quinta-feira, 20 de agosto de 2020

CERIMÓNIA DE POSSE DO CHEFE DE ESTADO MAIOR GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS E DO DIRECTOR-GERAL DO SERVIÇO DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA (SIS)


- Senhor Primeiro-Ministro;
- Senhoras e Senhores Membros do Governo;
- Senhor Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas e demais chefias militares;
- Distintos convidados;
- Minhas Senhoras e meus Senhores;

As minhas primeiras palavras são dirigidas ao General Biague Nan N’Tan e ao Brigadeiro-General Arsénio Lassana Baldé, aos quais felicito pela nomeação, desejando-lhes os maiores sucessos no desempenho das altas funções em que acabam de ser investidos em nome do Estado e do Povo da Guiné-Bissau.

O futuro do nosso país depende de todos nós, e nas vossas mãos estão depositadas a responsabilidade de reforçar a confiança de mulheres e homens deste país no que diz respeito ao bom funcionamento das nossas instituições da República e continuarem a trabalhar para manter a estabilidade do país.

Estamos empenhados na luta para o resgate dos valores da nossa sociedade e, gostaria na qualidade de Comandante Supremo, que nesta nova conjuntura, as Forças Armadas e a Direcção-Geral do SIS ocupassem a primeira linha neste combate pela estabilização e moralização da nossa sociedade.

Ciente de que a razão do Estado tem como horizonte a defesa do país e dos seus cidadãos, na perspectiva de defesa e segurança, a missão que deixo aqui aos mais altos responsáveis das duas instituições guineenses é de trabalharem conjuntamente e de mãos dadas, para que possamos cumprir este nosso desejo.

A recondução do General Biague Nam N’Tam e da nomeação do Brigadeiro-General Arsénio Lassana Baldé, respectivamente para as funções do Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, e do Director-geral do Serviço de Informações de Segurança (SIS), visam imprimir uma nova dinâmica na defesa da nossa soberania e na segurança colectiva dos Guineenses, igualmente para dar um novo impulso para o processo da reforma efectiva nos sectores da Defesa e Segurança.

Ao General Biague Nan Tam, Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, o nosso reconhecimento pelo contributo na estabilização do país e das Forças Armadas tendo mantido o distanciamento das querelas político-partidárias vividos nos últimos cinco anos, facto esse testemunhado pelos parceiros conjuntos da comunidade internacional.

Nesta conformidade quero aproveitar esta oportunidade para lhe encorajar no sentido de continuar a servir de ponte entre a velha e a nova geração da classe castrense, bem como priorizar a formação de quadros para que as nossas tropas possam estar a altura de enfrentar os novos desafios.

Senhor Primeiro-Ministro;
Ilustres empossados;
Minhas Senhoras e Meus Senhores;
As reformas nos sectores da Defesa e Segurança devem ser encaradas por todos como um processo prioritário de restruturação e redimensionamento das nossas forças de defesa e segurança.

Senhor Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, quero igualmente aproveitar esta oportunidade para lançar a si e aos demais oficiais das nossas forças armadas, um conjunto de desafios entre quais passo a citar:
- Participar nas missões de manutenção de paz, no quadro das organizações regionais e internacionais a que pertencemos;
- Desenvolvimento de produção Agropecuária;
- Participar na reconstrução do País (construção de estradas e pontes, nas habitações sociais);
- Relançamento de actividades recreativas, culturais, lúdicas e desportivas, etc.

Ao Brigadeiro-General Arsénio Baldé, o seu percurso académico, profissional e militar faz nos acreditar que o SIS esta em boas mãos, a responsabilidade que recai sobre os seus ombros é enorme, como novo Director-geral do SIS tem uma nobre missão de reestruturar e relançar o serviço da contra-inteligência para dar respostas rápidas e eficientes aos desafios e ameaças dos novos tempos.
É importante apostar na formação e na reciclagem de quadros dos serviços sob a sua tutela, isto deve constituir a prioridade das prioridades para melhor servir o país.

Minhas Senhoras e meus Senhores;
Distintos convidados;
Término esta minha breve intervenção desejando maiores êxitos aos recém-empossados e, manifestar a minha total disponibilidade em colaborar com as duas instituições na minha qualidade do Comandante Supremo das Forças Armadas e em conjunto com o Governo implementar as reformas nos sectores da Defesa e Segurança

Muito obrigado a todos!















Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau: Participei hoje na cerimónia de tomada de posse do Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas Biaguê Nan N'tam.


Foi um momento sublime e de muito orgulho para mim, que representa a consolidação da estabilidade politico-militar do país e uma nova etapa que se abre num contexto em que todos os nossos esforços devem centrar-se na modernização e equipamento das nossas gloriosas FARP.

A organização e o funcionamento pleno das Forças de Defesa e Segurança vai merecer uma atenção especial do Governo nessa décima legislatura. É nosso objectivo, um imperativo nacional e de total prioridade, transforma-las numa verdadeira força republicana, com meios e capacidade para cumprir a sua missão constitucional, à altura dos desígnios da democracia e do estado de direito democrático.

GOVERNAR PARA TODOS

#POSSECEMGFA2020
#GOVERNOGB2020
Eng° Nuno Gomes Nabiam




Sem comentários:

Enviar um comentário