sábado, 29 de janeiro de 2022

Madem-G15 continua a somar novos militantes - Hoje o Secretario Nacional em exercício do MADEM-G15 Camarada Hery Mané, participou na entrega do cartão ao novo militante Sr. Vladimir Nosolini na sede nacional do partido.

 Madem-G15 Movimento para Alternância Democrática

Veja Também:

MADEM-G15, é um partido de massa e de quadros.

O Movimento para Alternância, soma e segue, hoje, 29 do mês em curso, teve lugar na sua sede nacional a cerimônia  de militáncia,  no Madem G15 do Sr. Vladimir Nosoliny, nesta cerimónia contou com a presença de altos dirigentes do partido, o sr. Fidel Forbs, Herry Mané, Queba Djaite e Infa Manafa . 
O sr. Vladimir na sua curta declaração, entendeu que, o MADEM-G15 é um partido que lhe oferece maior confiança, razão pela qual, decidiu militar.
Nas intervenções dos altos dirigentes do partido, todos unanimemente, afiançaram ao Vladimir de que teve boa escolha, porque MADEM-G15 é um partido de pessoas comprometidas com o país. Ou seja, os militantes e dirigentes do MADEM-G15 gostam mais da Guiné-Bissau do que as suas própria almas. Para os militantes e dirigentes do MADEM-15 a Guiné-Bissau esta em primeiro lugar. 
Viva MADEM-G15 
Viva Braima Camará 
Viva os militantes e dirigentes do MADEM-G15.
Unidos venceremos as próximas eleições legislativas.







O Presidente da República, participou na Cerimónia de Tomada de Posse do Bispo Dom José Lampra Cá na Paróquia Nossa Senhora da Candelária “Sé Catedral”de Bissau, na presença de várias personalidades e fiéis.


 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Kim Jong Un visita uma fábrica de produção de armas importantes

Kim Jong Un, Secretário geral do Partido de Trabalho da Coréia e Presidente de Assuntos de Estado da República Popular Democrática da Coréia, visitou uma fábrica que produz armas importantes.

Visitando várias oficinas, perguntou detalhadamente aos executivos responsáveis da fábrica sobre a modernização dos processos técnicos e de produção realizados nos últimos tempos e o estado da produção.

Ele elogiou os operários que, imbuídos do espírito da 4ª Sessão Plenária do 8º Comitê Central do Partido, estão fazendo inovações coletivas e dando um grande boom na produção de armas importantes para a execução da decisão partidária.

A posição e a missão desta fábrica na modernização das nossas forças armadas e na concretização da estratégia nacional de desenvolvimento da defesa do país são muito importantes, salientou, e especificou as tarefas e os meios para desenvolver esta fábrica como uma fábrica modelo que representa o modernidade da nossa indústria nacional de defesa.

A última sessão do Birô Político do Comitê Central do Partido, considerando que, apesar dos esforços sinceros do lado coreano após a cúpula de Cingapura, a política de hostilidade e a ameaça militar dos Estados Unidos atingiram o limite do perigo intolerável, propôs reconsiderar as medidas de fortalecimento da confiança em relação aos Estados Unidos e examinar a retomada de todas as atividades temporariamente suspensas.

Agência Central de Notícias da Coréia

Entrega do cartão ao novo militante Sr. Vladimir Nosolini na sede nacional do MADEM-G15

Mustafa Cassamá 

Guiné-Bissau: Novo Bispo da Diocese de Bissau, Dom José Lampra Cá, toma posse na Sé Catedral de Bissau

 RadioBantaba 

BURKINA FASO: Enviado especial da ONU visita Ouagadougou em "missão de boa vontade"

© Shutterstock

Por LUSA  28/01/22 

O enviado especial das Nações Unidas ao oeste de África e ao Sahel, Mahamat Saleh Annadif, viaja este fim de semana para o Burkina Faso para uma "missão de boa vontade" junto das autoridades locais.

Numa conferência de imprensa, citada pela agência espanhola de notícias Efe, o porta-voz da ONU, Farhan Haq, escusou-se a dar detalhes sobre a agenda de Annadif em Ouagadougou, a capital do Burkina Faso, país que na segunda-feira viu o governo legítimo derrubado num golpe de Estado condenado pela comunidade internacional.

Annadif reuniu-se hoje em formato virtual com representantes da Comunidade Económica dos Estados da África (CEDEAO), reiterando a sua condenação pelas mudanças inconstitucionais de governo e exigindo um regresso à legalidade no país, seguindo a linha do discurso do secretário-geral, António Guterres.

O Burkina Faso, palco de um golpe militar na segunda-feira, foi suspenso da CEDEAO, cujos chefes de Estado se reuniram hoje numa cimeira extraordinária virtual, segundo fontes oficiais citadas por agências internacionais.

De acordo com a Associated Press (AP) e a France-Presse (AFP), a suspensão foi decidida na reunião virtual de hoje, tendo a organização regional africana agendado uma nova reunião para o próximo dia 3 em Acra para avaliar a situação no Burkina Faso.

A CEDEAO exigiu a libertação do presidente destituído, Roch Marc Christian Kaboré, que se encontra em prisão domiciliária, bem como de outros altos funcionários presos, disse à AFP um participante na reunião, sob condição de anonimato.

A cimeira virtual, que durou cerca de três horas, também decidiu enviar uma missão de chefes de Estado-Maior do Exército da CEDEAO a Ouagadougou este sábado, a ser seguida por uma missão ministerial na segunda-feira.

A próxima cimeira estudará os relatórios destas missões e decidirá se devem ser impostas mais sanções, à semelhança do que aconteceu com o Mali e a Guiné-Conacri, países igualmente suspensos pela CEDEAO após os militares terem tomado o poder.

Na quinta-feira à noite, no seu primeiro discurso desde que assumiu o poder na segunda-feira, o novo homem forte do Burkina, tenente-coronel Paul-Henri Sandaogo Damiba, afirmou na televisão nacional que o seu país "precisa dos parceiros mais do que nunca".

Damiba disse compreender as "dúvidas legítimas" suscitadas pelo golpe, e assegurou que o Burkina Faso "continuará a respeitar os seus compromissos internacionais, particularmente no que diz respeito ao respeito pelos direitos humanos".

O líder militar disse ainda que a independência do poder judicial será "assegurada".

Damiba comprometeu-se igualmente com o "regresso [do país] à vida constitucional normal", "quando as condições estiverem reunidas", mas não deu a conhecer qualquer agenda nesse sentido.

Entretanto, a televisão pública burquinabê anunciou na quinta-feira à noite um aligeiramento do recolher obrigatório imposto na segunda-feira, que passa do período inicial entre as 21:00 e as 05:00 (locais e GMT), para quatro horas, entre a meia-noite e as 04:00.

Desde que tomou o poder, Damiba encontrou-se com vários responsáveis de outras tantos organismos, desde ministros a dirigentes sindicais, tendo aos primeiros indicado que não saíssem do Burkina sem autorização e aos segundos prometido consultá-los e envolvê-los no processo de transição.

No discurso na televisão, Damiba disse que queria envolver todas as "forças vivas" da nação num "roteiro" para a recuperação do Burkina Faso e várias organizações parecem disponíveis para trabalhar com o novo homem forte do país.

Entretanto, o Presidente deposto continua sob detenção domiciliária, está de "boa saúde", de acordo com várias fontes e tem um médico à sua disposição.

Na quinta-feira à noite, o líder da junta militar não se referiu a Kaboré, mas a sua libertação foi exigida pela comunidade internacional e é esperada uma decisão da junta militar para breve.

Roch Marc Christian Kaboré, eleito em 2015 e reeleito em 2020, foi derrubado por um corpo militar liderado por Damiba, que lidera agora o chamado Movimento Patriótico para a Salvaguarda e Restauração (MPSR).

A insurreição militar começou no domingo em vários quartéis no país, incluindo na capital burquinabê, Ouagadougou, a seguir a uma manifestação que fez sair à rua milhares de protestantes contra insegurança criada pela violência de vários grupos extremistas islâmicos e pela incapacidade das forças armadas do Burkina Faso responderem a um problema que se agrava desde 2015, precisamente o ano da chegada de Kaboré ao poder.

O MPSR começou por anunciar a dissolução ou suspensão das instituições da República, bem como o encerramento das fronteiras aéreas do Burkina Faso, mas estas foram reabertas logo na terça-feira, tal como as fronteiras terrestres para certos produtos, o que parece indicar que a junta militar no poder não tem medo de um "contra-ataque" e está a controlar os vários corpos do exército.

Paul-Henri Sandaogo Damiba concluiu o discurso ao país esta quinta-feira com um lema bem conhecido da população burquinabê, atribuído ao presidente que deu ao país o seu atual nome, Thomas Sankara: "Pátria ou morte, nós venceremos".

Logo no ano seguinte à sua chegada ao poder, Sankara mudou o nome do país, numa tentativa de enterrar com as insígnias da República do Alto Volta a herança do poder colonial francês. O país de Sankara passou a chamar-se República Democrática e Popular do Burkina Faso, que significa "país do povo honesto".

Sankara, um líder progressista e ícone pan-africano, foi morto em 1987 por um golpe de Estado instigado por "irmãos de armas", que estiveram ao seu lado na independência do Burkina Faso, incluindo Blaise Compaoré, o seu sucessor, hoje com 70 anos, a viver na Costa do Marfim, onde está exilado desde que foi derrubado, em 2014.

O julgamento dos assassinos de Sankara, que começou em outubro de 2021, foi suspenso pelo golpe de Estado, mas será retomado na próxima segunda-feira.


Leia Também: Burkina Faso. CEDEAO suspende Estado-membro após golpe de Estado

Autoridades da Tanzânia vão deter pais de crianças que faltem à escola

© iStock

Notícias ao Minuto  28/01/22 

O país tem tomado várias medidas para incentivar à escolaridade, mas não tem conseguido aplicá-las eficazmente.

As autoridades da Tanzânia vão fazer buscas e deter os pais das crianças que faltem à escola na capital a partir da próxima semana, avisou, esta sexta-feira, o comissário regional de Dodoma.

O anúncio foi feito depois de um discurso de Antony Maka, o comissário regional da região de Dodoma, duas semanas depois do início do ano académico, acrescenta a BBC. 

Perante a fraca adesão às aulas - apenas 67 dos 165 alunos da escola visitada pelo comissário apareceram às aulas - Maka pediu aos pais para respeitarem o investimento feito no país.

"Não podemos construir escolas, colocar mesas nas salas de aulas, para depois não levarem os vossos filhos à escola. Farei uma busca detalhada a partir das 16h00, de porta a porta, para deter os pais", avisou.

Segundo a BBC, o governo acredita que muitos pais colocam os filhos a fazer pequenos trabalhos domésticos ou alguns biscates, acabando por fomentar o abandono escolar.

Não é a primeira vez que uma autoridade na Tanzânia toma esta decisão. Em 2015, a Tanzânia tornou o acesso ao ensino primário e secundário gratuito, na tentativa de aumentar os níveis de escolaridade no país, e avisou que a escolaridade seria obrigatória, mas não tem conseguido aplicar as penas previstas.

A Tanzânia é também dos países do mundo com maior taxa de gravidez na adolescência, tornando-se difícil, especialmente para as raparigas, continuar a frequentar a escola.

BAD vai desembolsar cerca de 30 Milhões de dólares para melhoria das infraestruturas no país.

Após a saida da audiência deixou as seguintes declarações disse que o Banco Africano de Desenvolvimento BAD vai desembolsar este ano cerca de 30 Milhões de dólares americano para melhoria das infraestruturas no país.
Ainda disse abordou com o chefe de estado guineense sobre a construção do Porto de Buba.👇

Comunicado do PSUD


 RadioBantaba 

Sob a Presidência do Coordenador do Sector Autónomo de Bissau, Camarada Sandji Fati, o secretariado do sector autónomo de Bissau reuniu-se hoje na sede nacional do MADEM-G15.


 Madem-G15 Movimento para Alternância Democrática