sábado, 20 de junho de 2020

Nota de Imprensa:

Fonte: Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé e principais intervenientes no sector educativo concordaram hoje em validar, parcialmente, o ano letivo 2019/2020 nas escolas que reunirem condições apuradas pela comissão técnica criada para o efeito.
O consenso foi alcançado após uma reunião que decorreu hoje sábado 20 de Junho 2020 nas instalações da ENA, ex-CENFA em Bissau.

Para além da avaliação parcial do ano letivo, os intervenientes do sector concordaram ainda em integrar representantes da classe de cada organização parceira do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior na comissão técnica pedagógica criada para verificação das reais situações e condições nas Escolas, como também criar uma equipa de sensibilização sobre como funcionarão as aulas face a covid-19.

As partes propuseram ainda a conclusão do ano letivo 2019/2020 para o período de 13 de Julho a 19 de setembro para as escolas que reunirem condições, e admitir a passagens automáticas das crianças dos infantários e jardins de infância.

As conclusões da reunião do Ministro Jibrilo Baldé, com os principais intervenientes do sector educativo também recomendou que seja privilegiado o espírito de diálogo democrático entre os actores e parceiros do sector do ensino na busca de soluções duradoras às problemáticas do sector para já mais permitir que uma criança veja o ano lectivo inconclusivo.

Foi ainda sublinhada a necessidade de acionar mecanísmos e medidas para facilitar o cumprimento cabal do plano de contingência que o governo aprovou para o sector do educação formação, e ajustar as escolas que vierem a ser seleccionadas para concluir o ano letivo 2019/2020 ao calendário do ano lectivo 2020/202, em todas, observando os 218 dias letivos.

As propostas serão agora levadas para o Conselho de Ministro para a sua aprovação e consequente implementação.

Ex-Ministro da Educação Nacional, Huco Monteiro Assistiu a reunião e não escondeu a sua Satisfação pela forma sabia e democrática como o Ministro Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé tem dirigido o seu pelouro e desejou muita sorte e que esteja longos anos a frente da Educação para mudar, pela positiva, o paradigma do sector.

Tomaram parte neste encontro, Sindicatos do Sector, Associações e confederações Juvenis e Estudantis, Pais e Encarregados de Educação, Proprietários das Escolas privadas, entre outros actores da educação.

Bissau 20 de Junho 2020

Assessor de Imprensa e Porta-voz
Amadu Uri Djalo

Sem comentários:

Enviar um comentário