quinta-feira, 14 de junho de 2018

JUNHO SERÁ MÊS DE FESTA DE N´TURUDO


O Instituto Politécnico Nova Esperança (IPNOVE) promove, nos dias 23 e 24 de Junho corrente, um evento denominado “Festa de N´turudu” para resgatar os valores culturais ameaçados pela extinção. O evento também pretende promover a cultura de N’turudu (mascara) no carnaval nacional para nova geração

O evento de sábado e domingo anunciado durante uma conferência de imprensa que teve como caracter académico e científico agregando a parte cultural como sendo um tronco comum do desenvolvimento intelectual.

Segundo mentor do evento igualmente o presidente da comissão, Valdir da Silva, a iniciativa visa resgatar a cultura guineense como também valorizar património intelectual e cultural.

“O evento não é o carnaval propriamente dito como se faz em Fevereiro mas é uma festa de N´turudu associada a cultura e ao carnaval o que quer dizer que a nossa festa tem um pendor cultural porque acreditamos que a cultura e a ciência como também ensino andam juntos”, explica.

“Nós enquanto uma instituição do ensino superior estamos despostos para valorizar a cultura e na sua promoção para dar outra visão ao aspecto patrimonial, cientifico, cultural e intelectual”, realça Valdir da Silva.

O evento cultural também pretende chamar atenção aos dirigentes do país, sobre o perigo da extinção do N’turudo no panorama cultural e o seu impacto no turismo da Guiné Bissau.

Valdir da Silva fala ainda na preservação e na revivência do espírito de carnaval guineense na moda antiga uma vez que está a desaparecer em detrimento da influência de cultura de outros países.

“Desafiamos aos guineenses para valorizarem uma vez que acreditamos que o carnaval que se faz já não existe e a moda antiga deve ser preservada e revivida pelos guineenses para não copiarem as culturais de outros países”, aconselha.

O Instituto Politécnico "Nova Esperança" inaugurou na capital Bissau, no início deste mês, na rotunda de mãe de água - ao lado da Assembleia Nacional Popular, uma gigante a máscara que motiva às pessoas a darem valor ao carnaval dos anos passados.

Segundo, a comissão organizadora desfilam no evento grupos culturais Netos de Bandim, Iris de Brá, Ballet Nacional assim como as escolas públicas, privadas de Formação e Universidades.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi

radiosolmansi

Sem comentários:

Enviar um comentário