terça-feira, 28 de janeiro de 2020

BO PARA TENTA NGANA PUBIS, PABIA ES PUBIS MON KI PANHA IKA PE.

Às vezes é difícil compreender a nossa gente. Frustração, maldade ou o que será?

O Sissoco que dizem ser jovem, afinal pode jogar um papel importante na mobilização de financiamentos para ajudar o país. Se como conselheiro ou outro cargo qualquer para que poderá ser nomeado, dentro do esquema pensado pelo PAIGC e o seu candidato, o Sissoco pode utilizar os seus contactos para procurar e conseguir financiamentos para o pais, como é que não poderá fazer muito mais para o país, sendo Presidente da Republica eleito através de sufrágio universal, livre, directo, secreto?  

Disse a ministra Odete a sua interlocutora, Mme Behanzin: “Il (referindo-se ao Sissoco) peut jouer un rôle très important pour chercher le financement et faire usage de ses “entremises” (nca sibi propi keki misti fala cu es, ma ntindi cuma i misti nan fala di si relasons fora) pour aider le pays”.

Forte lebsimenti! Forte ndjuti cumpanher! Quer dizer tudo escolha di púbis ta bai pá lixo i ta tici du se diante alguin keka cudji na urnas.  

Ah Sissoco bali pá mobiliza financiamento, cusa ki tarda na faci ba na passado antes di sedu Primeiro-ministro (bo punta na sociedade castrense ou cu kilis cu tchiga di sta diante di es pais), ma pá Presidente di República dja, NÃO, mesmo cu es vitória expressiva di mas de quarenta mil votos cu povo dal? 

Isso leva a pensar que na Guiné-Bissau há cidadãos de primeira e cidadãos de segunda. Os de primeira, são os “ayant droit”, isto é, os eleitos que têm o exclusivo direito ao exercício do cargo de Presidente da República, ainda que não tenham sido votados em eleições, e os “non ayant droit”, os eternos condenados ao seguidismo, por serem uns Buruntumas.

Falou-se de chefes de estado que telefonaram ao Primeiro-ministro a questionar sobre o porquê e como da eleição do Umaro Sissoco Embalo. Quem são esses chefes de estado da sub-região? Quand même, soyons serieux!

Mas quem é que querem enganar com esta inverdade se a maior parte desses chefes de estado são amigos do Umaro Sissoco Embalo, e por sinal os mais influentes, Muhammadu Buhari (Nigéria), Macky Sall (Senegal), Muhammadu Issufou (Níger), Ibrahim Boubacar Keita (Mali), General Al Gazouany (Mauritânia), Adama Baro (Gâmbia), etc. 

Não se mencionou aqui o Presidente Alassane Dramane Ouattara (Côte d’Ivoire), porque este está farto dos problemas da Guiné-Bissau. 

Os presidentes Alpha Conde (Guiné-Conakry), Fauré Gnassingbe (Togo), não têm moral para se pronunciarem sobre a situação politica na Guiné-Bissau, e duvido que tenham telefonado a quem que seja. 

Já chega de manobras, porque não vão conseguir alterar nada e o General Umaro Sissoco Embalo será empossado, nin si na pé di mango ou di polon.
Chega! 

As eleições ganham-se nas urnas e não no gabinete. O STJ, que avance com a sua intenção de anular a segunda volta. Se acontecer, o Presidente José Mário Vaz vai ter o seu mandato prorrogado por mais uns anitos, com todos os poderes inerentes ao cargo. 

Mas en bias, cada santchu na sta na si galho, pabia Nhu NUNCA cana seta mas lebsimenti.
Li ki li! Falecido Tagme fala ba dja cuma ninguin ca tenel quatro. Dus son cu cada kin tene, a não ser bu sedu futcero.  

Ou mutante ampuss!

Por: mago yanick Noah

Fonte: dokainternacionaldenunciante.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário