quinta-feira, 20 de agosto de 2020

À CEDEAO!: Vídeo-conferência Extraordinária dos chefes de Estados e do Governos da CEDEAO sobre, a situação política do Mali;


Vídeo-conferência Extraordinária dos chefes de Estados e do Governos da CEDEAO sobre, a situação política do Mali;

Hoje, dia 20 de Agosto, o Presidente Da República da Guiné-Bissau 🇬🇼, General Umaro Sissoco Embaló esteve em conferência com seus homólogos da Sub-região, face à análise de situações de alteração da ordem constitucional no Estado Maliano;

O Chefe de Estado
Fonte: Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

Leia Também: 

CEDEAO PRETENDE RETORNAR AO PODER O PRESIDENTE MALIANO 


O presidente da República afirmou que a Comunidade Económica dos Estados de África Ocidental, CEDEAO, tomou a decisão de retornar ao poder o presidente maliano Ibrahim Boubacar Keita obrigada a renunciar a presidência do seu país pelo exército que se rebelou na passada terça-feira (18).

Umaru Sissoco Embaló que falava hoje (20) após a cimeira virtual dos chefes dos estados da CEDEAO diz que a cúpula regional felicitou igualmente a aprovação do programa do governo liderado pelo Nuno Nabian.

“ Durante a cimeira ficou decidido o retorno ao poder o presidente maliano Ibrahim Aboubacar Keita. Isso significa que afinal os problemas da Guiné-Bissau não são de defesa e segurança mas sim de problemas políticos”, diz para depois acrescentar que está muito vigilante a acompanhar de perto as acções governamentais.

“ Hoje, a CEDEAO felicitou aprovação do programa deste governo no parlamento mas sem esquecer que todos juntos, devemos determinar tolerância zero a corrupção, ao narcotráfico e ao coronavírus político”, salientou.

A cimeira abriu sob a presidência do chefe de Estado nigerino, Mahamadou Issoufou, atual presidente em exercício da organização sub-regional

No seu discurso de abertura, o presidente Issoufou notou que esta tomada de poder acontece num “contexto de segurança difícil para a região em geral, e para o Mali, em particular”.

O chefe de Estado nigerino lembrou "os esforços diplomáticos envidados pela CEDEAO para ultrapassar a crise política prevalecente no Mali, e que se deveu às controversas eleições legislativas de 19 de abril de 2020”.

Contudo exprimiu a esperança de que esta cimeira extraordinária consiga "tomar decisões pertinentes e fortes à altura da gravidade da situação prevalecente no Mali”.

Os militares autores do golpe de Estado tomaram várias decisões das quais, a criação de um colégio transitório composto de representantes das diferentes forças vivas da nação e a organização em abril de 2021, de triplas eleições livres e transparentes (legislativas, presidenciais e referendárias).


Por: Nautaran Marcos Có

Sem comentários:

Enviar um comentário