quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

PARLAMENTO APROVA ORÇAMENTO DA ANP NO VALOR DE 5.1 BILIÕES DE FRANCOS CFA

15/12/2020 / Jornal Odemocrata

Os deputados da nação aprovaram esta terça-feira, 15 de dezembro de 2020, o orçamento da Assembleia Nacional Popular (ANP), no valor de 5 mil milhões e 150 milhões de franco CFA. A aprovação do documento aconteceu depois de uma análise e esclarecimentos  do Presidente do Conselho de Administração do hemiciclo guineense.

O orçamento geral do parlamento para o ano 2021 foi aprovado com emendas por 81 deputados a favor, 2 abstenções e zero contra, no universo de 83 parlamentares que estiveram na sessão desta terça-feira. 

Segundo a explicação do presidente do Conselho de Administração da Assembleia Nacional Popular, Amizade Fará Mendes, a proposta do orçamento da ANP era de 5.9 biliões de francos CFA, mas o ministério das finanças pediu à ANP que reduza o valor para 5.1 biliões, tendo em conta a situação financeira do país.

O orçamento aprovado engloba todos os departamentos que fazem parte da ANP, nomeadamente: a Comissão Nacional de Eleições (CNE), a Inspeção Geral contra Corrupção, o Conselho Nacional de Comunicação Social, entre outras instituições sob tutela da ANP.

Momento antes de votação do orçamento, o presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, permitiu aos deputados  darem pareceres sobre o orçamento.  Alguns deputados entenderam que o orçamento incial devia ter vigorado e ser aplicado  pelo governo para que o parlamento possa fazer o seu trabalho cabalmente.

Por: Aguinaldo Ampa

Sem comentários:

Enviar um comentário