12 de junho de 2021

Empresa de Eletricidade e Àgua da Guiné-Bissau - EAGB - Comunicado

Por razões de manutenção preventiva e reforço do neutro no sistema de produção de KARPOWER, amanhã, domingo dia 13 de junho do corrente, das 07h00 às 08h00, haverá uma paragem total da central da empresa produtora da energia ( KARPOWER) e consequentemente da central elétrica de Bissau.

Pedimos a sua compreensão.

 Empresa de Eletricidade e Àgua da Guiné-Bissau - EAGB

_Boletim Oficial 2001_ - Qualquer cidadão atribuido um passaporte diploamatico ou serviço por inerência das funções, deve devolver o documento logo que cesse de titularidade.

Por outro lado, o prazo de validade dos passaportes diplomatico ou serviço pode ser reduzido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, enquanto entidade emissora dos mesmos.

A lei publicada no Boletim Oficial desde 2001 oficializa ainda emissão do Passaporte Especial.

Carta do ex-PM Aristides Gomes ao CC PAIGC



Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com

Primeiro-ministro de regresso à Guiné Bissau nega alegações de envenenamento

                               Nuno Gomes Nabiam, primeiro-ministro da Guiné Bissau, esteve na Rússia e nega alegaçoes de que teria sido envenenado. 

Texto por: Mussá Baldé  RFI

O primeiro-ministro guineense, Nuno Nabiam esteve quase dez dias na Rússia onde representou a Guiné-Bissau no fórum econômico Rússia /África. Ao chegar ao aeroporto de Bissau, Nabiam aproveitou para detalhar a sua missão à Rússia e ainda comentar as declarações de um analista guineense que disse, recentemente, que estava a morrer por ter sido envenenado.

Nuno Nabiam comentou as declarações do jurista e analista político guineense, Marcelino Ntupe, segundo as quais, o primeiro-ministro estaria a morrer por ter sido, alegadamente, envenenado através do seu aparelho de ar condicionado.

Nabiam considera essas declarações graves, disse estar bem de saúde e espera que as autoridades competentes convoquem Marcelino Ntupe para que se esclareça.

Nuno Nabiam disse que a Rússia de hoje já não é a mesma de há 40 anos. Agora as relações Rússia /África passam pela cooperação económica, com a Guiné-Bissau e a Rússia quererem cooperar na exploração de minérios, nomeadamente bauxite, fosfatos e petróleo.

Nuno Nabiam disse ter recebido estas “indicações claras” no encontro que manteve com o vice-primeiro-ministro russo encarregado de relações com a África.

Nabiam, que falava aos jornalistas no aeroporto Osvaldo Vieira de Bissau, notou que a Rússia também quer ajudar a formar militares e polícias guineenses.

"É a chamada nova dinâmica de cooperação com a Guiné-Bissau, um país que a Rússia considera de amigo", segundo o primeiro-ministro.

Sobre a notícia veiculada por um jornal francês de que os passaportes da Guiné-Bissau estariam a ser comercializados em França, Nuno Nabiam disse desconhecer a notícia.