quinta-feira, 4 de abril de 2024

Presidente do Quénia inicia visita de Estado de três dias à Guiné-Bissau

Por Presidência da República da Guiné-Bissau  04/04/2024

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, recebeu com as devidas honras militares, o seu homólogo, William Ruto, Presidente do Quénia, que inicia hoje uma visita de Estado de três dias à Guiné-Bissau.🇬🇼🇰🇪 


Leia Também: O Presidente da República convidou o seu homólogo William Ruto a fazer uma passeata no a centro de Bissau   


INEP, realiza sessão de homenagem póstuma ao antigo director falecido Professor Dr. Leopoldo Amado


 Radio TV Bantaba 

O Presidente da República convidou o seu homólogo William Ruto a fazer uma passeata no a centro de Bissau


  Presidência da República da Guiné-Bissau 

Completada construção da maior câmara digital de sempre... Foram necessários nove anos para completar o projeto.

© SLAC National Accelerator Laboratory

Notícias ao Minuto   04/04/24 

Foi completada a construção da LSST Camera, a maior câmara digital alguma vez criada e que ficará instalada no Observatório Vera Rubin no Chile.

A LSST Camera conta com 3,2 mil milhões de pixels e demorou nove anos a ser construída, tendo como objetivo o programa Legacy Survey of Space and Time - uma observação completa e constante do Espaço durante os próximos dez anos e reunirá um total de 60 petabytes.

Esta câmara digital ajudará a criar algo semelhante a uma ‘timelapse’ do Espaço e a reunir informação que servirá para ajudar a treinar outros telescópios e observatórios, conta o site Gizmodo.

“Vamos começar a produzir em breve o maior filme de todos os tempos e o mapa do céu noturno com mais informações alguma vez criado”, declarou o astrofísico Željko Ivezić.



Leia Também: Geração criativa por IA obriga humanos a ter de "avaliar o que é bom"

ITÁLIA: Esta ilha tem excesso de cabras. Precisa de uma? É só conseguir apanhá-la

© Shutterstock

Notícias ao Minuto   04/04/24 

As pessoas podem levar até 50 cabras e, idealmente, os responsáveis da ilha gostavam que fossem domesticadas, mas não se oporão a qualquer outro destino que seja dado aos animais.

O presidente da câmara de Alicudi, uma ilha italiana, está a oferecer cabras aos habitantes, depois de estes animais terem-se reproduzido num número maior do que o habitual.

De acordo com o que conta a CNN Internacional esta quinta-feira, estes animais sempre existiram na ilha siciliana, mas este ano o número de cabras é seis vezes o número desejável.

Idealmente, o número de cabras deveria rondar os 100, mesmo número de habitantes que residem na ilha. Segundo o que o presidente, Riccardo Gullo, explicou à publicação norte-americana, a única coisa que os precisam fazer para ficar com estes animais é... apanhá-los.

A iniciativa foi criada porque começaram a invadir propriedades e jardins privados, criando caos na vida normal da ilha. As cabras foram introduzidas na ilha há 20 anos por um agricultor que as libertou, mas nunca antes se tinham reproduzido nesta dimensão.

Os habitantes que quiserem ter até 50 cabras podem fazer o pedido até 10 de abril, mas o responsável da ilha já explicou que o prazo será prolongado até esta população estar controlada. A única coisa que precisam fazer é informar as autoridades e pagar cerca de 16 euros, para tornar a 'adoção' oficial.

"Dezenas de pessoas têm procurado esta iniciativa desde que a anunciámos", referiu Gullo, exemplificando com um homem de uma ilha vizinha, Vulcano, que tem uma fábrica que produz queijo de cabra.

"Idealmente, gostávamos que as pessoas tentassem domesticar os animais em vez de os comerem", explicou, dizendo que as autoridades não vão abrir quaisquer diligências em relação ao  futuro que se der a estes animais.

Depois de oficializarem o processo, as pessoas terão duas semanas para apanhar estes animais e retirarem-nos da ilha.



Leia Também: Cabras tibetanas clonadas com a mesma técnica da Dolly

"A GUINÉ-BISSAU ESTÁ MUITO LONGE DE CONSEGUIR COMBATER A DESIGUALDADE DE GÊNERO", AFIRMA MAGDA NELY ROBALO

Por  Alison Cabral  04/04/2024
A antiga ministra de Saúde Pública, Magda Nely Robalo, afirmou em Bissau, que a Guiné-Bissau está muito longe de conseguir combater a "desigualdade de gênero" entre os homens e as mulheres.

"A mulher na sociedade guineense ainda tem um papel muito  "subalterno". A mulher é vítima dos mãos tratos e de várias formas de violência doméstica, econômica, psicológica, física e sexual", afirmou Magda Nely Robalo.

Antiga ministra da Saúde Pública, e Ex-Alta-Comissária para a Covid-19 na Guiné-Bissau, falava à imprensa ontem, 03 de abril, no final da vigília em homenagem às duas mulheres assassinadas na região de Gabú, denominada “Cinco Minutos de Silêncio”, organizada pela Liga Guineense dos Direitos Humanos na Casa dos Direitos em Bissau.

Bxo, 04 de abril de 2024

O jornalista Alison Cabral "AC".

Presidente do Quénia inicia visita de Estado de três dias à Guiné-Bissau

© faladepapagaio

POR LUSA    04/04/24 

O Presidente do Quénia, William Ruto, iniciou hoje uma visita de Estado de três dias à Guiné-Bissau a convite do seu homólogo, Umaro Sissoco Embaló, que o acolheu no aeroporto de Bissau com "muita festa" do folclore guineense.

A companhado da esposa e de uma filha, Ruto foi recebido ao som de batuques e danças tradicionais das etnias da Guiné-Bissau e, de seguida, após cumprimentar as autoridades civis e militares e o corpo diplomático, foi agraciado com um 'pano de pente', peça utilizada no país também em sinal de boa hospitalidade.

William Ruto será condecorado na sexta-feira com a mais alta insígnia da Guiné-Bissau e de seguida os dois Presidentes farão uma declaração à imprensa no palácio da presidência guineense.

Ruto depositará coroas de flores no mausoléu dos Heróis Nacionais Amílcar Cabral, "pai" da independência da Guiné e Cabo Verde, e João Bernardo 'Nino' Vieira, falecido ex-presidente guineense.

O Presidente queniano manterá, também na sexta-feira, um encontro de trabalho com o primeiro-ministro, Rui Duarte de Barros, e no mesmo dia animará uma palestra, na Universidade Lusófona de Bissau, sobre "Integração: África, avanços e desafios".

William Ruto fará de seguida uma visita à zona do Bissau Velho, a baixa da capital guineense, recentemente reabilitada.

A visita será guiada pelos ministros guineenses da Administração Interna, Marciano Barbeiro, e das Obras Públicas, Fidelis Forbs, na companhia do presidente da Câmara Municipal de Bissau.



Leia Também: Sociedade civil guineense denuncia aumento de casos de feminicídio

Primeiro-ministro senegalês deve agora anunciar formação do seu executivo.


 RFI Português 

O Presidente do APU-PDGB, Nuno Gomes Nabiam despediu-se ontem dos amigos familiares e compatriotas do Partido para ir cumprir o ritual tradicional do Fanado (Balanta) que acontecerá na zona Norte do País.


  Radio Voz Do Povo

DESPACHO № 54/GMF/2024: Nomear o Senhor Malam Sisse para exercer, em comissão de serviço, às funções de Diretor de serviço de Grandes Empresas.

Presidente da República, aconselha Governo para reforçar e fiscalizar o presente campanha de comercialização da Castanha de Cajú a nível do território Nacional


  Radio TV Bantaba

Chegada de Sua Excelência WILLIAM RUTO Presidente da Repúblicado Quênia



  Presidência da República da Guiné-Bissau 

Barcos não tripulados ameaçam a segurança marítima de África

© iStock

POR LUSA   04/04/24 

A utilização de barcos não tripulados em operações ofensivas nos mares Negro e Vermelho está a ameaçar a segurança marítima em África, alertam analistas do Instituto de Estudos de Segurança (ISS) num artigo publicado hoje.

Os Estados africanos devem "compreender a potencial ameaça que representam as embarcações sem tripulação", incluindo drones marítimos, "e as lacunas legais existentes para atenuar as consequências da inevitável disseminação desta tecnologia", escrevem Denys Reva e Johanna Ramachela, especialistas nesta área.

Um drone marítimo, ou USV, é um barco sem piloto, controlado remotamente, que pode operar no mar e atualmente já estão a ser utilizadas variantes desta tecnologia para vigilância, monitorização de portos e instalações 'offshore' de petróleo e gás, deteção de poluição marinha e levantamentos oceanográficos.

De acordo com o ISS, prevê-se que os sistemas não tripulados sejam rapidamente utilizados em ataques diretos a infraestruturas marítimas, o que é "preocupante para os Estados africanos já que não dispõem de recursos para monitorizar eficazmente as suas zonas marítimas, para intercetar o contrabando e o tráfico e responder a incidentes de segurança marítima que se desenrolam rapidamente".

Os especialistas recordam os ataques de rebeldes Huthis, desde fevereiro, utilizando USVs no Mar Vermelho e a interceção de um navio com destino ao Iémen com várias armas e componentes de USV a bordo, incidentes que ocorrem "numa altura em que as forças navais mundiais demonstram um interesse crescente no impacto estratégico desta tecnologia".

A utilização bem-sucedida de navios sem tripulação, especialmente no âmbito da guerra da Rússia contra a Ucrânia, pode ser vista como uma garantia para os principais países fabricantes de armas, estando o Reino Unido, a França, a Turquia e a China a desenvolver uma "sofisticada tecnologia de drones navais", enquanto outros países, incluindo a África do Sul, estão a acelerar o desenvolvimento desta tecnologia.

No entanto, as características que tornam estas embarcações não tripuladas atrativas e inovadoras para as marinhas convencionais também as tornam apelativas para os atores não estatais, advertem os analistas.

Embora os Huthis não estejam necessariamente alinhados com grupos armados ativos em África, "existe uma rota de contrabando de armas bem documentada que opera entre o Iémen e a Somália", referem os especialistas do ISS.

"A introdução de navios sem tripulação como fonte de potencial insegurança marítima poderia agravar a insegurança existente em África", insistem.

LUZF/ANP // ANP

Lusa/Fim


Senegal tem duas primeiras-damas. Presidente é polígamo... Bassirou Diomaye Faye é adepto da poligamia, tal como um terço das pessoas casadas no Senegal.

© Cem Ozdel / Getty Image

Notícias ao Minuto   04/04/24 

O novo presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, tomou posse na terça-feira, 2 de abril, em Dacar, na presença das suas duas mulheres, sendo aplaudido de pé pela multidão que assistia ao momento.

Tal como um terço das pessoas casadas deste país africano, o chefe de Estado senegalês é adepto da poligamia.

Bassirou é casado com Marie Khone há 15 anos, com quem tem quatro filhos, e com Absa, há cerca de um ano. Perante isto, o Senegal tem agora duas primeiras-damas.

Realça a France Presse que, ao tomar posse acompanhado pelas suas duas mulheres, Bassirou “acenou” aos muçulmanos do país, que são a maioria no Senegal. A poligamia é uma prática tradicional entre os muçulmanos senegaleses, especialmente em zonas rurais.

A poligamia do presidente do Senegal foi intensamente debatida na comunicação social e redes sociais. Contudo, Bassirou sempre se mostrou confortável e até "orgulhoso" da sua situação conjugal.

O Islão permite que os homens tenham até quatro esposas, desde que tenham recursos para as sustentar e passem igual tempo com cada uma delas.

Recorde-se que, apesar fazer parte da cultura de alguns povos, nem todos concordam com esta prática. Muitas mulheres no Senegal, por exemplo, já se demonstraram contra e um relatório do Comité dos Direitos Humanos da ONU já declarou que esta tradição contribuiu para a discriminação contra as mulheres.



Leia Também: Bassirou Diomaye Faye tomou posse como quinto Presidente do Senegal

BRASIL: Filho mais novo de Lula da Silva acusado de violência doméstica

© Luís Cláudio Lula da Silva

Notícias ao Minuto   04/04/24 

Médica denunciou ser vítima de violência doméstica desde janeiro, tendo inclusivamente relatado ter sido agredida com uma cotovelada na barriga.

O filho mais novo do presidente brasileiro Lula da Silva foi acusado de violência doméstica pela ex-companheira, na terça-feira.

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) determinou que Luís Cláudio Lula da Silva, de 39 anos, não se aproxime da ex-namorada, Natália Schincariol, e deixe o apartamento em que o casal morava, depois de ter considerado que o relato da mulher de 29 anos é “coerente e verossímil”, segundo o Correio Braziliense.

O mesmo meio adiantou que o filho do chefe de Estado poderá retirar os seus pertences da habitação apenas se estiver acompanhado por um oficial de justiça e sob supervisão da ex-companheira.

A médica denunciou ser vítima de violência doméstica desde janeiro, tendo inclusivamente relatado ter sido agredida com uma cotovelada na barriga. Natália Schincariol disse ainda ter sido alvo de violência “verbal, psicológica e moral” que se foi “intensificado ao longo do tempo”, depois de ter descoberto traições por parte de Luís Cláudio.

A jovem viu-se também obrigada a afastar-se do emprego durante um mês devido ao trauma, tendo sido hospitalizada com crises de ansiedade. Foi, além disso, ameaçada, chamada de “doente mental, vagabunda, louca”, e manipulada a não denunciar as agressões, “sob a alegação de que o agressor é filho do presidente e que possui influência para se safar das acusações”.

"O meu pai vai proteger-me e vais sair a perder, vou acabar com a tua alma. Vou dizer a todos que és uma louca, ninguém acreditará em ti, tenho poder e não tens nada", terá dito Luís Cláudio, segundo a médica.

O filho de Lula da Silva também manteria relações sexuais "sem proteção" com outras mulheres, colocando Natália "em risco conscientemente". Ao longo dos dois anos em que viveram juntos, a jovem adiantou ainda que Luís Claúdio chegava a casa alcoolizado e tentava entrar no seu quarto mesmo que a companheira não quisesse.

Ainda assim, a médica salientou, nas redes sociais, que o presidente do Brasil “não tem nada a ver com isto”, tendo apelado a que os internautas “deixem o Lula e a família dele em paz”.

“Parem de responsabilizar os familiares por maldades de um homem adulto de 40 anos. São pessoas totalmente diferentes. Respeitem a família Lula”, disse.

Por seu turno, Luís Cláudio publicou uma nota assinada pela advogada Carmen Silvia Costa Ramos Tannuri, na qual rejeitava as “fantasiosas declarações”

“Na condição de advogada de Luís Cláudio Lula da Silva, tomamos conhecimento das fantasiosas declarações que teriam sido proferidas pela médica, atribuindo ao nosso cliente inverídicas e fantasiosas agressões, cujas mentiras são enquadráveis nos tipos dos delitos de calúnia, injúria e difamação, além de responder por reparação por danos morais, motivos pelos quais serão tomadas as medidas legais pertinentes”, lê-se.