domingo, 9 de julho de 2023

GENERAL UMARO SISSOCO EMBALÓ Comandante supremo das forças Armadas, ina divirti diante de homólogos presidentes ku ista nes momento na capital GUINEENSE.

Por Gaitu Baldé

Bombas de fragmentação “têm sido a distração”: submunições adormecidas “comparadas com a quantidade de minas russas são insignificantes”

O ex-secretário-geral adjunto da ONU esteve, este domingo, em direto na CNN Portugal. Em análise, esteve a decisão dos Estados Unidos de enviar bombas de fragmentação para a Ucrânia.

Secretário-geral da ONU avisa que o Sudão está à beira de guerra civil total

Por sapo.pt   9 jul 2023

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, avisou hoje que o Sudão está à beira "de uma guerra civil total" à medida que os confrontos entre generais rivais continuam na capital, Cartum, segundo a Associated Press (AP).

Secretário-geral da ONU avisa que o Sudão está à beira de guerra civil total

De acordo com Farhan Haq, vice-porta-voz do secretário-geral da ONU citado pela AP, António Guterres afirmou que a guerra entre o exército sudanês e uma força paramilitar poderosa poderá destabilizar toda a região.

Nas suas declarações, António Guterres também condenou um ataque aéreo, no sábado, que as autoridades dizem ter matado pelo menos 22 pessoas em Omdurman, uma cidade no rio Nilo perto de Cartum.

O secretário-geral da ONU também lamentou a violência em larga escala, e as baixas na região ocidental de Darfur, que observou alguns dos piores combates no conflito atual, segundo o vice-porta-voz da ONU.

"Há um total desrespeito pelas leis humanitárias e de direitos humanos que é perigoso e perturbador", disse António Guterres.

Responsáveis da ONU já adiantaram também que a violência na região atingiu recentemente uma dimensão étnica, com as forças paramilitares (Forças de Apoio Rápido) e milícias árabes a atingirem tribos não árabes na região do Darfur, uma região extensa composta por cinco províncias.

Em junho, o governador do Darfur, Mini Arko Minawi, disse que a região estava a voltar ao genocídio do passado, referindo-se ao conflito que atingiu a região no início dos anos 2000, com aldeias e vilas inteiras arrasadas, forçando milhares de pessoas a fugir para o Chade.

O Egito afirmou hoje que irá albergar uma reunião na quinta-feira com os vizinhos do Sudão, visando estabelecer "mecanismos efetivos" para atingir a paz, segundo um porta-voz da presidência egípcia.

O Sudão mergulhou no caos após meses de tensão entre o general Abdel-Fattah Burhan, do Exército, e o seu rival, general Mohammed Hamdan Dagalo, comandante das Forças de Apoio Rápido paramilitares, que acabou em combates em meados de abril.

O ministro da Saúde, Haitham Mohammed Ibrahim, disse em junho que os confrontos mataram mais de três mil pessoas e feriram mais de seis mil, mas o número total de mortos deverá ser muito maior.

Mais de 2,9 milhões de pessoas fugiram de suas casas para zonas mais seguras dentro do Sudão, ou atravessaram a fronteira para países vizinhos, segundo números da ONU.

Os confrontos começaram 18 meses depois dos dois generais liderarem um golpe militar em outubro de 2021 que derrubou um Governo civil de transição apoiado pelo ocidente, arruinando as esperanças de uma mudança pacífica para a democracia, depois de deposto o ditador Omar al-Bashir, em abril de 2019.

JE // APN

Lusa/Fim

Kyiv reclama avanços em Bakhmut mas situação no sul permanece difícil

© Lusa

POR LUSA   09/07/23 

Responsáveis miliares ucranianos reclamaram hoje avanços na frente de Bakhmut, na região de Donetsk (leste), onde o exército russo está retido em alguns pontos, mas admitiram que a situação continua difícil no sul.

"Na frente de Bakhmut, estamos a ter sucesso, as forças de defesa estão a avançar e o inimigo está preso em alguns lugares", escreveu o comandante das Forças Terrestres Ucranianas, Oleksandr Sirski, no Telegram.

Sirski acompanhou as suas palavras com um vídeo mostrando o "excelente trabalho" do grupo Privid (Fantasma) da Brigada Presidencial Separada Hetman Bogdan Khmelnitski.

"Um francoatirador com o pseudónimo "Alfa" está em ação. Ele matou o inimigo com um tiro de 1.200 metros de distância", escreveu, acrescentando que enquanto o atirador trabalhava, o grupo estava a ser perseguido por um 'drone' russo, que também foi abatido.

Bakhmut foi tomada há cerca de um mês pelos mercenários do Grupo Wagner, na mais longa e sangrenta batalha desde o início da invasão da Ucrânia, à custa de elevadas baixas dos dois lados, antes de a empresa privada liderada por Yevgeny Prigozhin abandonar o local e ceder as suas posições ao exército regular russo e de empreender uma rebelião falhada contra as lideranças militares de Moscovo.

As forças ucranianas não desistiram porém de Bakhmut, e, após a sua queda, tentam reconquistá-la em curtos avanços pelo norte e sul da cidade, tornada num símbolo para Kiev e Moscovo, numa luta, que, além de meios aéreos e de artilharia, envolve uma guerra de trincheiras, e que remonta a agosto do ano passado.

A porta-voz do Comando Sul das Forças Armadas Ucranianas, Natalia Gumeniuk, sublinhou durante um noticiário nacional que "a situação continua bastante difícil", dado que "o inimigo, procurando sem sucesso a direção para um impacto máximo [dos seus ataques}, tenta bombardear todas as áreas povoadas ao longo da linha de frente".

O exército russo continua a usar bombas aéreas teleguiadas, inclusive na frente de Berislav, na região sul de Kherson, acrescentou, citado pela agência Ukrinform.

Ao mesmo tempo, "a intensidades dos bombardeamentos diminuiu ligeiramente", possivelmente em resultado da destruição de depósitos de munições russos por forças ucranianas na semana passada, referiu.

"Devido à destruição de cinco desses depósitos de munição ao longo da margem esquerda, o número de ataques caiu para 70 no último dia, a partir de mais de 90 anteriormente", afirmou em relação à evolução do curso dos combates, cujas informações, de parte a parte, não podem ser confirmadas no imediato por fontes

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).


Leia Também: Presidentes ucraniano e polaco assinalam 80 anos do massacre de Volinia

Termina em Bissau a cimeira da CEDEAO que marca o fim da Presidência Rotativa da Guiné-Bissau.


❗️🇬🇼 Cimeira da CEDEAO.:  Depois de discurso do encerramento do então Presidente em exercício da CEDEAO SE. Bola A. Tinubu Presidente da República federativa do Nigéria.

Várias delegações voltaram para os seus respectivos países.👇

❗️🇬🇼 Após o encerramento da Cimeira o Presidente da República Serra Leoa entre outros Presidentes almoçaram-se com Presidente da República da Guiné-Bissau. 

Depois do jantar o chefe do Estado da Serra Leóa  entre outros deslocarem-se ao Aeroporto Internacional Osvaldo Viera com destino aos seus respectivos Países.👇


©Radio Voz Do Povo   Presidente Nigéria é o sucesor de Sissoco Embalo na liderança de maior organização sub-regional_CEDEAO.

 Radio Voz Do Povo 


1_Guine-Bissau _ General Umaro S. Embalo 

2_Senegal _Macky Sall 

3_Benin _ Patrice Talon

4_Liberia _ Jorge weah

5_Costa de Marfim _ A. Ouattara, Rep. Vice-P

6_Ghana _ Nana Akufo-Addo

7_Togo _ Faure Essozimna Gnassingbé

8_Serra-Leoa_ Julius Maada Bio

9_Gambia _ Adama Barrow 

10_Cabo-Verde_ Presidente José M. P. Neves

11_Niger_ Mohamed Bazoum

12_Nigéria_ Bola Tinubu

UMARO SISSOCO EMBALÓ: Regresso à normalidade constitucional é "necessidade imperativa"

POR LUSA   09/07/23 

O presidente da Guiné-Bissau e em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Umaro Sissoco Embaló, defendeu hoje que o regresso à normalidade constitucional no Mali, Burquina Faso e Guiné-Conacri é uma "necessidade imperativa".

"O retorno à normalidade constitucional nestes três países irmãos é uma necessidade imperativa, para a estabilidade política e a promoção do Estado de Direito democrático e do bem-estar dos povos da nossa comunidade sub-regional", afirmou Umaro Sissoco Embaló.

O chefe de Estado guineense, que falava na sessão de abertura da cimeira de chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, que decorre hoje em Bissau, considerou que os golpes de Estado registados naqueles países representaram uma "regressão dos valores do Estado de Direito democrático" adotados pela organização.

O Burquina Faso, o Mali e a Guiné-Conacri foram suspensos pela CEDEAO após sucessivos golpes militares em 2020, 2021 e 2022.

Em fevereiro, a Comunidade Económica decidiu manter as sanções existentes contra os três países e impor proibições de viagem a membros do Governo e outros funcionários.

O retorno à ordem constitucional é teoricamente esperado em 2024 no Mali e no Burkina Faso, e em 2025 na Guiné-Conacri.

Destacando a crescente ameaça do terrorismo, do extremismo violento e de atos anticonstitucionais, Umaro Sissoco Embaló defendeu também a importância e a urgência de serem mobilizados meios financeiros para operacionalizar o "Plano de Ação de Luta contra o Terrorismo" e "criar condições para a operacionalização da Força de Intervenção da CEDEAO no combate ao terrorismo e às mudanças anticonstitucionais de Governo".

Após a sessão de abertura, aberta à imprensa, os 15 chefes de Estado da CEDEAO vão reunir-se à porta fechada, durante o período da tarde, para analisar vários relatórios, incluindo sobre o Mali, Burquina-Faso e Guiné-Conacri.

Os chefes de Estado da CEDEAO vão igualmente eleger o próximo presidente da conferência dos chefes de Estado e de Governo da organização e a data e local da próxima cimeira.

A Guiné-Bissau assumiu a presidência em exercício da organização em 2022 e deverá terminar hoje o seu mandato.

A CEDEAO é composta por 15 países, incluindo, além dos lusófonos Guiné-Bissau e Cabo Verde, Benim, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Conacri, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Serra Leoa, Senegal e Togo.


GUINÉ-BISSAU ACOLHE PELA PRIMEIRA VEZ A CIMEIRA DA UEMOA


 Presidência da República da Guiné-Bissau

A CONFERÊNCIA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA CEDEAO REALIZA A SUA SEXAGÉSIMA TERCEIRA SESSÃO ORDINÁRIA EM BISSAU

A sexagésima terceira sessão ordinária da conferência dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) está a decorrer, hoje, 9 de julho de 2023, pela primeira vez, em Bissau, Guiné-Bissau.

Durante a sessão, serão analisados os relatórios da 9ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros da CEDEAO, realizada de 6 a 7 de julho de 2023, em Bissau, entre outros temas que afectam a região.

 Presidência da República da Guiné-Bissau

PRESIDENTE DA REPÚBLICA RECEBE O PRÉMIO AFRICANO DA PAZ

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló recebeu à margem cimeira da CEDEAO, que se realiza hoje, 9 de julho, em Bissau, o “Prémio Africano da Paz” atribuído pelo Grupo África Emergência Comunicação (GAEC), em reconhecimento do empenho e dedicação do chefe de Estado em prol da paz em África e no mundo.

 Presidência da República da Guiné-Bissau

Pelo menos 24 mortos por homens armados em aldeias no centro da Nigéria

© Getty Images

POR LUSA   09/07/23 

Pelo menos 24 pessoas morreram no sábado num ataque perpetrado por homens armados contra duas aldeias do estado de Benue, no centro da Nigéria, afirmou hoje uma organização da sociedade civil.

Ongu Anngu, presidente do Benue Youth Congress, disse hoje à agência EFE que um grande número de homens armados invadiu as aldeias de Zaki Apouma e Diom, pertencentes à área do governo local, na manhã de sábado.

"Eram cerca de 30, entraram nas duas comunidades a disparar e mataram 24 dos nossos. Recuperámos os corpos de algumas das vítimas e estamos a tentar recuperar mais corpos", disse à EFE, por telefone.

Anngu explicou que os agressores também incendiaram várias casas e destruíram plantações.

"Ultimamente, o estado tornou-se um campo de extermínio e muitas pessoas inocentes morreram prematuramente nas mãos desses agressores", acrescentou.

Catherine Anene, porta-voz da Polícia Estadual de Benue, também confirmou o incidente causado por "um bando de milicianos" na noite de sábado, mas disse que apenas oito corpos foram recuperados após o ataque e que "muitas outras pessoas feridas foram transferidas para o hospital".

"Depois de receber esta informação, as equipas policiais, em colaboração com outros órgãos de segurança, confrontaram estes bandidos, que foram finalmente repelidos", disse à imprensa, assegurando que "a operação continua".

Alguns estados nigerianos - especialmente no centro e noroeste do país - sofrem ataques incessantes de "bandidos", termo usado no país para nomear quadrilhas criminosas que cometem roubos e sequestros em massa para grandes resgates.

O estado de Benue, um dos principais produtores de alimentos da Nigéria, tem registado nos últimos anos violência entre agricultores locais, predominantemente cristãos, e pastores Fulani, muçulmanos, devido à escassez de terras e recursos.

A esta insegurança junta-se a causada desde 2009 pela atividade do grupo jihadista Boko Haram no nordeste do país e, a partir de 2016, também pelo Estado Islâmico.


ÍNDIA: Chuvas intensas na Índia causam pelo menos cinco mortos


© Sunil Ghosh/Hindustan Times via Getty Images

POR LUSA   09/07/23 

Pelo menos cinco pessoas morreram e duas ficaram feridas hoje em incidentes relacionados com as intensas chuvas que atingiram o norte da índia, onde se registaram cortes de energia e de estradas, com precipitações recorde em Nova Deli.

Morreram pelo menos três membros de uma família e dois ficaram feridos, depois de a casa em que viviam ter sido arrastada por um deslizamento de terra no estado nortenho de Himachal Pradesh, disse à EFE o superintendente da polícia de Shimla, onde ocorreu o caso, Sanjeev Gandhi.

Outra mulher e a filha morreram esta manhã, quando caiu o teto da casa, devido às intensas chuvas em Muzaffarnagar, no estado de Uttar Pradesh, também no norte da Índia, indicou à EFE o gabinete do superintendente da polícia da cidade.

O Departamento de Meteorologia da Índia emitiu alerta vermelho em vários distritos dos estados nortenhos de Himachal Pradesh, Uttarakhand, e norte do Punjab e Haryana e Cachemira.

Alerta laranja foi decretado sobre Madhya Pradesh e algumas zonas de Uttar Pradesh e Rajastão, Gujarat, Assam, Arunachal Pradesh e Meghalaya.

A capital indiana, sobre a qual se mantém um alerta amarelo, registou no sábado o volume de precipitação mais elevado desde 1982, com 153 mm em 24 horas, anunciou o Departamento de Meteorologia na rede social Twitter.

As fortes chuvas no norte do país asiático provocaram também a suspensão temporária da Amarnath Yatra, uma peregrinação hindu anual a uma caverna situada a uma altitude de 3.888 metros, a cerca de 150 quilómetros de Srinagar, na região de Cachemira administrada pela Índia.

Cerca de 3.000 veículos encontram-se parados na autoestrada entre Srinagar e Jammu, onde abateu uma parte da estrada no sábado e houve deslizamentos de terra, segundo a agência de notícias indiana ANI.

O Departamento de Meteorologia indiano estimou, no mais recente boletim, que as chuvas de "elevada intensidade" vão continuar nos próximos dias em Nova Deli e nas zonas vizinhas, bem como no norte do país.

As chuvas intensas causam todos os anos importantes danos materiais e pessoais nos países do sul da Ásia, especialmente durante o período da monção entre maio e setembro.



Leia Também: ONU defende suspensão do pagamento da dívida em caso de choques ambientais

CHEFE DE ESTADO CONDECORA MINISTRA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS E PRESIDENTE DA COMISSÃO DA CEDEAO, OMAR ALIEU TOURAY

O Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, condecorou hoje com a medalha Ordem Nacional de Mérito, Cooperação e Desenvolvimento, a Ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Carla Barbosa e o Presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Omar Alieu Touray.

Presidência da República da Guiné-Bissau  08. 07. 2023