quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Procurador-Geral da República confirma que Aristides Gomes está indiciado por vários crimes



Procurador-Geral da República confirma que Aristides Gomes está indiciado por vários crimes

O procurador-geral da República (PGR) da Guiné-Bissau, Fernando Gomes, confirmou esta quarta-feira, 19 de agosto de 2020, que o antigo primeiro-ministro guineense Aristides Gomes está indiciado por vários crimes.

"Sim, confirmo. Está indiciado por vários crimes e oportunamente vamos falar à imprensa sobre essa situação", afirmou Fernando Gomes, após ser questionado pela imprensa sobre se tinha convocado Aristides Gomes para ser ouvido.

Nas declarações aos jornalistas, Fernando Gomes disse também que não há nenhuma perseguição a Aristides Gomes e que estão a trabalhar com a Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o assunto.

Questionado sobre as denúncias do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) de perseguição aos seus dirigentes e antigos membros do Governo de Aristides Gomes, o PGR disse para fazerem uma "denúncia no Ministério Público".

O responsável pelo Ministério Público falava após ter sido apresentada a Comissão de Recuperação dos Bens do Estado, criada depois de Fernando Gomes ter dado um prazo de 90 dias, que já terminou, para ser entregue dinheiro e bens retirados ao Estado guineense.

Aristides Gomes está sob custódia das Nações Unidas há vários meses, apesar de a organização nunca o ter confirmado oficialmente.

O PAIGC pediu à ONU, bem como à restante comunidade internacional, para "assegurarem a permanência de Aristides Gomes nas instalações das Nações Unidas, em condições de segurança e dignidade para garantia da sua integridade física e moral".

Vídeo by: Florença Mariama Iyere

Sem comentários:

Enviar um comentário