22 de março de 2023

Cantor russo crítico de Putin morre afogado após cair em rio gelado

© Cream Soda/Instagram

Notícias ao Minuto   22/03/23 

Dima Nova fazia parte da banda Cream Soda, que, em 2021, lançou a música 'Akvadiskoteka', inspirada na alegada mansão milionária de Putin e que se tornou um hino dos protestos contra a detenção do opositor Alexei Navalny.

O cantor russo Dmitry Svirgunov, conhecido como Dima Nova, morreu na noite de domingo, após cair no gelo do rio Volga, o maior rio da Europa. Segundo o jornal independente russo Meduza, o acidente aconteceu na aldeia de Dievo-Gorodishche, na região russa de Yaroslav.

“Durante uma caminhada noturna sobre o gelo do rio Volga, o produtor musical Dmitry Svirgunov (mais conhecido como Dima Nova, um dos artistas por detrás do popular grupo synth-pop Cream Soda) caiu na camada de gelo, juntamente com quatro amigos”, revelou o Meduza.

Um dos amigos foi encontrado morto pouco tempo após o início das buscas. Já o músico, o seu irmão, de 25 anos, e um amigo, de 28 anos, foram dados como desaparecidos. O amigo, Gosha Kiselev, foi resgatado com vida, mas acabou por morrer na ambulância.

O corpo do artista, de 35 anos, foi posteriormente encontrado e o irmão continua desaparecido.

Em 2021, a banda de Dima Nova, Cream Nova, lançou a música ‘Akvadiskoteka’ (Aqua Disco, em inglês), que se tornou um hino anti-Putin. Segundo a imprensa internacional, o tema é uma crítica à alegada mansão milionária de Putin na costa do Mar Negro - avaliada em mais de 1,2 mil milhões de euros.

O Fundo Anticorrupção do opositor russo Alexei Navalny revelou um relatório com pormenores sobre a residência, entre os quais a existência de uma discoteca aquática.

No mesmo ano, a Rússia foi palco de inúmeros protestos contra o regime de Putin - intensificados pela detenção de Navalny - e a música tornou-se um hino das manifestações, que chegaram a ser chamadas de “Aqua Disco Parties”.

O grupo Cream Soda foi formado em 2012 e conta com quatro álbuns lançados.


PRESIDENTE DA REPÚBLICA DÁ ABERTURA DO ANO JUDICIAL

O Presidente Umaro Sissoco Embaló presidiu, hoje, 22 de Março, à Sessão Solene de Abertura do Ano Judicial.

Na ocasião, o Chefe de Estado desafiou os juízes a “recuperarem a credibilidade” do setor e exortou a todos os intervenientes do setor da justiça a redobrar os esforços, “com a consciência de que a atual geração de dirigentes do país não pode falhar”.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

«Je présente mes vœux les plus chaleureux à la communauté musulmane de notre pays, et aux millions de musulmanes et de musulmans de par le monde qui entament le mois sacré du Ramadan. C'est un moment pour réfléchir et pour apprendre. Un moment pour se rassembler, unis par notre humanité commune, dans un esprit d'entente et de compassion.

@Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo 

Navio russo parado em porto finlandês. Em causa está violação de sanções

© Blom UK via Getty Images

Notícias ao Minuto   22/03/23 

Em causa está uma carga de fertilizantes que pertencerá a um oligarca russo. Governo finlandês está a investigar.

Um cargueiro russo, que transportava fertilizantes, foi parado no porto filandês de Kotka, por suspeitas de violar as sanções da União Europeia contra a Rússia.

A notícia foi avança esta quarta-feira pelo canal de televisão finlandês Yle.

"Em cooperação com as autoridades, descobrimos que a carga inclui fertilizantes provavelmente pertencentes a uma pessoa incluída na lista de sanções da UE. De acordo com as regras da UE, os bens devem ser congelados em caso de deteção", disse Pia Sarivaara, líder da equipa para as sanções do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia, que está a investigar o caso.

A embarcação, de nome Swem, encontra-se fora do porto e aguarda para saber se a carga apreendida temporariamente pode, excecionalmente, deixar o país. Em causa está, segundo a responsável, a necessidade de a carga ser necessária num país terceiro para garantir a produção de alimentos.

Segundo dados não oficiais, citados pelo mesmo meio, o navio pode ter a bordo até 20.000 toneladas de fertilizantes, num valor que poderá oscilar entre os 10 e os 12 milhões de euros.


Leia Também: Queda de navio em doca seca faz mais de 30 feridos em Edimburgo

NASA decidiu adiar regresso a Vénus... A decisão foi tomada pouco depois de se saber que há vulcões ativos no planeta.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto   22/03/23 

A NASA terá decidido adiar uma missão destinada a estudar Vénus. A missão, que recebeu o nome Venus Emissivity, Radio Science, InSAR, Topography, and Spectroscopy (VERITAS), estava prevista para o final desta década e fica agora prevista para os anos 2030.

Conta o site BGR que a decisão terá sido tomada depois de um relatório em relação a outra missão (PSYCHE) que havia sido planeada para 2022. Alegadamente, o relatório levanta preocupações em relação à gestão, níveis de stress, habilitações dos funcionários e estilo de comunicação Jet Propulsion Laboratory da NASA.

A decisão foi tomada pouco depois de ser confirmada a presença de vulcões ativos em Vénus, com os dados em questão a terem sido obtidos pela missão Magellan há mais de 30 anos.


Leia Também: Há duas luas de Urano que podem ter segredos 'escondidos'

RETOMA DA ROTA MARÍTIMA CACHEU BANJUL

A retoma da Comissão Mista de Cooperação, a exploração da rota marítima Cacheu Bajul para transporte de mercadorias e a transferência de técnicas de produção e transformação de caju são pontos constantes do Comunicado Final de Bissau. 

Antes da assinatura do documento, o Ministro Gambiano do Comércio, BABOUCARR JOOF, acompanhado pelo seu homólogo ABÁS DJALÓ efetuou visita de cortesia ao Presidente da República General Umaro Sissoco e ao Primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam.

Radio Voz Do Povo

Amanhã é Jejum : O Presidente da república, já se “nafi” para o começo do sacrifício de Jejum, que vai durar 30 dias

 Estamos a Trabalhar

A NOVA CARA DE BISSAU BEDJU

Visita da Diretora de Gabinete do Presidente da República, Gilda Lobo de Pina enviada da Primeira-Dama, Dinisia Reis Embaló a uma paciente nos Cuidados Intensivos do HNSM.

Radio Voz Do Povo

Hospital Amizade Sino-Guineense: GENERAL BIAGUÊ E EMBAIXADOR DA CHINA INAUGURAM LABORATÓRIO DE AMPLIFICAÇÃO GENÉTICA

 JORNAL ODEMOCRATA  22/03/2023  

O Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, General Biaguê Na N’Tan e o Embaixador da China na Guiné-Bissau, Guo Ce, inauguram esta quarta-feira, 22 de março de 2023, o laboratório de amplificação genética clínica do hospital da Amizade Sino-Guineense.  

O laboratório ora inaugurado é o primeiro do género no país. De acordo com a explicação dos responsáveis, vai começar a funcionar dentro de duas semanas, permitirá a detecção rápida de ácidos nucleicos virais tais como a Covid-19, o vírus da dengue, o vírus da varíola dos macacos, micoplasma pneumonia e fornecerá um dado de detecção mais precisa e melhorará a laboratorial do hospital.

A cerimónia foi marcada pela assinatura do acordo de doação de equipamentos médicos e medicamentos, entre o chefe da equipa médica chinesa, Zhang YYingb e o diretor geral do hospital, Tenente Coronel Romão Cunda. No leque de medicamentos e equipamentos oferecidos ao hospital militar e o hospital regional de Canchungo figuram antibióticos, antipalúrdicos, remédios para diabetes, monitor de sinal vital, endoscópio eletrônico de alta definição, filme de CT com impressão a laser.  

Na sua intervenção, Biaguê Na N’Tan disse que é preciso trabalhar mais para tornar aquele estabelecimento hospitalar numa unidade de prioridade, onde todos os guineenses possam ser tratados bem como em qualquer hospital de referência. 

“Viajamos para o exterior à procurar de melhor tratamento médico. Hoje temos este laboratório de alto nível que vai ajudar-nos muito na detecção de várias doenças”, assegurou, aproveitando a ocasião para agradecer ao embaixador da China Popular, à equipa médica chinesa e ao povo chinês.

Exortou a direção do hospital no sentido de dar todo o apoio necessário à equipa médica chinesa e que as suas preocupações sejam as suas prioridades.

Por sua vez, o embaixador da China na Guiné-Bissau, Guo Ce, disse que este ano marca o sexagésimo aniversário do envio da equipa médica chinesa para a África, lembrando que de 1976 a esta parte, o país enviou um total de 19 equipas médicas chinesas com mais de 300 médicos especialistas a trabalharem no hospital da Amizade Sino-Guineense e no hospital regional de Canchungo. 

“Os médicos chineses ultrapassaram as dificuldades e criaram condições para se deslocarem a vários pontos do país, prestar consultas médicas gratuitas à população local e ao exército. Através de várias formas, tais como ensino clínico, cirurgia conjunta e realização de seminários, ensinaram tecnologia médica aos médicos locais e deram contribuições positivas para melhorar o nível da tecnologia médica local “, assegurou.

Ce disse esperar que a 19ª equipa médica chinesa continue a levar por diante as boas tradições e dar mais contribuições para promover o desenvolvimento médico da Guiné-Bissau bem como aumentar a amizade entre os dois povos.

O diretor geral do hospital militar principal, Tenente Coronel Romão Cunda, explicou que a abertura do laboratório vai ajudar o hospital a prevenir-se de doenças suspeitas no período de três, cinco meses ou um ano, que podem ser estudadas naquele laboratório. Acrescentou que a capacidade técnica do hospital foi reforçada com o aparelho de endoscopia que, segundo a sua explanação, estava avariado.

“Muitos guineenses saíam do país para ir a Ziguinchor (Senegal) só para fazer análises de endoscopia, para ver o estômago ou o intestino por dentro,  se não tinham alguma inflamação ou algum tumor. Este aparelho vai ajudar-nos muito, é um ganho para nós e para o próprio país”, disse, acrescentando que neste momento o hospital não dispõe de técnicos preparados para trabalhar no laboratório e que a equipa médica chinesa vai formar alguns técnicos nacionais para auxiliares, como também dois médicos e dois técnicos básicos vão beneficiar da formação alargada na China, na área de laboratório, endoscopia e gastro.

Por: Assana Sambú   

Turismo – Governo e Grupo Metword dos Emirados Árabes Unidos assinam memorando de entendimento para infra estruturação do setor

Com Ministério do Turismo e Artesanato

Bissau, 22 Mar 23 (ANG) – O governo através do Ministério do Turismo e Artesanato e o Grupo Metword dos Emirados Árabes Unidos assinaram hoje, em Bissau, um memorando de entendimento para infra estruturação do setor turístico do país.

Em declarações à imprensa, após assinatura do memorando, o ministro do Turismo e Artesanato, Fernando Vaz, considerou de vantajoso o entendimento alcançado, sustentando que o país precisa de investimentos em todos os sectores.

“Ao assinar um acordo com esta empresa, para além do investimento que irá fazer, está disponível igualmente em ajudar na infra estruturação da área de turismo e isso é extremamente vantajoso e é uma mais valia para o país”, salientou o governante.´

Perguntado sobre o que vai ser a contrapartida do governo na materialização prática do acordo, Fernando Vaz respondeu que a empresa está no país por vontade própria e que foi assinado um memorando consciente que tem uma responsabilidade, e diz esperar que os compromissos assumidos sejam honrados.

“Sabemos quem são eles, qual é o passado deles em África, porque têm referências sólidas e isso dá-nos garantias”, disse.

Por sua vez, o diretor e manager do Grupo Metword disse existir na Guiné-Bissau muitas oportunidades turísticas,  boas praias  e que, por isso, entenderam que é uma boa oportunidade para se investir.

Questionado sobre se o investimento que irão fazer no país é de curto, médio ou longo prazo, Netesh Gupta disse que sendo  a primeira vez que estão no país vão voltar para pensar seriamente em projetos de investimento. 

Fonte: ANG/ÂC//SG