contra a violência doméstica, que decorreu na Casa Branca.

A porta-voz da presidência norte-americana, Jen Psaki, esclareceu pouco depois que Biden tinha falado "com o coração" depois de ter visto imagens das "ações bárbaras de um ditador brutal"...Ler Mais

O Presidente da Ucrânia acusou a Rússia de causar "centenas de vítimas" no bombardeamento de um teatro em Mariupol (sudeste), num ataque que o Ministério da Defesa russo atribuiu às forças ucranianas.

"Em Mariupol, a Força Aérea Russa lançou conscientemente uma bomba no Teatro Dramático, no centro da cidade", disse Volodymyr Zelensky, na noite de quarta-feira, acrescentando ser "ainda desconhecido o número de mortos".

"O mundo deve finalmente admitir que a Rússia se tornou um estado terrorista", alertou...Ler Mais


Ministro da Defesa da Ucrânia diz que o Kremlin é o “real Hitler dos nossos tempos” e sublinha que o piloto responsável pelo ataque viu o aviso e optou por disparar. "Mesmo assim, este monstro bombardeou o teatro”, insurge Oleksii Reznikov

O teatro de Mariupol tinha, em ambas as entradas, escrita no chão, a palavra “crianças”. Lá dentro estavam mais de mil menores e mulheres, abrigados da guerra. As imagens de satélite foram divulgadas pela Maxar Technologies e, dias depois, esta quarta-feira, uma ofensiva russa reduziu a escombros toda a infraestrutura.

...Ler Mais 


Mali: Junta militar no poder suspende difusão da RFI e France 24 no país

© Shutterstock

Por LUSA  17/03/22 

A junta militar no poder no Mali ordenou esta noite a suspensão da emissão da RFI e da France 24 no Mali, acusando as emissoras francesas de "falsas acusações" de exações cometidas pelo exército maliano, segundo um comunicado.

O Governo do Mali "rejeita categoricamente estas falsas acusações contra as valentes Fama" (Forças Armadas do Mali) e "inicia um procedimento (...) para suspender a difusão da RFI (Radio France Internationale) (...) e da France 24 até nova ordem", refere-se numa declaração enviada à agência France-Presse, assinada pelo porta-voz do Governo maliano, coronel Abdoulaye Maiga.

Os dois meios de comunicação social continuavam a transmitir esta manhã, observou a AFP.

A suspensão de dois grandes meios de comunicação social estrangeiros não tem precedentes recentes no Mali. A RFI e a France 24, que cobrem as notícias africanas, têm fortes audiências no Mali.

O Governo militar do Mali sustenta que as "falsas alegações" foram relatadas numa reportagem emitida em 14 e 15 de março, na qual a RFI deu a palavra a alegadas vítimas de abusos, alegadamente cometidos pelo exército do Mali e pelo Grupo Wagner, uma empresa privada russa de mercenários a operar no Mali.

A junta "rejeita categoricamente estas alegações contra as valentes Fama", diz a declaração assinada por Maiga, que "proíbe todas as estações nacionais de rádio e de televisão, bem como os sites de notícias e jornais malianos, de retransmitirem e/ou publicarem programas e artigos de imprensa da RFI e da France 24.

Abdoulaye Maiga compara, por outro lado, "as ações" da RFI e da France 24 às "práticas e ao papel infame da rádio 'Mille Collines' no passado recente", que encorajaram o genocídio no Ruanda em 1994.

Leia Também:

A União Europeia (UE) disse hoje ser "inaceitável" a decisão da junta militar do Mali de suspender, com base em "acusações infundadas", as emissões dos media franceses RFI e France 24 no país.

"Vimos os anúncios feitos pelo Governo maliano da suspensão a RFI e a France 24", respondeu uma porta-voz da UE para os Negócios Estrangeiros a uma questão colocada na conferência de imprensa diária da Comissão Europeia.

"Consideramos que isto é inaceitável e deploramos esta decisão e as acusações infundadas", salientou Nabila Massrali...Ler Mais

Iniciou ontem, 16 de Março de 2022, em Lisboa, a Bolsa de Turismo de Lisboa - BTL, o maior evento de turismo em Portugal e um dos maiores na europa, um espaço ideal para divulgação e promoção das potencialidades turísticas, através de exposições, workshops, conferências, entre outros.

A Guiné-Bissau faz-se representar pelo Ministério do Turismo e Artesanato, e alguns operadores turísticos do país. 

Durante o primeiro dia do evento foram realizados encontros com diferentes investidores turísticos, assinaturas de alguns acordos de parcerias, memorandos de entendimento, e hoje será realizada uma conferência sobre investimento turístico na Guiné-Bissau. 

Ainda durante o primeiro dia o Ministro do Turismo, Artesanato e Porta-voz do Governo teve a honra de receber no stand da Guiné-Bissau, o Professor Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da Republica de Portugal.