quarta-feira, 10 de junho de 2020

GUINÉ-BISSAU: V° RENOVAÇÃO DO ESTADO DE EMERGÊNCIA


V° RENOVAÇÃO DO ESTADO DE EMERGÊNCIA

Foi renovado o período do Estado de Emergência em todo o território nacional, por mais quinze dias, de 11 à 25 de Junho do corrente.

Nha Ermons
Fidjus di Guiné,
Nos últimos quinze dias, o país experimentou a primeira fase de desconfinamento com a abertura gradual de algumas atividades socio-económicas sem no entanto, esquecer as principais medidas de prevenção e combate que o novo coronavírus requer, nomeadamente, o distanciamento físico, higienização regular das mãos e o uso obrigatório de máscaras de proteção individual nos espaços públicos e fechados.

Apesar dos avanços e melhorias registados na prevenção, combate e consciencialização pública sobre o COVID-19, nosso inimigo invisível, temos que reconhecer que a situação prevalecente é ainda, infelizmente preocupante.

Por isso, em concertação com o Governo, criei o Alto Comissariado para a Luta contra o COVID-19, uma estrutura técnica sob a minha dependência direta, cuja a missão principal consiste em prevenir e combater o COVID-19 através da redefinição de estratégias e do modus operandi.

Nha Ermons,
Após uma análise ponderada da situação do nosso país face ao COVID-19 e tendo ainda ouvido as propostas do Alto Comissariado de Luta contra o COVID-19, tomei a decisão de renovar pela quinta vez, o período de vigência do Estado de Emergência.

Esta decisão fundamenta-se na necessidade de o país manter algumas medidas restritivas de direitos, liberdades e garantias fundamentais necessárias ao combate do COVID-19 e o facto de que tais medidas só podem ser tomadas ao abrigo do Estado de Emergência.

Deste modo, renovo o meu vibrante apelo a todas e todos os guineenses e aos cidadãos de outras nacionalidades que, por algum motivo, estejam a viver no nosso país, para que cada um seja um soldado contra o novo coronavírus.

Nha Ermons
Fidjus di Guiné,
É minha firme convicção de que, juntos e unidos seremos mais fortes e capazes de vencer esta batalha contra o COVID-19.
Termino esta minha mensagem à nação, apelando mais uma vez, o cumprimento rigoroso das medidas higiênico-sanitárias, do distanciamento físico e outras que o Governo irá adotar para regulamentar esta quinta renovação do Estado de Emergência.
VIVA A GUINÉ-BISSAU!
VIVA O POVO GUINEENSE!


Leia Também: 

Decreto Presidencial - O Presidente da República renova o estado da emergência para próximos 15 dias.



Sem comentários:

Enviar um comentário