sábado, 8 de fevereiro de 2020

COORDENADOR DO FISCAP CONFIRMA DESVIO DE MAIS DE 140 MILHÕES DE fca DA INSTITUIÇÃO


O coordenador do Centro Nacional de Controle e Fiscalização de Actividades de Pesca (FISCAP) confirmou hoje ( 7/2) a denúncia do desvio de mais de 140 milhões de francos CFA feitas ontem pelo Sindicato dos Trabalhadores.

Mussa Mané em reacção a denúncia do sindicato SINAFIMAR que solicita a intervenção do Ministério Pública e Tribunal de Contas para pôr fim o que considera de crime nesta instituição.

O coordenador diz que FISCAP contraiu uma dívida com Segurança social num montante 170 milhões de franco CFA devido aos falsos descontos que os trabalhadores são alvos sem que a verba foi canalizada para o lugar próprio.

“É verdade a denúncia do sindicato. A dívida era de 170 milhões francos de CFA mas, depois da nossa chegada no FISCAP e de várias negociações com o Instituto da Segurança Social, a verba diminuiu para 133 milhões de francos CFA, mais é preciso situar que este acto aconteceu em Junho de 2016 ao Julho de 2018”, esclareceu Mussa Mané coordenador do FISCAP.

Por outro lado este responsável aproveitou ocasião para anunciar várias apreensões de navios e pirogas feitas pela FISCAP destacando dois navios emaranhado no porto de Bissau no âmbito da pesca não declarada.

“Fizemos apreensão de cerca de 130 pirogas neste ano de 2020 e, neste momento, temos dois navios apresados no mês de Janeiro, um é identificado com a Turquia e outro da República Dominicana”, relatou o coordenador do Centro Nacional de Controle e Fiscalização de Actividades de Pesca

Na quinta-feira, o Sindicato Nacional da Fiscalização Marítima (SINAFIMAR) tinha solicitado auditória no Centro Nacional de Controle e Fiscalização de Actividades de Pesca (FISCAP) dada suposta índice de corrupção nesta instituição.

Por: Marcelino Iambi

radiosolmansi

Sem comentários:

Enviar um comentário