quarta-feira, 3 de abril de 2019

FIBRA ÓTICA NA GUINÉ-BISSAU DEVE PROVOCAR GRANDE REVOLUÇÃO NO PAÍS

Por força do consórcio “Bissau Cabo”, administrado por Rui Duarte de Barros (antigo primeiro-ministro do país) e criado pelo governo no âmbito do projeto ACE (African Coast to Europe), a fibra ótica está praticamente pronta para penetrar na Guiné-Bissau. O país africano que, segundo dados de 2017 divulgados pela Index Mundi, tem apenas 3.5% da sua população com acesso doméstico à internet, pode ver esse panorama radicalmente alterado já em 2020.

O ACE fornece internet a mais de 20 países, desde a França até à África do Sul, através do cabo de comunicações submarino. Foi, aliás, o primeiro cabo submarino internacional a chegar à Guiné Equatorial, à República da Guiné, à Libéria, à Mauritânia, a São Tomé e Príncipe, à Gâmbia e à Serra Leoa. Trata-se de um cabo de fibra ótica com 17 mil quilómetros de distância que, agora, pode também vir a transformar a realidade da Guiné-Bissau.

O financiamento para este projeto foi cedido pelo Banco Mundial, no valor de 35 milhões de dólares americanos — empréstimo a ser reembolsado até 2022. A informação patente no site desta instituição confirma que a estação terrestre localizada em Suru, que terá um cabo de fibra ótica fixado até Antula, tem como objetivo possibilitar a propagação do sinal por cabo em todo o território guineense. Segundo os dados, o término desta operação poderá ser a chave para democratizar o acesso à internet no país.

Numa nação em que o acesso à internet ainda apresenta valores muito diminutos, uma mudança desta dimensão irá impactar o modo de vida da população. Desde os métodos de ensino, que poderão tornar-se mais dinâmicos e diversos, até aos momentos de lazer e à conectividade com o resto do globo, a Guiné-Bissau vive um clima que pode revelar-se tecnologicamente revolucionário. A isso junta-se a redução de custos, discriminada pelo Banco Mundial como um dos principais objetivos desta implementação.

Somos uma entidade sem fins lucrativos que acredita no jornalismo independente. Se esse conteúdo acrescentou algo de relevante ao seu dia, considere apoiar-nos com uma pequena doação. É seguro e leva menos de um minuto.

Fonte: Conexão Lusófona

radiojovem.info

Repórteres Sem Fronteira denuncia encerramento de um retransmissor de rádio em Bafatá

Organização diz que a decisão é um ataque à liberdade de informar

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) denunciou e condenou o encerramento do retransmissor da Rádio África FM, na cidade de Bafatá, na Guiné-Bissau, pelo governador da região leste do país, Dundu Sambu.

“O encerramento é um ataque à liberdade de informar”, disse em comunicado Assane Diagne, director para África Ocidental daquela organização de defesa da liberdade de imprensa nesta quarta-feira, 3..

Para ele, “este ataque à liberdade de informar e ao pluralismo é ainda mais perturbador porque provém de um governador que é membro do PAIGC, o partido que acaba de ganhar as eleições parlamentares da Guiné-Bissau”.

Na nota, a RSF pede às autoridades a “reabertura imediata desta do retrasnmissor.

O director da o África FM, Mama Saliou Sané, confirmou à VOA o encerramento do retransmissor, "por parte de polícias a mando do Governo", sem o seu conhecimento, "como diz a lei".

“O governador de Bafatá sempre demonstrou o desejo de reduzir o povo da Guiné-Bissau ao silêncio”, reiterou Sané que afirmou ter recebido o apoio do Sindicato dos Jornalistas da Guiné-Bissau que "prometeu ajudar a ultrapassar esse problema, o mais breve possível.

Além de produzir uma programação local, a filial retransmite programas nacionais produzidos pela África FM em Bissau.

VOA

COMPORTAMENTO - Psicólogos explicam por que cantar no carro dá tanto prazer

A ciência sugere que uma sessão de karaoke ao volante beneficia tremendamente a saúde psicológica e o bem-estar.
  

A música é capaz por si só de aumentar os anticorpos que fortalecem a imunidade do organismo, protegendo-nos contra bactérias e infeções. E, de acordo com os especialistas, cantar no carro também gera vários outros efeitos positivos para a saúde mental.

Cantar no carro pode estimular a mente e aliviar sintomas de stress e depressão

Um estudo global realizado em 2017 com mais de 1.700 membros de grupos corais concluiu que cantar em grupo beneficia o bem-estar da pessoa por criar conexões sociais e estímulos cognitivos.

A psicoterapeuta Kelley Kitley, de Chicago, nos Estados Unidos, explicou em declarações ao jornal LA Times que ela própria já sentiu esses benefícios. Quando sai do trabalho depois de passar o dia a atender clientes e volta para casa para o marido e os quatro filhos, a prática diária de cantar no carro no caminho de volta é fantástica para libertar todas as tensões acumuladas consequentes de um dia agitado.

"Antigamente tinha o ritual de chegar em casa e beber um copo de vinho", contou Kitley. "Há seis anos, quando fiquei sóbria, necessitei de substituir o vinho por algo positivo. Adoro música e adoro acompanhar canções, isso é algo que me energiza profundamente."

Cantar no carro não apenas tornou mais prazerosos os trajetos que Kitley faz sozinha no carro – também os passeios de carro com toda a família ficaram mais descontraídos.

Além disso, a especialista defende que cantar é uma alternativa divertida para pessoas que não gostam de meditação ou outros métodos para administrar gerir o stress e a ansiedade.

"Geralmente há alguma discrepância na escolha das canções, mas é superdivertido", disse a terapeuta. "Especialmente pelo facto de passarmos tanto tempo no carro. Recomendo o canto aos meus pacientes tanto quanto recomendo que pratiquem yoga ou meditação”.

Connie Omari, terapeuta profissional licenciada que atende na Carolina do Norte e é proprietária da Tech Talk Therapy, disse que também ela sugere aos seus pacientes que cantem enquanto estão ao volante. A prática do canto pode servir como uma forma de meditação, acalmando uma mente agitada.

"Quando ouvem música, os condutores substituem pensamentos negativos por outros mais positivos, com a ajuda do ritmo", explicou. "É um convite, uma oportunidade para a meditação, para viverem o presente”.

E, como dirigir sozinha por muito tempo pode ter efeitos negativos (algumas pesquisas concluíram que isso eleva o risco de depressão), Omari disse que cantar ao volante regularmente pode ajudar a aliviar um pouco alguns desses problemas.

"Conduzir é uma atividade tão rotineira e mundana para a maioria das pessoas que, se conduz em silêncio, esse silêncio pode tomar conta dos seus pensamentos".

Adicionalmente, a música produz as hormonas de bem-estar que recebemos quando abraçamos uma pessoa querida.

Para a terapeuta familiar Katie Ziskind, do Connecticut, também nos Estados Unidos, cantar e ouvir música liberta oxitocina, substância química às vezes descrita como a ‘hormona do amor’. A maioria das pessoas sente os efeitos da oxitocina quando abraça alguém ou no início de um relacionamento amoroso. A oxitocina propela emoções como confiança, senso de estabilidade e até mesmo descontração.

"Esta substância melhora o ânimo das pessoas", disse a terapeuta. Ela explica que a oxitocina não é o única ‘hormona feliz’ libertada quando escutamos as nossas canções favoritas. "Estudos revelam que basta pensar em ouvir a sua música favorita, antes de começar a ouvi-la realmente, para que seja libertada serotonina e dopamina, outras substâncias químicas cerebrais que reduzem a ansiedade e levam o bem-estar”.

NAOM

Umaro El Mokthar Sissoco Embalo - No âmbito da tomada de posse do presidente reeleito Macky Sall

O General Umaro Sissoco Embalo esteve presente com grandes figuras Internacional .

O Macky é o meu amigo irmão de longa data peço a deus que sempre ilumine o seu grande trabalho e projectos para o bem de Senegal e da Africa.















Umaro El Mokthar Sissoco Embalo 
Chanceler J Nantoi

José Mário Vaz - No Senegal para participar na cerimónia de investidura do Presidente Macky Sall, eleito para o segundo mandato.












José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau


Oposição guineense leva ao Ministério Público acusação de corrupção ao atual PM


O líder do Movimento para a Alternância Democrática, Braima Camará, anunciou que entregou hoje, no Ministério Público, alegadas provas de atos de corrupção praticados pelo atual primeiro-ministro, Aristides Gomes, que é também ministro das Finanças.

Coordenador Madem G-15, segunda força política mais votada nas legislativas de 10 de março, Braima Camará disse ter sido chamado ao Ministério Público no âmbito das investigações às denúncias que fez durante a campanha eleitoral, segundo as quais o Governo estaria a praticar atos de corrupção “ao mais alto nível”.

Fonte do gabinete do primeiro-ministro, disse à Lusa que Aristides Gomes ainda não foi chamado ao Ministério Público, mas que assim que acontecer “estará disponível para prestar quaisquer esclarecimentos em relação à ação do seu Governo”.

Sem entrar em pormenores, o líder do Madem G-15, partido que obteve 27 dos 102 deputados no parlamento, afirmou ter mantido, perante a magistrada, que o atual Governo “ficará na história negativa” da Guiné-Bissau “pelos atos de corrupção”

Durante a campanha eleitoral, Braima Camará acusou o primeiro-ministro, na sua qualidade de ministro das Finanças, de ter feito “encontros de contas entre o Governo e um conhecido empresário” de Bissau, num processo que considera de fraudulento para os interesses do Estado.

O dirigente político, eleito deputado ao parlamento, disse ter deixado garantias no Ministério Público de que estará disponível para colaborar com a Justiça por acreditar que “o país deve ser governado pelos seus melhores filhos, aqueles que tenham as mãos limpas de corrupção”.

interlusofona.info