sexta-feira, 25 de maio de 2018

MENSAGEM NO DIA DA ÁFRICA


Em março deste ano, os líderes da África lançaram a Área de Livre Comércio Continental Africana. Representando um dos maiores mercados do mundo, com 1,2 mil milhões de consumidores, a Área de Livre Comércio pode impulsionar a integração regional, impulsionar o crescimento económico, gerar empregos para jovens africanos, aliviar a pobreza e levar a sociedades mais estáveis ​​e pacíficas.

Este é apenas o mais recente exemplo de conquista sob o chapéu da União Africana - anteriormente a Organização da Unidade Africana - que marca seu 55º aniversário este ano. Em toda a África, o empreendedorismo aumentou, o acesso à educação aumentou e a mortalidade infantil diminuiu. Mais mulheres estão a servir nos parlamentos, e o crescimento económico em vários países é maior do que em outras partes do mundo.

A África está cada vez mais a impulsionar o seu próprio futuro. A visão orientadora para o desenvolvimento de África é a Agenda 2063 da União Africana. Complementarmente à Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Agenda 2063 proporciona uma base para a resiliência e progresso social e económico para todo o continente. As Nações Unidas estão totalmente comprometidas em apoiar os esforços de África. Para o efeito, as duas organizações assinaram no ano passado quadros de paz e segurança e sobre a implementação coerente da Agenda 2063 e da Agenda 2030.

A paz e o desenvolvimento sustentável são dois lados da mesma moeda - um não pode ser alcançado sem o outro. Para promover a paz, as Nações Unidas continuarão a apoiar a prevenção. Precisamos fortalecer coletivamente nossa capacidade de detetar e neutralizar as crises antes que elas aumentem e aprimorem nossas ferramentas para lidar com suas causas. As Nações Unidas também trabalharão para apoiar o compromisso da União Africana de “Silenciar as Armas” até 2020 e promover o papel indispensável das mulheres e jovens na prevenção de conflitos e construção da paz.

Neste Dia da África, peço a todas as nações que apoiem uma África pacífica e próspera. O que é bom para a África é bom para o mundo.

Braima Darame

Sem comentários:

Enviar um comentário