Por Fernando Casimiro
Análise de Diagnóstico...
Inverdades Soberanas: o ridículo, entre realidades e interesses, de conveniência.
Ao longo da crise política e social (sustentada pela demissão do então Primeiro-ministro e Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira), até aos dias de hoje, o PAIGC e o seu Presidente foram sempre facilitadores da ingerência externa e da sua inevitável e consequente usurpação da Soberania Nacional da República da Guiné-Bissau!
Por cada divergência política e institucional, era o poder externo que tinha que ser sinónimo do Poder da Soberania Nacional.
A Constituição e as Leis da República da Guiné-Bissau foram sistematicamente consideradas inexistentes, na medida dos seus interesses e das suas conveniências, com o beneplácito de um "Poder Externo", que, nos dias que correm, deixou de ser do agrado do PAIGC e do seu Presidente.
Ao longo de 17 anos que levo de estudos, pesquisas e publicações sobre realidades políticas, sociais e culturais da Guiné-Bissau, nunca constatei por parte do PAIGC, um Compromisso em defesa da Soberania e do Interesse, Nacionais!
O mesmo serve para o seu Presidente, que de viagem em viagem, de centenas de viagens, levava a "roupa suja" da nossa casa comum, para ser lavada no exterior, à sua maneira.
Do que se queixam hoje sobre a ingerência externa nos assuntos internos da Guiné-Bissau?
Não compactuo com inverdades, por isso, não poupo o PAIGC e o seu Presidente, com as suas inverdades e demagogias baratas, a bem dos seus interesses, e, em prejuízo da Guiné-Bissau e dos Guineenses!
O PAIGC que diz que é a "FORÇA DO POVO" continua a ignorar o conceito de Força e de Povo, entre a Unidade e a Acção, Colectivas!
Positiva e construtivamente, vamos continuar a trabalhar!
Didinho 08.02.2020
sábado, 8 de fevereiro de 2020
O PAIGC que diz que é a "FORÇA DO POVO" continua a ignorar o conceito de Força e de Povo, entre a Unidade e a Acção, Colectivas!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Os partidos fazem-se de pessoas. E nem sempre as melhores estão disponíveis para liderar.
ResponderEliminarDificilmente a Guiné voltará a ter tão cedo alguém com a predisposição e capacidade de Domingos Simões Pereira.
A comunidade internacional, da qual faço parte, continuará a acompanhar e a observar.
Os guineenses nunca estarão sozinhos nem tão pouco serão esquecidos!!
Capacidade de mentiras e de interesses pessoais ou partidário o DSP tem bastante mas, para o bem-estar da Guiné-Bissau ele é um retrocesso e um zero absoluto politicamente.
EliminarÉ triste ver Didinho falar inverdades sobre glorioso partido deixando as pessoas maldosas que pensam mal país. Quero lhe fazer uma pergunta Didinho achas correto o que antiga ministra de negócios estrangeiros está a fazer? Isso só acontece na Guiné Bissau ,do presidente eleito ameaçar órgãos de soberania achas isso correto!
ResponderEliminarO DSP foi o pipr lider politico que a GB ja teve. Tem uma mentalidade escravocrata que o leva a desprezar-se a si mesmo.
ResponderEliminarQuando lhe convem, suplica a cedeao para triturar Jomav, ou entao reduzir a zero outros orgaos de soberania- anp-chegou a hora de correr com a canalhada.
É muito difícil que um povo que tem mais de 75% das pessoas analfabetismo entender e compreender quem é o verdadeiro líder. DSP ele não so inspira o gueneenses mas sim toda comunidade internacional, DSP é um político que está na altura de levar a Guiné-Bissau para melhor.
ResponderEliminarOs analfabetos sabem muito bem quem é um sábio mentiroso e um burro sério. Quando é para defender o seu interesse a Guiné-Bissau já não é soberana, a nossa constituição passa a ser comunidade internacional. E quando não lhe favorece daí a Guiné-Bissau passa a ser soberana e logo é ingerência nos assuntos internos por parte da comunidade internacional. Um político que confirmar uma coisa num instante depois desmente tudo, disse não disse. O vosso impugnamente não é um político sério por isso o povo não o quer. A inteligência não se compra e nem se adquire é um dom natural.
EliminarSegundo os factos o USE está sendo apoiado por sanbassuga que situa ao norte do país que é do nosso conhecimento que eles nunca apoiam o que é bom para o nosso país um exemplo a respeito ( foram os primeiros a apoiar o golpe de 12 de Abril que alastrou a instabilidade até amanhã) "man npunta cal dia que sanbassuga supra sim murde" temos que pensar em qual seria o mal menor para o país "devemos saber que nenhum cidadão amou ou amará Guiné mais do que os proprios Guineenses...
ResponderEliminarAo unknown venho dizer que as palavras proferidas contra o cândida Domingos Simões Pereira nada tem de verídico!! Em contrapartida acabou de caracterizar o candidato do Madem-G15 na integra assim como o seu o seu cúmplice Braima Camará!!
ResponderEliminar