quinta-feira, 14 de junho de 2018

DORES MUSCULARES - Ficar dorido dois dias depois de treinar, é suposto?

Muitos sentem as consequências do treino 48 horas após o esforço praticado. Saiba o porquê desta resposta tardia e prolongada.


Quem nunca mudou de plano de treino, voltou ao ginásio depois das férias ou ‘abusou’ na intensidade do treino para no dia seguinte mal se conseguia sentir ou levantar os braços?

É comum, e não é propriamente mau, significa que houve esforço, durante o qual as fibras musculares se partiram e, ao se recomporem, geram uma sensação de dor, por inflamação, explica a Women’s Health UK. Igualmente comum é sentir-se esta mesma dor durante dois dias após o treino, algo a que se dá o nome de dor muscular de início tardio.

Como esclarece Jordan Menzi, autor do livro ‘The Exercise Cure’ (‘O exercício da cura’), tal processo de inflamação leva entre quatro a cinco dias. Durante as primeiras 24 horas, o processo começa de forma suave, sendo apenas em alguns casos que os músculos mais sentem tal recuperação.

“Sempre que desafia os seus músculos a mais trabalho mecânico, maior a quantidade de dor muscular de início tardio” refere o especialista. Por isso, não há um tipo de exercício mais propício a este tipo de dor, que surge sempre que sai da rotina e leva o corpo ao próximo dia. É contudo em exercícios na zona posterior do corpo que mais dor sente, caso treine ainda com dor muscular, porque esta é a zona mais propícia a micro traumas nas fibras musculares.

Se é inevitável? Não. Mas há formas de suavizar o impacto desta resposta natural do corpo humano a começar pela hidratação já que, quanto mais hidratados estiverem os músculos, mais facilmente o oxigénio chega a todo o corpo. Exercícios como ciclismo (de pouca intensidade) ou yoga ajudam também à recuperação muscular, por obrigarem o corpo ao movimento mas sem esforço.

POR MARIANA BOTELHO
NAOM


Recommended...

WHY AM I STILL SORE FROM MONDAY'S WORKOUT?


If you’ve ever felt like you were hit by a truck 48 hours after your workout, you’re not alone...READ MORE


Sem comentários:

Enviar um comentário