terça-feira, 19 de janeiro de 2021

PALÁCIO DO GOVERNO: Visita do trabalho da Sua Excelência Dr Jorge Carlos Fonseca Presidente da República de Cabo Verde.

Radio Bantaba

Conversa Aberta sobre a democracia e o Estado de Direito - Experiência cabo-verdiana. Faculdade de Direito de Bissau.

Radio Bantaba

Cerimônia do lançamento do livro -Discursos e Intervenções de SE Dr. Jorge Carlos Fonseca Presidente do Cabo Verde.

Radio Bantaba

Visita da Sua Excelência Dr Jorge Carlos Fonseca Presidente da República de Cabo Verde à ANP e encontro com Senhor Eng. Cipriano Cassamá.

Radio Bantaba

Com uma primeira rede comum a oito países, a fibra óptica está a chegar à África Ocidental

Por Capgb

Um cabo submarino de fibra óptica já corre ao longo da costa africana, mas é na parte terrestre do continente que resta o trabalho mais árduo a ser feito.

os últimos dois meses, uma rede de fibra óptica tem vindo a ligar oito países da África Ocidental, uma estreia na região. Enquanto a África Oriental e Austral já têm fortes redes terrestres de fibra, a África Ocidental estava a ficar para trás. Mas o operador de telecomunicações Orange deu agora a volta à situação.

Denominada Djoliba, depois do rio Níger na língua Mandinga, esta primeira rede da África Ocidental combina 10.000 km de cabos submarinos para ligar a África Ocidental a outros continentes e 10.000 km de cabos terrestres para assegurar a comunicação sobre uma população de 330 milhões de pessoas no Burkina Faso, Costa do Marfim, Gana, Guiné, Libéria, Mali, Nigéria e Senegal.

Rede transfronteiriça

Até agora, as redes de telecomunicações na região foram construídas dentro de cada país, mas sem uma rede transfronteiriça. Esta infra-estrutura pretende, portanto, ser um factor poderoso na integração económica da sub-região, ao mesmo tempo que acelera a conectividade de muito alta velocidade com o resto do mundo.

A largura de banda excedida pelo cabo de fibra óptica será utilizada por indivíduos e empresas da região, mas também comercializada a outros operadores, fornecedores de serviços de Internet e produtores de conteúdos, tais como canais de televisão. “Com Djoliba, as populações locais terão um acesso ainda mais fácil aos serviços de saúde e educação, bem como aos usos oferecidos pela cloud computing”, disse Alioune Ndiaye, CEO da Orange Middle East and Africa, a 10 de Novembro de 2020.

“Em África, o número de pessoas ligadas é ainda de apenas 350 milhões em 1,3 mil milhões de habitantes, mas este número está a crescer rapidamente. É 20 vezes maior do que há 15 anos, mesmo que as desigualdades ainda sejam significativas.

Alioune Ndiaye, Directora da conferência de imprensa da Orange Middle East and Africa 40.000 km de cabos submarinos

A procura da Internet é muito forte no continente, com um aumento de 50% do tráfego anual nas redes. Dezenas de milhares de quilómetros de cabos ópticos já passam ao longo da costa africana (no fundo do oceano), desde Tânger até ao Cabo da Boa Esperança e até ao Mar Mediterrâneo, através do Mar Vermelho.

Uma vez que chegue a terra, os dados transportados devem também encontrar uma rede de telecomunicações eficiente dentro do território. E isto é muitas vezes o que falta em muitos países do continente. O desafio agora é ligar as cidades costeiras às cidades do interior, o que provavelmente levará mais alguns anos.

Isto acontece quando a Guiné-Bissau ainda anda longe destas aspirações, é como se o país nao tivesse necessidade ou estamos a parte da necessidade de estar no ecosistema. após o anuncio feito de que começava a funcionar apartir do ano 2020, nao faz que constar por escrito.

Na altura Rui de Barros, garantia que se reunia condições, “fez-se amarração do cabo submarino e falta concluir a construção da estação terrestre, na vila de Suru, arredores de sector de Prabis, região de Biombo, para garantir a transformação e propagação do sinal que virá do cabo”. dizia assim numa cerimónia de entrega da licença pela Autoridade Reguladora Nacional (ARN) ao Consórcio que iria instalar fibra ótica no país, na sede instituição em Bissau, que contou a presença duas empresas de telecomunicações, a Orange Bissau e a MTN na altura dizia Rui de Barros “ Está prevista conclusão das obras em fevereiro de 2020”,

PUTIN'S PLUNGE: Russian President Vladimir Putin takes a traditional Epiphany dip in icy waters

ABC News    https://abcn.ws/3bTBFZl


... matar o PAIGC significa caminho para democracia e RESTITUIR os valores da pátria ... O Democrata Osvaldo Osvaldo

Viva a pátria gloriosa! 

Não interessa argumentos dos derrotados. 

O gesto chama-se precedentes históricos vinculantes.

Guiné-Bissau e Cabo Verde eram duas Nações sob a mesma bandeira, infelizmente com a desgraça do PAIGC, obrigou o rompimento destes dois povos irmãos. 

No entanto, de 1980 até ontem, não havia uma representação diplomática Cabo-Verdiana na Guiné-Bissau, e pela primeira vez na história dos dois países, estamos assistindo uma visita oficial de um presidente de Cabo Verde na terra de Amilcar Cabral, parabéns General Umaro Sissoco Embalo. 

Por amor à Pátria vou falar com explícitude sem nenhum temor, pela incompetência dos malignos cidadãos levaram fim desse período da convivência democrática entre nós, daí que Cabo Verde não tem Embaixada na Guiné-Bissau, portanto é de absoluta importância reconhecer este aspeto do atual regime. 

Esperamos que depois dessa visita que venha a ser o da retoma da cooperação mútua entre nós, e o momento em que finalmente poderemos vir a assistir ao restabelecimento das novas relações diplomáticas para com o nosso povo irmão.

É a hora da retoma dos nossos laços de Família, que visa a reabertura e revitalizações das ações conjuntas para uma finalidade, por um objetivo em comum, isto é, uma relação baseada entre dois irmãos patriotas para o regresso das actividades sociais e culturais com a presença do povo Guineense e o povo CaboVerdiano.

O diplomacia é o forte do novo regime Guineense, é bom lembrar de que, o Aristides Gomes e o seu conselheiro especial DSP agonizaram a nossa diplomacia com os Zambranistas, e só ressurgirá se for reconstruída radicalmente como está sendo feito agora. 

Os teatros dos Zambranistas estão fechados, muitos com previsão de reabrir daqui a 20 anos. 

Um professor de Direito Constitucional vistou à pátria tropical, abençoado por Deus e bonito por estes dias quentes da nossa querida amada Guiné-Bissau.

 Professor, primeiramente, o assunto que gostaria de dizer ao senhor; é tirar a limpo, pelo menos, refiro-me a entrevista triste do enganador profissional DSP que disse que é imoral essa visita,

bem vindo Esta é a Nossa Pátria Bem Amada.

Sob ponto de vista específico de um homem da lei que o Professor é, não há dúvida realmente de que o PR está perante uma sociedade difusa atomizada, mal preparada, maluca, escravizada, mal informada e guiada por menoria extremamente agressiva ativa e informada, a culpa daqueles que Governaram o país desde a Independência das Colónias Portuguesas em África (PAIGC).

Nós Cidadãos Guineenses, aprendemos organicamente violentado a nossa própria tradição de estabilidade política e democrática, o pior mal do país é um órgão que detém o monopólio do desenho da instituicionalidade do país e não tem nehuma responsabilidade com a sanidade da vida pública do nosso Estado democrático de Direito e nem pela qualidade de vida do povo Soberano.

O comportamento do PAIGC e dos titulares de órgãos de soberania nacional que reside no povo revogaram formalmente a Constituição da República pela violação sistêmica das leis Republicanas. 

Sou um democrata de raiz defendo que na Guiné-Bissau é imperativo ou mais do que necessário, mudar a institucionalidade do país, esse impasse estratégico será resolvido um dia com natureza da política de caráter democrático, matar o PAIGC significa caminho para democracia e RESTITUIR os valores da pátria

Afirma o Democrata em ação.

Audiência do Primeiro Magistrado de Nação, com o Conselho Nacional da Juventude do País (CNJ)...-Os Sindicatos de Base dos Órgãos Públicos de Comunicação Social...-Orange Bissau e Spacetel Guiné-Bissau

11h45 - Os Sindicatos de Base dos Órgãos Públicos de Comunicação Social; 12h15 - Orange Bissau e Spacetel Guiné-Bissau; 12h30 - Aissatu Forbs Djalo Presidente do CNJ. 

Cumprimentos de despedida do Sr. Fahad Aldosay, Embaixador do Reino da Arábia Saudita para a Guiné-Bissau em fim de missão.



 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Lançamento da primeira pedra para a construção da Auto-estrada Aeroporto/Safim.

Ministério Das Obras Publicas, Habitação e Urbanismo

Lançamento da primeira pedra para a construção da Auto-estrada Aeroporto/Safim.

Data: 22 de janeiro ( sexta-feira)

Hora: 9H00

Local: Rotunda de Aeroporto

-------------------------------------

Leia Também: 

Ministério Das Obras Publicas, Habitação e Urbanismo

MOPHU / fundo de Conservação Rodoviárias em acção,  mãos em obras através do Ministério das Obras Públicas Habitação e Urbanismo...

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

LUTO: Morreu o homem mais velho de Angola

Por Xé - Agora Aguenta

Palata Kassanga, de 120 anos de idade, nascido em 1900, foi encontrado morto nesta segunda-feira, 18 de Janeiro, na sua residência, em Mavinga, província do Cuando-Cubango. É provável que, até a sua morte, ele era o homem mais velho do mundo.

O ancião, que também era soba, em vida disse  que o segredo para a longevidade vital estava no facto de não fumar nem consumir bebidas alcoólicas. A sua última esposa, de 56 anos, com quem manteve o relacionamento nos últimos 4 anos, disse que o homem com idade mais longínqua só comia funge, massango, kizaca, mandioca, carne de caça e bebia bastante kissangua.

Segundo a reportagem da Rádio Nacional, o  angolano casou-se 4 vezes, teve 29 filhos, netos, bisnetos e não chegou a ser registado no livro do Guinness para ocupar a categoria do homem, provavelmente, mais velho do mundo, já que actualmente a proeza foi dada à japonesa de 118 anos.

CEDEAO. Cabo Verde promete ser mais interventivo com embaixada na Nigéria

© Lusa

Por LUSA 19/01/21 

O Governo cabo-verdiano oficializou a criação de uma Embaixada na Nigéria, justificada com a importância daquele país e para ser "mais interventivo" nas decisões da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que Cabo Verde integra desde 1976.

A criação daquela embaixada foi oficializada pelo decreto-lei 6/2021, de 15 de janeiro, promulgado pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, no qual o Governo cabo-verdiano justifica a medida com a "necessidade de se garantir uma melhor cobertura diplomática na sub-região oeste africana" e assim "assegurar uma mais eficaz proteção dos interesses nacionais".

Destaca ainda que a República Federal da Nigéria é "estratégica para qualquer país da África ocidental", face "ao seu peso político e económico" na sub-região e por ser o Estado-sede da CEDEAO.

"Tornando-se, por isso, indispensável uma presença permanente e ao mais alto nível de Cabo Verde", para "incrementar relações bilaterais entre os dois países e acompanhar sistemática e ativamente a evolução do processo de integração regional, assegurando melhor inserção do país na sub-região", lê-se ainda.

Além disso, o Governo de Ulisses Correia e Silva também diz estar "ciente de que o país deve ser mais interventivo no processo de formação das decisões da CEDEAO".

A CEDEAO é composta por 15 países situados na região da África ocidental - Cabo Verde, enquanto arquipélago, é o único sem fronteira terrestre com os restantes - e que partilham simultaneamente laços culturais e geopolíticos, mas também interesses económicos comuns.

Além de Cabo Verde, integram a CEDEAO o Benim, Burquina Faso, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.

Antes da criação formal da Embaixada, o antigo presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, ilha de Santiago, Francisco Tavares, foi nomeado embaixador de Cabo Verde na Nigéria em julho de 2020, mas o nome foi criticado no país por ser um "embaixador político".

Já este mês, o Governo anunciou a sua substituição, justificada com a mudança de estratégia política para a integração do país na CEDEAO e na Zona de Comércio Livre Africana já em vigor. Outra razão que levou o Governo a fazer esse reajuste tem a ver com a necessidade de "defender melhor" a condição de Cabo Verde ser um pequeno país arquipelágico, insular e com um mercado muito reduzido.

"Temos de ter muito cuidado nas negociações e a prudência recomenda uma mudança de estratégia para defendermos melhor os nossos interesses", afirmou em 06 de janeiro o então ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares - que pediu a demissão alguns dias depois, devido à polémica nomeação de um cônsul nos Estados Unidos associado à extrema-direita em Portugal -, mas sem indicar quem será o novo embaixador na Nigéria.

O acordo de livre comércio em África cria um mercado único de 1,3 mil milhões de pessoas com um Produto Interno Bruto de 3,4 mil milhões de dólares, o equivalente a cerca de 2,7 mil milhões de euros, e abrange a grande maioria dos países africanos.

De acordo com o Centro de Política Comercial Africana na Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), essa zona comercial vai duplicar o volume de trocas no continente em 20 anos, de 15 para 30%, dos bens transacionados no continente até 2040.

A nível dos países lusófonos do continente, o acordo já foi ratificado por Angola, Cabo Verde, Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe, mas Guiné-Bissau e Moçambique ainda não o fizeram.

Bebé abandonada em caixa de sapatos junto a contentor do lixo

© Reprodução TV BAHIA

Notícias ao Minuto  19/01/21 

Criança tinha, no máximo, quatro horas de vida quando foi encontrada.

Uma bebé foi encontrada abandonada dentro de uma caixa junto a um contentor do lixo, no Brasil. A menina teria no máximo quatro horas de vida, revelaram médicos.

A bebé foi encontrada por moradores locais, do bairro Mussurunga, em Salvador, dentro de uma caixa de sapatos. Vestia apenas uma fralda.

Os serviços de emergência foram chamados ao local e a bebé transportada para o hospital.

"Ela estava calada. Não estava a chorar. Até pensávamos que estava morta, mas não estava", diz uma das pessoas que encontrou a criança.

As autoridades garantiram que se nenhum tutor aparecer até a criança ter alta, esta será entregue aos serviços sociais do Estado.

Segundo a Globo, até ao momento, nenhum familiar da criança apareceu.

Melania Trump despede-se da Casa Branca com apelos ao amor e à paz

© Twitter

Notícias ao Minuto  18/01/21 

Melania Trump despediu-se esta segunda-feira, dois dias antes de sair da Casa Branca, com uma mensagem em que instou os cidadãos dos EUA a "escolher o amor ao ódio" e "a paz à violência".

Os termos da despedida de Melanio contrastam com o ambiente de tensão que se vive no país, depois do assalto ao Capitólio por apoiantes do seu marido, em 06 de janeiro, que provocou cinco mortos.

Em vídeo, distribuído pela Casa Branca, com uma duração de sete minutos, Melania afirmou: "Devemos centrar-nos em tudo o que nos une, superar o que nos divide e escolher sempre o amor ao ódio, a paz à violência".

Apesar destas palavras amáveis, os Trump (Donald e Melania) vão romper uma das tradições mais antigas da investidura presidencial e sair da Casa Branca sem receber os seus sucessores, o democrata Joe Biden e a sua esposa, Jill.

De resto, Donald Trump ainda não reconheceu a vitória eleitoral de Joe Biden, no escrutínio de 03 de novembro, e mantém as alegações, nunca provadas e rejeitadas em vários tribunais, de "fraude eleitoral".

Biden teve mais seis milhões de votos de cidadãos do que Trump e 306 votos do Colégio Eleitoral, ao passo que Trump se ficou pelos 232.

A cerimónia de investidura de Joe Biden está marcada para quarta-feira, dia 20.

A segurança da cerimónia obrigou à deslocação para Washington de mais de 20 mil efetivos da Guarda Nacional.

BOTCHE CANDÉ ELEGE 2021 COMO ANO DE UNIDADE E DE COMBATE AOS CRIMES ORGANIZADOS


O Ministro do Interior, Botche Cande, elegeu, esta segunda-feira, 18 de Janeiro, 2021 como  ano de unidade nacional e de combate ao crime organizado na Guiné-Bissau e pede às forças de segurança para acompanharem-no na concretização desse desígnio nacional.

Depois de receber os cumprimentos de novo ano por parte das mulheres de diferentes estruturas do Ministério do Interior, Botche Cande desafiou as forças de segurança a trabalharem para limpar a imagem do país.

“Mostrem à população que vamos combater o crime organizado e o tráfico de drogas. Devemos trabalhar juntos para desenvolver o país. Não vamos só prender os ladrões, mas também devemos sensibilizar as pessoas que querem dividir os guineenses” disse, afirmando que é preciso que os guineenses se unam para promover o desenvolvimento nacional.

Botche Cande afirmou que existem pessoas interessadas em ver a desunião entre os guineenses, desafiando as forças de segurança a combater aquelas pessoas, porque “isso faz parte da paz e tranquilidade. Mas é preciso unirmo-nos e abraçarmo-nos para desenvolvermos a Guiné-Bissau”, adiantando que atualmente existe segurança para toda população.

As mulheres apelaram ao Ministro do Interior a usar a sua influência junto do Ministério das Finanças para que sejam pagas as promoções feitas em 2017 e que sejam promovidas ainda mais mulheres das diferentes estruturas do Ministério do Interior.

Em resposta, Botche Cande prometeu não só promoções, mas também pagar todas as promoções feitas anteriormente, assim como condecorar, anualmente, policias destacados, como forma de incentivar a conetividade e dignificar o trabalho dos agentes da força de segurança.

O democrata

A Equipa Técnica da Comissão Interministerial para drenagem de troncos de madeira inicia em Bafatá as operações de recolha dos troncos.

Constituída por elementos do Ambiente, Guarda Nacional e Polícia Judicial, a equipa esteve em Sintchan Bobo, sector de Ganadu, região de Bafatá.

Radio Bantaba

Embaixador da Arábia Saudita não residente em fim da missão na Guiné-Bissau. Fahod Al Dosry despediu-se do Presidente da República.

Radio Bantaba

GUINÉ-BISSAU: A ALTA COMISSÁRIA PARA COVID-19, QUER O CANCELAMENTO DO FESTEJO DA CARNAVAL


A alta comissária para luta contra COVID-19 no pais, Magda Nely Robalo, informou hoje que propostou ao governo o cancelamento da comemoração da festa popular de Carnaval para este ano devido nova propagação da doença.


Magda Robalo falava aos jornalista no final desta tarde, numa conferencia de imprensa para informar das novas medidas a serem implementadas no país. Na qual acusou o Governo liderado pelo Nuno Gomes Nabiam de estar a violar as regras estabelecidas.

"Na semana passada tivemos a primeira reunião com Secretaria de Estado da Cultura e ainda hoje, para planearmos sobre realização ou não e a forma de celebração da festa de Carnaval. No concelho dos ministros, recomendamos o seu cancelamento e que no entanto prometemos informar as conclusões". Frisou.

Questionada sobre o inicio da nova epoca desportiva (GUINES-LIGA), prometeu pronunciar-se após o encontro com secretaria de estado de desportos.

Segundo dados desponiveis, até data presente, o país já registou 2510 positivos e 2405 recuperados, 54 ativos e 45 já mortos pela COVID-19.

RJGB / Radio Bantaba 

Jantar oficial oferecido ao Chefe de Estado de Cabo Verde e a sua delegação.














 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Presidente Jorge Carlos Fonseca, foi agraciado com a medalha “AMILCAR CABRAL”, a mais alta condecoração nacional, por se tratar de um acontecimento de grande importância e de relevante significado, visto que é a primeira vez, desde a nossa independência nacional, que recebemos uma visita de um Chefe de Estado cabo-verdiano.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Presidente Jorge Carlos Fonseca, foi agraciado com a medalha “AMILCAR CABRAL”, a mais alta condecoração nacional, por se tratar de um acontecimento de grande importância e de relevante significado, visto que é a primeira vez, desde a nossa independência nacional, que recebemos uma visita de um Chefe de Estado cabo-verdiano.

Após a cerimónia de condecoração os Chefes de Estado passaram em revista o estado das relações bilaterais entre a Guiné-Bissau e Cabo Verde. Da sua troca de impressões, reiteraram a importância de se superar algum retraimento diplomático que, entre os dois países, se verificou nos últimos anos.