quarta-feira, 10 de junho de 2020

PM NABIAM AFIRMA QUE GOVERNO PAGOU DÍVIDA DE NOVE MILHÕES DE DÓLARES A EMPRESA FORNECEDORA DA ENERGIA


O Primeiro-ministro guineense, Nuno Gomes Nabia, afirmou esta quarta-feira, 10 de Junho de 2020, que o governo conseguiu pagar a dívida de nove milhões de dólares norte-americanos à empresa de fornecimento de água e luz na capital Bissau, tendo garantido que a população guineense continuará a usufruir de luz e água dia e noite.  

O chefe de governo fez estas afirmações durante a cerimónia da entrega de seis viaturas à Câmara Municipal de Bissau para reforçar o seu trabalho de limpeza na capital. Trata-se de quatro viaturas para o serviço de saneamento, um camião para transporte de carne verde e um autocarro para transporte do pessoal. Ainda de acordo com as informações avançadas pelos responsáveis, os custos da aquisição dessas viaturas e o seu transporte para o país se estima em 100 milhões de Francos CFA. 

O primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian, alertou os responsáveis da Câmara Municipal de Bissau, que os equipamentos ora entregues são para servir e resolver os problemas do país. Acrescentou que os camiões devem ser usados para o transporte de lixos dos bairros nesta época de chuvas, de forma a evitar a acumulação de lixo nas ruas, o que segundo ele, pode pôr em causa a saúde pública.

“O governo está empenhado em fazer ainda mais este tipo de intervenção para equipar a Câmara com meios necessários para poder fazer o seu trabalho, a fim de garantir saúde para toda a população da Guiné-Bissau” assegurou, para de seguida enfatizar que aos poucos o executivo levará a mesma iniciativa às regiões para poderem combater o lixo e tornar as cidades mais limpas.   

Nabiam disse que o governo conseguiu resolver vários problemas nos setores sociais, nomeadamente saúde, câmara, finanças, não obstante a situação do coronavírus que o país enfrenta. Contudo, sublinhou que não vai poupar esforços no sentido de trabalhar para garantir condições normais de trabalho  e o bem-estar ao povo.

Revelou que dentro de alguns dias o governo apresentará o relatório dos três meses de trabalho.


Para o presidente da Câmara Municipal de Bissau, Luís Simão N’Tchama, a Câmara vai assumir a responsabilidade de cuidar dos equipamentos recebidos do governo, tendo garantido que a Câmara enquanto gestor da cidade, vai continuar a prestar atenção ao saneamento da capital Bissau.

Por: Carolina Djemé

Fotos: C.D

Jornal Odemocrata

Sem comentários:

Enviar um comentário