terça-feira, 10 de maio de 2022

CHINA: Céu vermelho e "apocalíptico" assusta residentes de Zhoushan, na China

© Twitter

Notícias ao Minuto  10/05/22 

As condições meteorológicas provocaram a luz invulgar mas, nas redes sociais, as conclusões foram menos científicas e mais especulativas.

Os habitantes da cidade portuária de Zhoushan, perto de Xangai, apanharam um pequeno susto no passado dia 7 de maio, quando o céu nublado passou do típico cinzento para um forte vermelho.

@Viral Video: Mysterious Blood-Red Sky Causes Panic Among People In China's Zhoushan #shorts

Segundo o Daily Mail, as redes sociais chinesas ficaram repletas de vídeos de pessoas assustadas com a cor "apocalíptica" do céu, e o assunto tornou-se rapidamente num dos tópicos mais falados na rede social chinesa Sina Weibo (semelhante ao Twitter).

Em algumas imagens, a fonte de luz parecia vir do porto da cidade, o que levou alguns utilizadores a pensar que se tratava de um incêndio.

A autoridade meteorológica da cidade, citada pelo Daily Mail, apelou à calma e explicou que "quando as condições atmosféricas são boas, há mais água na atmosfera que forma aerossóis, que refletem e espalha a luz dos barcos e cria o céu vermelho visto pelo público".

No entanto, houve habitantes que olharam para o céu de forma simbólica, como um presságio para a gestão da Covid-19 na China e em Xangai, onde a pandemia continua a paralisar a economia e a vida de dezenas de milhões de pessoas.

Um site científico também deu uma possível explicação, apontando que outros eventos históricos na região indiciam que a fonte para a luz vermelha está numa tempestade geomagnética, mas as autoridades chinesas descartaram a hipótese.

Já o jornal chinês Global Times, que faz parte dos média estatais de Pequim, descreveu que, na altura da luz vermelha registada no sábado, estava a chuviscar, e a reflexão da chuva poderá ter contribuído para o fenómeno meteorológico.

Sem comentários:

Enviar um comentário