sábado, 20 de junho de 2020

Armando Dias, do comité central do PAIGC, detido hoje em Bissau

O membro do comité central do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) Armando Correia Dias foi hoje detido em Bissau, disse à Lusa fonte daquela formação política da Guiné-Bissau.

Armando Correia Dias, também empresário guineense e conhecido por N’Dinho, foi detido quando circulava numa viatura, como passageiro, onde seguiam ainda o deputado do PAIGC Wasna Papai Danfa e uma outra pessoa.

Segundo a fonte, Armando Correia Dias está detido na segunda esquadra em Bissau.

Numa mensagem divulgada na rede social Facebook, o PAIGC questiona se a “comunidade internacional é cúmplice ou patrocinadora de sequestros e torturas”. “O empresário Armando Correia Dias pode ser assassinado se algo não for feito para impedir uma tragédia anunciada. Estejamos todos vigilantes”, acrescenta a mensagem.

O advogado guineense Suleimane Cassamá, que representa Armando Dias, disse hoje que o seu cliente foi “sequestrado” pelo Ministério do Interior. “Depois das primeiras diligências feitas constatamos que na verdade há um plano premeditado para o sequestro de N’Dinho”, afirmou o advogado, em declarações aos jornalistas.

“Ele está sequestrado pelo Ministério do Interior. Não há notificação, não há mandado, nada”, disse Suleimane Cassamá, acrescentando que não consegue falar com o seu cliente. Diz ter sido informado de que as entradas na segunda esquadra estão proibidas e o acesso está vedado.

“A lei obriga a dar acesso aos advogados em relação aos seus constituintes”, salientou.

Nestas declarações à imprensa, ao lado do advogado, estava também o deputado do PAIGC Wasna Papai Danfa, que acompanhava Armando Dias Correia quando este foi levado por elementos da Polícia de Intervenção Rápida (PIR).

“Quando estávamos a passar junto à PIR veio um carro de marca Mercedes que nos intercetou”, disse aos jornalistas. Segundo o deputado, o homem da viatura foi falar com os agentes da PIR, que se aproximaram do carro onde seguia com Armando Dias Correia e outro membro do PAIGC e os mandaram sair.

Wasna Papai Danfa disse que se identificou como deputado e que os agentes tentaram meter no carro uma mala com armas.

“Eles começaram a dizer que as armas eram nossas, meteram as armas no carro”, explicou o deputado, questionando qual a razão por só Armando Dias Correia ser levado pela PIR.

Wasna Papai Danfa disse que os três iam buscar um outro deputado do PAIGC, que estava com medo de sair de casa para participar nas jornadas parlamentares do partido.

Segundo o deputado guineense, o presidente do parlamento, Cipriano Cassamá, está a tentar contactar com o ministro do Interior, Botche Candé, para saber o que se passa.

In plataformamedia.com

Leia Também: 

Empresário, Armando Correia Dias, membro do Comité Central do Paigc encontra-se detido no Ministério do Interior. Assim denunciou o deputado Wasna Papai Danfa, acompanhado pelo advogado Suleimane Cassama.


11 comentários:

  1. Ele foi raptado/sequestrado como se fez com o S. Dig.mo Sr. Deputado Marciano Indi da APU-PDGB.

    Agora é moda destes Impostores, gente do Nho-Maralens Sissoco (Umaro). Todos, Usurpadores, Ladrões do Poder do Povo, Kadjofos do Inferno e tudo mais neste sentido.

    Liberdade e Libertação imediata do N'Dinho, alto Dirigente do PAIGC. Já, já! Que imbecilidade política? Depois dizem que são "democratas". Incrível. Libertação, já, já, já do N'Dinho!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paigc assassinou Demba Baldé, numa marcha pacífica! O merda de A. Keita não tem conhecimento disso! Kuma poder ku bo vida!

      Eliminar
  2. O senhor A. Keita, você é que falta para ser espancado, porque na democracia quem insulta os outros fingindo que é democrata, na minha modesta opinião deve ser espancado ou torturado duramente!

    Para mim, muitos paigcistas não seguem o exemplo do seu líder, neste caso, DSP. Sem dúvida, ele é vítima, ou seja, ele é que perdeu as eleições presidenciais, mas uma coisa é certa, nunca eu vi DSP a insultar os seus opositores. É algo positivo da sua parte e deve ser exemplo para os seus seguidores ou apoiantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PS.: Aliás, essa sua "modesta opinião" de eu "deve[r] ser espancado ou torturado duramente", é um inedito em relação a qualquer comentarista neste espaço. Sei que você novato aqui, talvez por isso este descontrole infeliz. Será registado como tal no meu arquivo. Que o saibas.

      Eliminar
  3. ABOS DI PANIC BOKATA BURGUNHU LADROES BOKA MISTI PAZ P GUINE BISSAU BANDIDOS DI MERIDA.BOKA PUDI FASI NADA SIKA PERTURBA BO LIDER FUJITIVO FALABADJA SI PIRDI INA KRIA CAUS NA GUINE GOS BONA TCHOMA OUTRUS DI GOLPISTAS.ANOS NO MISTI GOVERNO KUTA PENSA NA POVO.VIVA USE.VIVA NUNO GOMIS NABIAN.ELIS ETA PAGA SALARIOS

    ResponderEliminar
  4. O senhor Abdulai Keita (A. Keita), eu não sou novato nesse espaço, estive sempre nesse espaço, dando a minha contribuição, mostrando pessoas obcecadas ao PAIGC que, o PAIGC que ensinou as outras formações políticas o rapto e espancamento aos seus opositores políticos.
    O senhor A. Keita, o PAIGC não conhece a democracia, fala sempre dela, mas nunca coloca lha na prática.
    Entretanto, as outras formações políticas, na verdade aprenderam várias coisas do PAIGC, mas menos assassinato. Se não vejamos: onde está João B. Vieira? Onde está Bassiro Dabó? Onde está Roberto F. Cacheu? etc...

    O senhor A. Keita, por favor, responda as seguintes perguntas:
    1- No dia 14 de Outubro de 2003, o Dr. Koumba Yalá sofreu golpe de estado. O governo formado depois de golpe de estado, o PAIGC integrou-o. Onde está o espírito democrático do PAIGC?
    2- quando o PAIGC expulsou alguns dos seus deputados no partido, ele não sabia que existia democracia?
    Na democracia, os insultos não fazem parte desse campo, mas quem enveredar para tal, deve tomar açoite duramente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabem, Ilustres conterrâneos, "Nú Matchu" e "Anonimo", de facto novatos neste espaço, é verdade. Sabem, o que tudo leva a crer, é que, ou seja pelas vossas vontades e intensões próprias, ou seja a mando de alguém, vocês também cá estão apenas e/ou principalmente como vigiadores.

      “Também”, porque uns vossos iguais estão já a fazer este serviço aqui há tempos para cá. Vocês dois, novas aquisições, são efetivamente vigiadores como aqueles outros de comentaristas sérios.

      Pois, por exemplo, nunca foram iniciantes da tematização de um debate sério e interessante de algum aspeto de artigo nenhum posto aqui em tela. Nunca. E depois, logo que sempre aparecem, quando não é injúria de outros comentaristas, vossos elementos argumentativos são sempre a mesma cantiga.

      Por exemplo aqui agora, está um artigo em tela sobre um caso de rapto. Hoje!!! Mas eis que me venham aí com o Golpe de Estado de 2003 contra o Kumba; com a alusão à história do “grupo dos 15” de 2015 (depois mal aprendido); com os assassinatos de Nino (2008); Baciro (idem), etc… Enquanto algum aspeto do assunto podendo ser relacionado ao artigo agora aqui em tela, nada. “Nix”!

      Isso é falar à toa. E ora, por amor de Deus/Allah, eu não vou nem em debates à toa, nem nas injúrias.

      Logo para, em repetição, mais uma vez, dizer-lhes que, enquanto às minhas referências aos vossos venerados Usurpadores e Ladrões do Poder de Povo etc., já expliquei aqui neste espaço noutro dia há bem pouco.

      Estes vocábulos por mim aplicados não têm nada de injuriosos. Pois correspondem, ou aos atos e gestos executados pelas pessoas referidas ou a suas atitudes e a seus comportamentos políticos demonstrados publicamente nos seus exercícios políticos. E, que o saibam, não há nenhum vocábulo por mim utilizado neste sentido, cuja veracidade factual não saberia eu provar se necessário. Mesmo no tribunal. Porque se fundamentam nos factos. Se irritam, interesse pouco! “Je m’en fous moi”.

      É a minha diferencia a vossa missão de vigia e de insultos apenas para insultar. Portanto, nem nas vossas injúrias e nem nas conversas à toa me vou.

      Obrigado.
      Que reine o bom senso.
      Amizade.
      A. Keita

      Eliminar
  5. Demogracia catem coba mal item gritica ma coba mal icastabom ami nta condena es tipo de acto d rabto mindjo sulção ipa leba si duno pa tribunal

    ResponderEliminar
  6. Very good this monkey Like do Disrespect The President put him in Prison what I looser

    ResponderEliminar
  7. O senhor A. Keita, eu entendo muito bem que a sua memória tem um orifício, por isso não consegue entender facilmente.
    O assunto em tela trata-se do rapto, como você está hiper insatisfeito com isso, razão pel

    ResponderEliminar