terça-feira, 17 de março de 2020

Guiné Bissau Sta D Luto


SO Sabi

7 passos simples para se proteger do coronavírus

Esses são os 7 passos simples para proteger os outros e a si mesmo do #coronavírus.

ONU na Guiné-Bissau

ECOWAS Measures to Prevent and Contain the Spread of Coronavirus Disease 2019 (COVID-19)

ECOWAS Statement on Corona Virus Disease 2019 (COVID-19)




Comunicado do Ministério da Saúde Pública sobre as medidas de prevenção de coronavírus na Guiné-Bissau.



Aliu Cande

Presidência da República: Mensagem de condolências pela morte do antigo presidente da República de Transição, Aladje Manuel Serifo Nhamadjo.


Aliu Cande

GOVERNO DA GUINÉ BISSAU PROMOVE ATIVIDADE DA LIMPEZA NA AVENIDA DOS COMBATENTES LIBERDADE DA PÁTRIA COM OBJETIVO DE PREVENIR A PANDEMIA O CORONAVIRUS. HOJE 17/03/2020




Por último participaram também na limpeza do espaço Verde, Sua Excelência Primeiro Ministro Eng. Nuno Gomes Nabiam e Sua Excelência Ministro do Interior Sr. Botché Candé.






Ainda na limpeza na chapa de Bissau. De esquerda para a direita estão os Srs. Juca Intchama diretor de saneamento, Mário Fambé Secretário de Estado e Silvano Quinta responsável de Matadouro.



Estão em ação o Ministro da tutela Dr. Fernando Dias, Secretário de Estado da Ordem Pública Sr. Mário Fambé e o Presidente da CMB em exercício Dr. Luís Enchama.





Vice-presidente Sr. Luís Enchama à trabalhar lado ao lado com as tropas, numa acção de limpeza no âmbito da prevenção de Coronavirus.


Já iniciou a limpeza, começando por baixo da passadeira que fica entre a Polícia Judiciária e o Mercado Bandim.


Junior Gagigo / CamaraMunicipal de Bissau

COVID-19 - Guiné-Bissau fecha fronteiras e cancela voos vindos de qualquer país


As autoridades da Guiné-Bissau anunciaram hoje o encerramento das fronteiras e a interdição à aterragem de voos no aeroporto de Bissau, a partir de quarta-feira, no âmbito das medidas de prevenção para combater a pandemia do novo coronavírus.

As medidas foram anunciadas aos jornalistas por Presidente da Republica da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló.

"Vamos fechar as nossas fronteiras a partir de amanhã [quarta-feira] e não há voos de nenhum país", afirmou o general.

Por Lusa

Mensagem a nação do Presidente da República de Guiné-Bissau.


General de Povo Umaro Sissoco Embalo

MORREU EM LISBOA MANUEL SERIFO NHAMADJO - Rádio África FM Bissau


Morreu o antigo Presidente da República de Transição, Eng. Aladje Manuel Serifo Nhamadjo. Como alto diligente do Paigc e deputado da Nação, Nhamadjo foi vice-presidente da Assembleia Nacional Popular, Presidente da Comissão Organizadora da Conferência de Reconciliação Nacional e desempenhou várias funções na Administração Pública guineense.

O presidente Aladje Nhamadjo faleceu em Lisboa vítima de uma doença prolongada

GLÓRIA ETERNA E PAZ A SUA ALMA


COVID-19 - Cientistas descobrem como o sistema imunitário combate o coronavírus

A investigação científica foi divulgada hoje.


Um grupo de cientistas australianos descobriu como o nosso sistema imunitário combate o novo coronavírus.

O artigo científico que dá conta da descoberta foi publicado, esta terça-feira. Os cientistas do Instituto de Infeções e Imunidade Peter Doherty, da Universidade de Melbourne, alegam que a reação do sistema imunitário contra o novo vírus é semelhante à da gripe.

Mais concretamente, os investigadores concluíram que as células que surgem mesmo antes da recuperação são as mesmas que as que aparecem quando uma gripe se cura. 

Apesar de esta parecer uma ideia que já todos sabíamos, a verdade é que em termos científicos até agora tratava-se de uma hipótese pouco fundamentada.  Por isso, esta informação poderá ser fundamental para o tratamento e criação de uma vacina eficaz contra a doença Covid-19.

Os Estados Unidos começaram, esta segunda-feira, a testar em humanos uma vacina que proteja as pessoas do contágio pelo novo coronavírus que causou a pandemia de Covid-19, anunciou o Instituto Nacional de Saúde norte-americano. Segundo o organismo estatal, especialistas administraram uma vacina ao primeiro de 45 voluntários, todos adultos saudáveis, com idades entre os 18 e os 55 anos, que participarão nesta investigação, nas próximas seis semanas.

noticiasaominuto.com

Leia Também: AO MINUTO: Portugal com 448 infetados; Registado primeiro caso na Madeira

Portugal: ESTADO DE SITIO - Por causa da Coronavírus


Sarathou Nabian 

COVID-19 - Cabo Verde declara emergência, interdita voos de Portugal e outros países

O primeiro-ministro cabo-verdiano anunciou hoje a interdição dos aeroportos de Cabo Verde, a partir de quarta-feira, a todos os voos provenientes de Portugal e restantes países europeus afetados pela pandemia de Covid-19, declarando a situação de emergência.



Num encontro com a sociedade civil, na Praia, sobre a pandemia de Covid-19, que em Cabo Verde ainda não registou qualquer caso confirmado, Ulisses Correia e Silva anunciou a declaração da situação de emergência, ao nível da proteção civil.

Além de Portugal, a interdição às ligações aéreas que entram em vigor a partir de quarta-feira afetam ainda os voos provenientes do Brasil, Estados Unidos da América, Senegal e Nigéria.

A interdição vai vigorar, pelo menos, nas próximas três semanas, adiantou o primeiro-ministro.

noticiasaominuto.com

Leia Também: Suspensa emissão em Cabo Verde de vistos para 19 países europeus

Devido à pandemia do Covid-19, o Centro American Corner sito na Escola Normal Superior Tchico Te estará fechado até uma data a ser anunciada. Agradecemos a todos por sua compreensão e cooperação.

Representação da Embaixada dos Estados Unidos em Bissau

Bom dia ermos Guineense hoje Diretor Executivo de Fundo, Sr. Jose Carlos Iancuba Djalo retoma -se ao seu lugar

Mustafa Cassamá

NO COMMENT


Concentração de funcionários de estado para limpeza da Avenida Combatentes da Liberdade da Pátria, com objetivo de prevenir a pandemia o Coronavirus.





Também participaram forças armadas e agentes da PIR



CamaraMunicipal de Bissau

DIREITOS HUMANOS - Relatório norte-americano aponta falhas nos PALOP

O Departamento de Estado norte-americano publicou o relatório anual do sobre os direitos humanos. GIANLUIGI GUERCIA/AFP
Texto por: RFI

Relatório norte-americano sobre Direitos Humanos destaca corrupção e violência doméstica em São Tomé e Príncipe, detenções e mortes arbitrárias em Moçambique, impunidade e corrupção na Guiné-Bissau, aponta falhas na protecção das crianças em Cabo Verde, e cultura da impunidade e corrupção em Angola.

Divulgado, esta quarta-feira, o relatório anual do Departamento de Estado norte-americano sobre os direitos humanos relativo a 2019.

No que aos países africanos de expressão portuguesa diz respeito, pode ler-se no documento que o Governo de Angola deu passos importantes para punir os abusos de direitos humanos, mas alerta que a impunidade das autoridades e uma aplicação uniforme da legislação anticorrupção continuam a ser um grave problema no país.

Sobre Cabo Verde, o Departamento de Estado reconhece as medidas tomadas para investigar e punir violações dos direitos humanos, mas denuncia falhas que persistem na protecção das crianças da violência e do trabalho em condições precária e alerta, igualmente, para a violência contra mulheres e meninas.

Corrupção e impunidade são principais problemas da Guiné-Bissau. Diz o relatório norte-americano que as más condições das prisões, falta de independência judicial, corrupção, impunidade, tráfico de pessoas e alegado envolvimento das autoridades no narcotráfico são os maiores problemas que afetam os direitos humanos na Guiné-Bissau.

O departamento de Estado norte-americano, também, identificou problemas de direitos humanos em Moçambique, durante 2019. Detenções e mortes arbitrárias pelas forças de segurança, más condições de prisão, corrupção, violência contra as mulheres e ineficiência judicial foram alguns dos identificados.

Em São Tomé e Príncipe, a corrupção de altos funcionários, longas prisões preventivas e ampla violência doméstica e contra mulheres são os principais problemas.

ESPANHA - Um país em quarentena. O vazio que preenche as ruas de Espanha

A vida que preenchia as ruas das principais cidades de Espanha deixou de existir após o governo ter decretado quarentena obrigatória em todo o país.

Um país em quarentena. O vazio que preenche as ruas de Espanha


Depois de o governo espanhol ter decretado quarentena para todo o país, as ruas de Espanha são agora apenas um reflexo daquilo que outrora foram. 

A medida, que entrou em vigor esta segunda-feira, implica que apenas as deslocações estritamente essenciais possam ser realizadas, durante, pelo menos, 15 dias.

O governo espanhol aprovou medidas que considerou "drásticas" para combater o novo coronavírus e que incluem a proibição a todos os cidadãos de andar na rua a não ser para irem trabalhar, comprar comida ou à farmácia.

De acordo com os últimos dados oficiais, Espanha registou até hoje 9.191 pessoas infetadas pela Covid-19 e pelo menos 340 mortos.

Os cidadãos têm tentado manter o espírito positivo e foram já vários os vídeos partilhados que mostram a população a entoar o hino espanhol.

Pelas ruas, são poucos os que andam numa altura em que o novo coronavírus já fez mais de 169.862 infetados no mundo e 6526 mortes.

noticiasaominuto.com

Leia Também: AO MINUTO: Fecham fronteiras. Governo prevê impacto de 2 mil milhões/mês

A SECRETÁRIA DE ESTADO DO TURISMO E ARTESANATO VISITOU HOJE EMPREENDIMENTOS TURISTICOS.


No quadro da precaução de Coronavírus Covid - 19, a Secretária de Estado do Turismo e Artesanato, técnicos e responsáveis de operadores turísticos, visitaram alguns empreendimentos turisticos em Bissau com o propósito de constatar as suas condições de funcionamento, com vista a tomar futuras decisões de precauções. 




SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE - Deputado são-tomense mata uma pessoa em frente à sede da polícia

Um deputado do partido no poder em São Tomé, Deolindo da Mata, baleou mortalmente, hoje à tarde, um cidadão, a poucos metros das instalações da Polícia Judiciária (PJ), na capital, onde ficou detido, indicou fonte policial.


O crime aconteceu pouco minutos depois de os dois saírem da PJ, onde tentavam resolver um problema de divida.

A vítima, um homem de 43 anos de idade, que fazia câmbios de moedas estrangeiras nas ruas de São Tomé, foi baleado com dois tiros, perante vários testemunhas que se revoltaram, obrigando o deputado a refugiar-se na PJ, onde foi reforçada a segurança com apoio de agentes da policia nacional.

O homem foi levado de imediato para o hospital Ayres de Menezes, onde, segundo o medico de serviço, deu entrada no hospital "já sem vida".

O deputado Deolindo da Mata encontra-se detido, podendo, de acordo com fonte policial, ser presente ao Ministério Público (MP) nas próximas 48 horas.

Fonte parlamentar disse hoje à Lusa que a comissão permanente da Assembleia Nacional reúne-se esta terça-feira e vai também discutir a situação do deputado do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata (MLSTP-PSD, no poder), que é também vice-líder da bancada deste partido.

A mesma fonte indicou ainda que "tratando-se de um crime de pena maior" e com "flagrante delito", a imunidade parlamentar de que goza o deputado "cai tacitamente por terra".


O incidente aconteceu no mesmo dia em que a Polícia Nacional fez um balanço de 61 crimes diversos registados durante a última semana no país, destacando-se entre eles crimes contra pessoas, designadamente ofensas corporais.

noticiasaominuto.com