quinta-feira, 1 de junho de 2023

Condenação de Ousmane Sonko gera confrontos no Senegal

Por Dw.com

Centenas de jovens saíram às ruas em protesto contra a condenação do líder da oposição. Ousmane Sonko foi condenado a dois anos de prisão por aliciamento de menores, o que o impedirá de concorrer às próximas eleições.

Centenas de jovens saíram, esta quinta-feira (01.06), à rua em várias cidades senegalesas, após o líder da oposição Ousmane Sonko ser condenado a dois anos de prisão por aliciamento de menores, um veredicto que o impedirá de concorrer às próximas presidenciais. 

Os protestos ocorreram em diferentes bairros de Dacar, a capital, mas também em algumas cidades como Ziguinchor, Bignona (sul do país), Saint-Louis, Louga (norte), Kaolack (centro-oeste) e Mbour (oeste).

Os manifestantes ergueram barricadas com pneus e veículos em chamas, atiraram pedras às forças policiais e saquearam lojas e edifícios públicos. Em resposta, as autoridades utilizaram gás lacrimogéneo para controlar a situação.

Em declarações, esta tarde, à imprensa, o ministro da Justiça, Ismaïla Madior Fall, afirmou que Ousmane Sonko pode ser detido "a qualquer momento".

"A sentença deve ser executada. Trata-se de um caso de contumácia e a medida pode ser executada em qualquer altura", afirmou.

Sobrevivência do país "em jogo"

Em comunicado, o partido político de Sonko - Patriotas do Senegal para o Trabalho, a Ética e a Fraternidade (PASTEF), declarou que "este veredicto sobre a acusação é a última etapa da conspiração urdida por Macky Sall e os seus acólitos contra o principal opositor deste país".

"Nunca a República do Senegal e as suas instituições foram tão desprezadas, manchadas e profanadas! A sobrevivência do Senegal e do povo senegalês está em jogo!", declarou o PASTEF.

Ousmane SonkoFoto: Fatma Esma Arslan/AA/picture alliance

O partido de Sonko denunciou "energicamente" o veredicto, apelou à mobilização em todo o Senegal e pediu às forças da ordem e ao exército que se colocassem ao lado do povo.

"Povo senegalês, parem todas as atividades e saiam à rua para fazer frente aos excessos ditatoriais e sanguinários do regime de Macky Sall até que ele deixe a chefia do Estado!", lê-se no comunicado.

Dois anos de prisão

Um tribunal de Dacar condenou Sonko a dois anos de prisão por corrupção de menores, depois de ter sido julgado em 23 de maio, após ter sido acusado por uma jovem massagista, Adji Sarr, de "violações repetidas" e "ameaças de morte".

Esta condenação torna o candidato da oposição inelegível para as eleições presidenciais previstas para fevereiro de 2024, de acordo com o Código Eleitoral senegalês.

O veredicto foi anunciado numa altura de protestos dos seus apoiantes, enquanto Sonko está detido em casa desde domingo, rodeado de forças policiais, uma restrição das liberdades que a organização Amnistia Internacional descreveu como ilegal, uma vez que o líder da oposição não tinha sido notificado de "qualquer ato".

Ousmane Sonko foi condenado a dois anos de prisão por aliciamento de menores, esta quinta-feiraFoto: Seyllou/AFP

Esta acusação surge depois de o líder da oposição ter sido condenado, em 08 de maio, a seis meses de prisão suspensa por difamação e calúnia pública de um ministro senegalês, que acusou de corrupção.

Sonko e a sua comitiva denunciaram a "instrumentalização" da justiça por Macky Sall (presidente do país desde 2012 e reeleito em 2019) para o impedir de concorrer às eleições de 2024. 

Biden cai em pleno palco durante evento. Casa Branca diz que "está bem"

© Twitter/ Benny Johnson

Por Notícias ao Minuto  01/06/23 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, terá tropeçado num saco de areia que se encontrava no palco, onde tinha acabado de entregar o último diploma de formatura na Academia da Força Aérea.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tropeçou e caiu após entregar o último diploma numa cerimónia de formatura na Academia da Força Aérea do país, esta quinta-feira, em Colorado Springs. O líder norte-americano rapidamente se recompôs e um porta-voz da Casa Branca já veio dizer que o Biden "está bem".

O chefe de Estado norte-americano, de 80 anos, estava a voltar para o seu lugar quando ocorreu a queda, relata a Reuters. Caiu para a frente, apoiando-se com as mãos e os joelhos, mas rapidamente se levantou com a ajuda de três pessoas - um militar e os seus guarda-costas - e apontou para um espaço do palco, parecendo indicar no que havia tropeçado.

Após sentar-se para assistir ao final da cerimónia, destaca a Reuters, o candidato à reeleição em 2024 sorriu e fez um sinal de que tudo estaria bem, não parecendo ter sofrido qualquer ferimento na sequência do ocorrido.

Pouco depois, a confirmação veio pelas palavras do diretor de comunicação da Casa Branca, Ben LaBolt, que revelou que Biden "está bem" através de uma publicação na rede social Twitter.

"Estava um saco de areia no caminho quando ele estava a cumprimentar as pessoas", explicou La Bolt.

De recordar que em fevereiro foi divulgado o mais recente boletim sobre o estado de saúde de Biden - cuja idade e estado físico são tema frequente de ataque por parte de alguns adversários políticos - que estabeleceu que estava bem de saúde.


ELEICÕES 2023 - HORA TCHIGA PA KUMPU GUINÉ (BAFATÁ)...NO DIA 4 DE JUNHO, VOTA NO MADEM-G15 PARA GARANTIR O SEU FUTURO.

Futuro 1º MInistro (Braima Camará)🇬🇼👇

#HoraTchiga #vota_mademg15 #braimacamara #guinebissau

AUDIÊNCIA COM OBSERVADORES ELEITORAIS

Presidente da República General Umaro Sissoco Embalo, recebeu hoje em audiência os observadores eleitorais: 

Observadores da União Africana: Joaquim Alberto Chissano, Chefe de Missão - Ex-Presidente de Moçambique; 

Observadores da CEDEAO: Jorge Carlos Fonseca, Chefe de Missão - Ex-Presidente de Cabo Verde

Observadores da CPLP: Alberto Xavier Pereira Carlos – Chefe de Missão, antigo Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste

 Presidência da República da Guiné-Bissau

#Legislativas2023: Assista ao debate eleitoral de 2 de Junho na sua TGB Televisão da Guiné-Bissau a partir das 21h30.

É o quinto e último painel que congrega partidos como Madem G15, PUN, FREPASNA e a Coligação PAI - Terra Ranka. 

Debate eleitoral, um momento a não perder nessa sextas-feira.

#TGB

TGB Televisão da Guiné-Bissau

Kremlin vai construir 'bunker' para altos funcionários do Estado

© REUTERS/Evgenia Novozhenina/File Photo

POR LUSA   01/06/23 

O Kremlin encomendou a construção de um novo abrigo antiaéreo para altos funcionários do Estado na capital russa, que esta semana foi alvo de um ataque de 'drones' que Moscovo atribui à Ucrânia.

O 'bunker', que tem um custo inicial de 35 milhões de rublos (cerca de 400.000 euros), ficará concluído em 20 de dezembro, de acordo com o portal de informação Meduza, que cita a página do Governo russo.

A "estrutura de proteção da defesa civil" será construída nos terrenos do Hospital Clínico Central de Moscovo, onde são tratados altos funcionários do Estado, pelo que estará dotado de todo o tipo de equipamento médico.

O contrato inclui a instalação de um sistema de comunicação especial para altos funcionários e também o equipamento técnico necessário "para evitar a fuga de informações secretas".

Na terça-feira, o Ministério da Defesa da Rússia informou o abate de oito 'drones' sobre Moscovo e arredores, que realizaram ataques ação que o Presidente russo, Vladimir Putin, classificou de terroristas e atribuiu às forças ucranianas, dizendo que tinham por objetivo intimidar a população russa.

Putin sublinhou que a defesa antiaérea da capital funcionou bem, mas admitiu que há aspetos a melhorar para proteger a cidade de 13 milhões de habitantes.

O gabinete de Putin situa-se no Palácio do Senado, no edifício do Kremlin, cuja cúpula foi atingida por dois 'drones' inimigos no início de maio.

Em todos esses casos, tal como sucedeu nos recentes ataques na região de Belgorod, Kiev negou ter responsabilidade nas ações.


Leia Também: Kremlin critica ausência de condenação internacional de ataques à Rússia

Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas da República de Gambia Tenente General Yakuba A. Drammeh foi recebido hoje em audiência no palácio da República pelo Presidente Sissoco Embalo

Presidente da República, recebeu em audiência o Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas da República da Gâmbia, General Yakuba A. Drammeh.



Presidência da República da Guiné-Bissau Radio Voz Do Povo

Presidente Umaro Sissoco Embalo promove quatro oficiais Generais


O Presidente da República General Umaro Sissoco Embaló, promoveu três Brigadeiros-Generais a posto de Major General. 

Brigadeiro-General Horta Inta-a, Comandante Geral da Guarda Nacional, promovido ao posto de Major-General;
Brigadeiro-General Tomás Djassi, Comissário Nacional da Polícia de Ordem Pública, promovido ao posto de Major-General;

Brigadeiro-General Armando da Costa Marna, Director-Geral do SIS, promovido ao posto de Major-General; 
E Coronel Ioba Embalo promovido ao posto de Brigadeiro -General;



UCRÂNIA/RÚSSIA: Kremlin critica ausência de condenação internacional de ataques à Rússia

© Reuters

POR LUSA   01/06/23 

O Kremlin criticou hoje a ausência de condenação internacional dos ataques ucranianos à região russa de Belgorod, fronteiriça com a Ucrânia, onde a Rússia afirmou ter repelido esta quinta-feira uma grande ofensiva.

"A comunidade internacional tem todas as oportunidades para ver imagens, ler artigos onde são descritos os ataques a edifícios residenciais, infraestruturas sociais, etc.", declarou à imprensa o porta-voz do Kremlin (Presidência russa), Dmitri Peskov.

"E ainda não houve uma única palavra a criticar ou condenar o regime de Kyiv por isso", acusou, assegurando que tal ataque não terá "qualquer influência" na forma como está a ser conduzida a campanha militar russa na Ucrânia.

O exército russo indicou hoje ter mobilizado a sua aviação e a sua artilharia para repelir uma ofensiva ucraniana na região fronteiriça de Belgorod, onde bombardeamentos intensos nos últimos dias causaram a fuga de muitos habitantes.

Onze pessoas ali foram hoje feridas, segundo as autoridades locais.

Peskov sublinhou que o Presidente russo, Vladimir Putin, obtém "continuamente" informações dos serviços de segurança e das autoridades no terreno e se ocupa "ativamente" do fornecimento de ajuda aos civis que fogem aos combates.

Na terça-feira, a cidade de Moscovo foi alvo de um ataque de 'drones' (aeronaves não-tripuladas) sem precedentes, que fez dois feridos ligeiros e causou danos materiais menores.

Em reação a esse ataque, um porta-voz da diplomacia norte-americana garantiu que Washington não apoiava "os ataques dentro da Rússia" e se concentrava no fornecimento à Ucrânia de equipamento e treino militares para se defender da guerra de ocupação que Moscovo ali trava e recuperar o seu território.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14,7 milhões de pessoas -- 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 8,2 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Pelo menos 18 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

A invasão russa -- justificada por Putin com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra, que hoje entrou no seu 463.º dia, 8.895 civis mortos e 15.117 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.


PR Umaro Sissoco Embalo condecora com Medalha de Ordem de Mérito o ex-Presidente da Rede Mundial e, antigo Comissário dos Assuntos Politicos, Paz e Segurança da CEDEAO_General Francis A. Behanzin.

 Radio Voz Do Povo

PRISÃO: Opositor senegalês condenado a dois anos por "aliciamento de jovens"

© Getty Images

POR LUSA   01/06/23 

Um tribunal criminal de Dacar condenou hoje o opositor Ousmane Sonko a dois anos de prisão por "aliciamento de jovens" e absolveu-o de alegada violação, mantendo-se a ameaça de ser impedido de concorrer às presidenciais de 2024.

Sonko teria sido privado em definitivo dos seus direitos eleitorais se tivesse sido condenado à revelia por um crime como a violação.

No entanto, a reclassificação, como um delito, dos factos pelos quais é condenado deixa dúvidas, tendo em conta o código eleitoral, sem afastar a ameaça de inelegibilidade sobre Sonko e o poder candidatar-se à presidência em 2024.

O "aliciamento de menores", que consiste em abordar um jovem ou promover a libertinagem de um jovem com menos de 21 anos, é um delito à luz da lei senegalesa, mas não um crime como a violação, explicou à agência France-Presse um advogado presente na audiência, Ousmane Thiam.

O tribunal também condenou a dois anos de prisão efetiva Ndèye Khady Ndiaye, a proprietária do salão de beleza onde Sonko foi acusado de abusar de uma funcionária, processada por "incitamento à libertinagem, divulgação de imagens contrárias à moral e cumplicidade na violação".

O Ministério Público senegalês tinha pedido dez anos de prisão por violação contra Sonko ou cinco anos por corrupção de menores e pediu mais um ano de prisão efetiva por atos de ameaça de morte.

De acordo com a agência de noticias senegalesa (APS), Sonko foi absolvido das acusações de violação e ameaças de morte e Ndiaye foi absolvida de cumplicidade em ato de violação.

Cada um dos réus foi condenado também ao pagamento de uma coima de 600 mil francos da áfrica ocidental (cerca de 914 euros) e, conjuntamente, de 20 milhões de francos (cerca de 30.480 euros) a título de indemnização à vítima.

Este julgamento contra o opositor, já antes acusado e condenado por outros crimes, ocorreu depois de uma jovem massagista, Adji Sarr, o ter acusado de "violações repetidas" e "ameaças de morte" no início de 2021.

O caso gerou polémica e tensões no país, com os apoiantes de Sonko a protestarem nas ruas por consideram que o processo judicial tem apenas como objetivo afastá-lo da candidatura às eleições presidenciais, agendadas para fevereiro de 2024.

A detenção de Sonko em março de 2021, quando se preparava para comparecer perante um tribunal em Dacar, rodeado por uma multidão de apoiantes, gerou os protestos mais violentos e reprimidos pela polícia, que causaram pelo menos 14 mortes, 12 das quais por balas, segundo a Amnistia Internacional.

Conhecido pelo seu discurso "antissistema", Sonko e os seus apoiantes têm denunciado repetidamente a "instrumentalização" da justiça através do "poder de Macky Sall", Presidente do país desde 2012 e reeleito em 2019, para o impedir de concorrer às eleições de 2024.

O opositor já tinha antes sido condenado, a 8 de maio, a uma pena suspensa de seis meses de prisão por difamação e insultos públicos a um ministro senegalês, num caso em que era também acusado de corrupção.

Sonko está detido em casa desde domingo passado, rodeado pelas forças policiais, uma restrição de liberdades que a Amnistia Internacional descreveu como ilegal, uma vez que não foi notificado "qualquer ato" ao opositor.


"Estaremos de olhos abertos neste processo eleitoral até na contagem dos votos"_ garantiu esta quinta-feira (01.06) o chefe da missão de observadores de CPLP_Alberto Xavier Pereira Carlos, depois do encontro com o Presidente Umaro Sissoco Embalo.

 Radio Voz Do Povo

PR Umaro Sissoco Embalo recebeu esta quinta-feira (01.06) em audiência o chefe da missão de observadores da CEDEAO

"Não é da nossa competência  comentar sobre a imagem do PR na fleyers dos partidos políticos, mas sim, estamos aqui como uma Missão de Observação Eleitoral"_disse o chefe da missão da CEDEAO_Jorge Carlos Fonseca, após a audiência com Chefe do Estado General Umaro Sissoco Embalo.

 Radio Voz Do Povo



Guiné-Bissau. Esta decorrer voto antecipadamente desde período de manhã para viajantes e funcionários que estarão em serviço no dia da votação.

Hoje, vigésimo e penúltimo dia da campanha eleitoral, decorre voto antecipado na comissão regional de eleições para viajantes e funcionários que vão estar em serviço no dia da votação.

 Radio Voz Do Povo

Guiné-Bissau. A Sociedade Civil homenagea o Diretor geral do GTAPE, Gabriel Djibril BALDÉ e a sua equipa pelo recenseamento eleitoral.

 Radio Voz Do Povo 

GUINÉ-BISSAU/ELEIÇÕES: CEDEAO diz que problemas financeiros estão resolvidos

© Lusa

POR LUSA   01/06/23 

O problema da falta de parte da verba prometida pela CEDEAO para apoiar as eleições legislativas de domingo na Guiné-Bissau já foi ultrapassado, anunciou hoje o chefe da missão de observadores daquela organização regional, Jorge Carlos Fonseca.

"Segundo as informações que obtive há pouco, é um problema que já está ultrapassado, há sempre outros problemas que vão sendo resolvidos, mas esse problema financeiro está resolvido", disse o ex-presidente de Cabo Verde, em declarações aos jornalistas no final de um encontro com o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló.

O chefe da missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), referiu, no entanto, que há outras questões por resolver como "alguns problemas logísticos" ou um problema de voto antecipado de militares e de forças de segurança, "mas que também estará ultrapassado".

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) marcou para hoje uma reunião para esclarecer as eventuais alterações ao processo de votação dos militares e das forças de segurança.

Jorge Carlos Fonseca considerou ainda que a questão da legitimidade da CNE, cujo presidente foi nomeado presidente do Tribunal Supremo, "foi muito bem resolvida", tendo sido nomeado um secretário-executivo "que será uma espécie de presidente interino que fará as vezes de presidente da CNE" e esta solução foi aceite pelos partidos políticos, "o que quer dizer que não vai haver problema na proclamação dos resultados".

Questionado sobre as preocupações manifestadas pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) de interferência do Presidente na campanha a favor do partido que ajudou a fundar, o Movimento para Alternância Democrática (Madem-G15), o ex-presidente de Cabo Verde escusou-se a comentar, alegando que está no país como "chefe de uma missão de observação eleitoral".

"Iremos pronunciar-nos sobre aquilo que a gente viu, observou, mas as questões sobre a atuação política do Presidente da República, dos membros do Governo, isso não nos cabe fazer", disse, acrescentando que como cidadão pode ter a sua opinião, mas que não lhe cabe "fazer análises, comentários sobre o funcionamento do sistema de Governo" num país que nem sequer é o seu.

Sobre se estão reunidas as condições para a realização das eleições, Jorge Carlos Fonseca considerou que sim.

"Acho que sim, porque senão não viria cá, sou otimista por natureza, sou antigo chefe de Estado de um país irmão da Guiné-Bissau, nós queremos ajudar na medida das nossas possibilidades para que o processo eleitoral decorra bem, de forma pacífica, que não haja violência, de forma justa e transparente, tendo em conta as limitações que o país tem", disse.

A CEDEAO tem no país um grupo de 15 elementos da missão de longa duração, a que se juntou agora mais uma missão de 60 pessoas da missão de curta duração.

No total, segundo a CNE, estarão no país cerca de 200 observadores eleitorais.

O Presidente guineense recebeu também em audiência o chefe da missão de observadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o ex-vice-ministro dos Negócios Estrangeiros timorense Alberto Carlos, e prevê receber o líder da missão da União Africana, Joaquim Chissano. 

A porta-voz da CNE, Felisberta Moura Vaz, disse na quarta-feira que aquele órgão estava ainda a aguardar a disponibilização de 300 milhões de francos CFA (457 mil euros) do financiamento total prometido pela CEDEAO para as legislativas de domingo, mas garantiu não estar em causa a realização das eleições.

Esta verba, disse, servirá para "financiar a operação eleitoral", nomeadamente para "pagar às pessoas que vão trabalhar no terreno".

Perto de 900 mil eleitores estão recenseados para votar nas legislativas de domingo, a que concorrem 20 partidos e duas coligações.

A campanha eleitoral termina na sexta-feira.


GUERRA NA UCRÂNIA: Mais de 500 crianças ucranianas já morreram na guerra, diz ONU

© Stanislav Ivanov/Global Images Ukraine via Getty Images

POR LUSA   01/06/23 

Pelo menos 525 crianças morreram por causa da invasão russa na Ucrânia, que aconteceu em fevereiro de 2022, revelou hoje o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), quando se celebra o Dia Mundial da Criança.

"Neste Dia Mundial da Criança não há muito a comemorar na Ucrânia, onde os civis, inclusive crianças, continuam a pagar um alto preço" pela guerra desencadeada pela Rússia, afirmou a representante da agência da ONU na Ucrânia, Matilda Bogner, num comunicado.

Só no mês de maio, seis crianças morreram e outras 34 ficaram feridas em ataques na Ucrânia.

Em 14 meses de conflito, 525 crianças foram mortas - pelo menos 219 destas eram raparigas -- e outras 1.047 ficaram feridas em 289 cidades ucranianas, de acordo com as estatísticas das Nações Unidas.

A maioria foi vítima de ataques com armamentos explosivos de ampla capacidade destrutiva, incluindo mísseis e projéteis lançados por meio de ataques aéreos.

No total, pelo menos 9.000 civis morreram e 15.000 ficaram feridos na guerra. A ONU referiu que estas cifras podem ser muito maiorres, nomeadamente devido à falta de dados completos em zonas da frente de batalha e outras com combates intensos.


Ucrânia. Grupos armados anunciam novas incursões em território russo

© Lusa

POR LUSA   01/06/23 

Dois grupos armados que reivindicaram um ataque na região russa de Belgorod a partir da Ucrânia, no final de maio, anunciaram hoje novas incursões em vídeos alegadamente gravados em cidades diferentes da Rússia.

"A segunda fase [da operação] prometida pelo comandante do Corpo de Voluntários Russos começou", anunciou um dos grupos na rede social Telegram, citado pela agência espanhola EFE.

O grupo disse que voluntários armados tinham entrado na Rússia e estavam a dirigir-se para a cidade de Shebekino, na região de Belgorod, a menos de uma dezena de metros em linha reta da fronteira com a Ucrânia.

O presidente da câmara de Shebekino, Valentin Demydov, disse hoje que muitos residentes estavam a fugir da cidade devido aos constantes bombardeamentos ucranianos, sem mencionar a alegada incursão do Corpo de Voluntários Russos.

O autarca precisou que os residentes em fuga estavam a ser acolhidos no estádio Belgorod Arena, segundo a EFE.

O outro grupo, a Legião da Liberdade para a Rússia, divulgou um vídeo alegadamente gravado em Grayvoron, também na região de Belgorod e próxima da fronteira, mas a cerca de 80 quilómetros, em linha reta, de Shebekino.

Na mensagem, o grupo anunciou pretender "libertar toda a Rússia, de Belgorod a Vladivostoque", situada no extremo oriental do país, junto à fronteira com a China e com a Coreia do Norte.

Os dois grupos têm lutado há meses ao lado do exército ucraniano contra as forças russas e dizem que pretendem derrubar pela força o Presidente russo, Vladimir Putin.

O Governo de Kiev afirma não ter nada a ver com as ações destes grupos em território russo, mas tolera as suas operações em solo ucraniano.

As autoridades russas disseram que mataram mais de 70 "terroristas ucranianos" no ataque em Belgorod no final de maio.

Os dois grupos armados negaram ter sofrido baixas e disseram que apenas cidadãos russos estiveram envolvidos nos ataques.

As alegadas incursões ocorrem numa altura em que os serviços secretos britânicos assinalaram hoje aquele que será "muito provavelmente o primeiro apelo à substituição de Putin na televisão russa aprovada pelo Estado desde o início da guerra".

Em 27 de maio, "o político da oposição russa Boris Nadezhdin apareceu no canal NTV da Rússia e apelou para a eleição de um novo presidente em 2024, a fim de restabelecer relações normais com a Europa", disse o Ministério da Defesa britânico.

Nadezhdin "tem sido um crítico da guerra desde a invasão" da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro de 2022, segundo a Defesa britânica, que tem divulgado diariamente análises sobre a guerra na rede social Twitter.

Para os analistas britânicos, a declaração do opositor foi feita num contexto de "limitações à liberdade de expressão que não se viam desde os tempos soviéticos" introduzidas por Putin nos últimos 15 meses.

"Existe uma possibilidade realista de que a recente retórica ácida de figuras nacionalistas como o proprietário do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, esteja a encorajar as figuras da oposição a desafiarem temas tabu", acrescentaram.

Numa avaliação anterior citada pela agência ucraniana Ukrinform, os serviços secretos britânicos tinham afirmado que a Rússia tem demonstrado uma atitude mais reativa desde o início de maio, em vez de avançar para objetivos militares definidos.

As informações divulgadas pelas duas partes sobre o curso da guerra não podem ser verificadas de imediato por fontes independentes.


Leia Também: Rússia afirma ter repelido tentativa de invasão ucraniana

YEVGENY PRIGOZHIN: Bakhmut? "Liderada por palhaços que transformam pessoas em carne"

© Mikhail Svetlov/Getty Images

Notícias ao Minuto   01/06/23 

Ao celebrar o seu 62.º aniversário, esta quinta-feira, num campo de treino, o líder do grupo paramilitar russo Wagner, Yevgeny Prigozhin, também confirmou que os seus homens iriam finalmente deixar a cidade de Bakhmut, no leste da Ucrânia.

O líder do grupo paramilitar russo Wagner, Yevgeny Prigozhin, referiu que as suas forças continuariam a lutar na Ucrânia se os seus homens conseguissem uma secção separada da frente sem terem de depender dos "palhaços" que dirigem grande parte das forças armadas russas.

Ao celebrar o seu 62.º aniversário, esta quinta-feira, num campo de treino, Prigozhin também confirmou que os seus homens iriam finalmente deixar a cidade de Bakhmut, no leste da Ucrânia, a 5 de junho, depois de a terem entregue ao exército russo.

"Se toda a cadeia (de comando) falhar a 100% e só for liderada por palhaços que transformam pessoas em carne, então não participaremos nela", referiu Prigozhin, citado pela Reuters.

"É bonito, não é?", questionou aos jornalistas russos com um sorriso, olhando para um céu noturno iluminado por explosões e clarões vermelhos em resultado de ataques.

De seguida, descreveu detalhadamente as próteses de pernas que os seus homens feridos receberam, incluindo os que continuaram a combater.

Prigozhin salientou ainda que os seus homens queriam descansar em campos na Ucrânia controlada pela Rússia durante cerca de um mês e que depois as coisas ficariam mais claras. "Foi um ano difícil. Depois veremos como correm as coisas", afirmou.

O líder do grupo russo ganhou notoriedade durante os 15 meses de guerra na Ucrânia e tem insultado regularmente as altas patentes militares do presidente Vladimir Putin, em especial o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, e o chefe do Estado-Maior, Valery Gerasimov, pelo seu desempenho. Nem Shoigu nem Gerasimov responderam aos seus insultos em público.

Prigozhin, que na semana passada afincou que a sua alcunha deveria ser "carniceiro de Putin" em vez de "chefe de cozinha de Putin", afirmou, na quarta-feira, que tinha pedido aos procuradores para investigarem se os altos responsáveis da Defesa russa tinham cometido algum "crime" antes ou durante a guerra na Ucrânia.


VOTA NÚMERO 7 ...VOTA MADEM-G15

Um feliz dia para todas as crianças!

 Hoje, 1 de junho, é o Dia das Crianças, embora todos os dias as crianças devam ser crianças com os seus direitos e deveres.

Em 1925, em Genebra, durante a conferência mundial do Bem-estar da Criança, a ONU proclamou o dia 1 como o Dia Mundial das Crianças. Desejo a todas as crianças do mundo uma infância saudável e próspera. Mas, para as crianças da minha terra em particular, irei trabalhar para que sejam crianças protegidas, com o seu espaço de sonhos, com direito à saúde e a uma educação qualificada. Que tenham acesso aos seus livros de sonhos, com direito a todas as interrogações. Que passem por todas as fases com ótimas memórias de vida e crescimento e que, nos seus mais ambiciosos sonhos, sempre conste construir a nossa Guiné-Bissau.

"Se educar uma criança, não terá de punir um homem".

Um feliz dia para todas as crianças!

'La Madre Panza'. Grávidas disputam título de maior barriga na Nicarágua... O concurso celebrou-se no Dia da Mãe, que se celebra a 30 de maio na Nicarágua.

© STR/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto   01/06/23 

Há duas décadas que a rádio 'La Nueva Radio Ya', da Nicarágua, organiza e leva a cabo o concurso 'La Madre Panza', no Dia da Mãe (celebrado a 30 de maio no país), que procura coroar a maior barriga de grávida do ano.

Este ano, quando se celebrou a 20.ª edição do concurso, Verónica Espinoza, de 33 anos, conquistou o primeiro lugar com a sua barriga de 56 centímetros. Está a poucos dias de dar à luz, conta o jornal El Universo.

O segundo lugar foi para María Mudi, cuja barriga mede 54 centímetros, e Ángela Vargas, com 51 centímetros. O tamanho da barriga é medido com recurso a uma fita métrica, na vertical.

O recorde foi batido, no entanto, em 2015, quando uma mulher venceu com a sua barriga de 63 centímetros.

No fim, as grandes vencedoras desta edição do concurso levaram para casa frigoríficos e equipamentos para a cozinha, bem como berços e produtos para os bebés que virão a nascer e prémios entre os 60 e os 140 dólares (entre 56 e 131 euros).




Leia Também: Nicarágua dissolve Cruz Vermelha local e substitui-a por órgão público

Hipocrisia "à gangster": irmã de Kim Jong-un condena EUA por criticarem lançamento falhado de satélite

Kim Yo-jong

 Cnnportugal.iol.pt,   01/06/23

Comentários da irmã de Kim Jong-un foram feitos um dia depois de um foguetão norte-coreano, que transportava o primeiro satélite espião desenvolvido pelo país, ter-se despenhado ao largo da costa ocidental da península coreana

A irmã de Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, acusou esta quinta-feira os EUA de hipocrisia "à gangster" por terem criticado o lançamento fracassado de um satélite de reconhecimento militar.

De acordo com os media estatais norte-coreanos, Kim Yo-jong afirmou que os esforços da Coreia do Norte para reforçar capacidades de reconhecimento espacial são um exercício legítimo do direito soberano do país.

Os comentários da irmã de Kim Jong-un foram feitos um dia depois de um foguetão norte-coreano, que transportava o primeiro satélite espião desenvolvido pelo país, ter-se despenhado ao largo da costa ocidental da península coreana devido a uma falha técnica.

Após uma rara assunção de fracasso, Pyongyang prometeu efetuar um segundo lançamento depois de determinar as causas da falha, numa altura em que o líder norte-coreano quer expandir as capacidades militares, num contexto de um prolongado congelamento da diplomacia com os Estados Unidos.

Washington condenou duramente Pyongyang pelo lançamento, com o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, Adam Hodge, a dizer que este utilizou tecnologia de mísseis balísticos, em violação das resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, além de aumentar as tensões e arriscar-se a desestabilizar a segurança regional.

"Se o lançamento de satélites pela RPDC [República Popular Democrática da Coreia, o nome oficial da Coreia do Norte] deve ser particularmente censurado, os Estados Unidos e todos os outros países que já lançaram milhares de satélites, devem ser denunciados", reagiu ainda Kim Yo-jong.

Kim observou ainda que os Estados Unidos monitoram de perto a Coreia do Norte através de satélites de reconhecimento e outros meios aéreos.

“A lógica rebuscada de que apenas a RPDC não deveria ter permissão para fazê-lo de acordo com a 'resolução' (...) é claramente uma lógica errada e à gangster, que viola gravemente o direito da RPDC de utilizar o espaço e a oprime ilegalmente", afirmou.

UCRÂNIA: Zelensky diz que guerra só acaba quando Kyiv vencer

© Getty Images

POR LUSA   01/06/23 

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse hoje que a guerra da Ucrânia só termina quando Kyiv vencer e insistiu na adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), quando se junta à cimeira da Comunidade Política Europeia.

"Até à nossa vitória. Quando vencermos, a guerra terminará ou eles [russos] podem sair do nosso território para o seu território independente", declarou Volodymyr Zelensky, na chegada à segunda cimeira da Comunidade Política Europeia, na Moldova, quando questionado sobre a duração da guerra da Ucrânia.

Nestas declarações à imprensa, o Presidente ucraniano sublinhou que o país "está pronto para aderir à NATO".

"Estamos à espera que a NATO esteja pronta para acolher, ver e ter a Ucrânia e penso que as garantias de segurança são muito importantes, não só para a Ucrânia, mas também para todos os países vizinhos, devido à Rússia e à sua agressão na Ucrânia e à potencial agressão noutras partes da Europa", assinalou Volodymyr Zelensky.

Já quando questionado sobre a relação com o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, o Presidente ucraniano indicou que este manifestou "apoio à Ucrânia", nomeadamente em reuniões bilaterais, mas apontou ser "necessária toda a unidade, através de alianças", algo em que Kyiv "está a trabalhar".

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegou hoje pelas 09:30 (menos duas horas em Lisboa) à segunda cimeira da Comunidade Política Europeia, na Moldova, na qual participam cerca de 50 líderes europeus para discutir questões de segurança e energia.

Convidado de honra, Volodymyr Zelensky era uma presença esperada, mas sem confirmação até ao último momento, e foi o primeiro a chegar à cimeira da Comunidade Política Europeia, logo após a anfitriã, a Presidente moldava, Maia Sandu.

"Estou feliz por estar aqui. Não é fácil vir à Moldova, mas [...] esta é a mensagem de todos os ucranianos: vamos apoiar verdadeiramente o povo moldavo", adiantou o Presidente ucraniano.

Agradecendo a sua presença, Maia Sandu disse à imprensa que, no breve encontro bilateral que tiveram esta manhã logo após a chegada, os dois responsáveis falaram sobre o "futuro europeu" de ambos, após terem recebido o estatuto de países candidatos à UE em junho de 2022.

"A Ucrânia mantém a Moldova segura e estamos gratos por isso", adiantou Maia Sandu.

A Moldova acolhe hoje a segunda cimeira da Comunidade Política Europeia, a plataforma de cooperação para a segurança e estabilidade da Europa, com líderes da União Europeia (UE) e de outros países, agora focada na paz e energia.

A segunda cimeira da Comunidade Política Europeia juntará dirigentes de todo o continente europeu no Castelo Mimi em Bulboaca, a 35 quilómetros da capital da Moldova, Chisinau, e perto de 20 quilómetros da fronteira com a Ucrânia.

Portugal está representado na ocasião pelo chefe de Governo, António Costa.

Criada em 2022 com base na visão do Presidente francês, Emmanuel Macron, divulgada num discurso no Dia da Europa em maio do ano passado, a Comunidade Política Europeia é uma plataforma de diálogo político e cooperação para questões de interesse comum e reforço da segurança, da estabilidade e da prosperidade do continente europeu, não substituindo contudo qualquer organização, estrutura ou processo existente.


Leia Também: Líder da Chechénia diz que as suas unidades iniciaram ofensiva na Ucrânia

GUINÉ-BISSAU: Gorro vermelho de Kumba Ialá passado oficialmente para líder do PRS

© Lusa

POR LUSA  01/06/23 

O gorro vermelho com que o ex-presidente guineense Kumba Ialá ficou celebrizado foi entregue oficialmente, pela família, ao novo líder do Partido da Renovação Social (PRS), Fernando Dias, disse à Lusa este político.

Presidente da Guiné-Bissau entre 2000 e 2003, até ser derrubado por um golpe militar, Kumba Ialá faleceu em 04 de abril de 2014, de doença súbita, mas desde aquela altura questionava-se na comunidade balanta - a sua etnia -- quem é que iria herdar o seu tradicional gorro vermelho.

Na Guiné-Bissau esse gorro é também designado de barrete vermelho.

No início da campanha eleitoral para as legislativas do próximo domingo, o atual presidente do PRS, Fernando Dias, 44 anos, também de etnia balanta, aparecia em público com um gorro vermelho igual ao de Kumba Ialá, mas nos últimos dias já se exibia com um gorro visivelmente antigo.

Questionado pela Lusa sobre a origem do gorro que estava a usar ultimamente, Fernando Dias explicou que era aquele que Ialá utilizava na cabeça nas suas aparições em público e que lhe foi entregue oficialmente pela família do defunto presidente do PRS.

Fernando Dias considera-se formalmente substituto político do antigo Presidente guineense por ter feito o 'fanado' - ritual de passagem à fase adulta conforme é da tradição da etnia balanta.

"Por ter cumprido com essa tradição, agora o barrete vermelho que ele usava foi transferido para mim. É sinal de que sou o sucessor político natural do doutor Kumba Ialá", observou Fernando Dias.

O dirigente político sublinhou que a decisão de herdar o gorro de Ialá "foi unânime" por parte da família do ex-líder do PRS e que mereceu a concordância de toda a comunidade balanta.

Mesmo não sendo candidato ao cargo de primeiro-ministro pelo PRS -- o cabeça de lista é Florentino Mendes Pereira --, Fernando Dias aparece sempre de gorro vermelho nas ações de campanha eleitoral pelo país.

Este jurista de formação, mas político desde os 18 anos, não sabe explicar o que tem o gorro que herdou de Kumba Ialá, mas sente-se uma pessoa diferente quando o coloca na cabeça.

"Eu não sei o que tem aquele barrete, só sei que vou ter de agradecer e honrar esse barrete", destacou Fernando Dias, numa conversa na sua residência no bairro de Ajuda, em Bissau, a escassos dez metros da primeira sede nacional do PRS.

Com o uso do gorro vermelho, a pessoa passa a ser considerada 'Lante Ndan' (homem grande), alguém que já pode assumir responsabilidades, fazer compromissos e participar nos rituais de vida e de morte na comunidade balanta.

A chegada de um chefe político, neste caso de Fernando Dias, a qualquer comunidade balanta deve ser anunciada aos demais 'Lante Ndan' através do toque do bombolom. 

Para mostrar a sua condição de 'Lante Ndan', recomenda-se que o próprio toque o bombolom. A comunicação entre os balantas, como na maioria dos povos autóctones guineenses, faz-se através de instrumentos de som, podendo ser chifre de animal, tambor, flauta ou bombolom.


Leia Também: Jovem costureiro cria roupa de todos os partidos na Guiné-Bissau