segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

CNE diz não haver tempo para as eleições este ano na Guiné-Bissau

Guineenses vão às urnas

PR inicia esta semana contactos para marcação da data das eleições legislativas

O presidente guineense inicia esta semana contactos com os partidos políticos com vista à marcação da data das próximas eleições legislativas, as quais, de acordo com o calendário eleitoral, deverão ocorrer este ano.

Mas a Comissão Nacional de Eleições avisou nesta segunda-feira, 26, que não pode cumprir o cronograma, devido à actualização de dados eleitorais.

O secretário executivo da Comissão Nacional de Eleições (CNA), José Pedro Sambu, esteve reunido hoje com o presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá, e, no final, advertiu que “a previsão era para o mês de Maio, mas estamos com problemas do cumprimento de cronograma e isso vai fazer com que esta data não seja exequível”.

Enquanto os partidos políticos esperam pelo encontro com o PresidenteJosé Mário Vaz, o jurista e analista político Luís Peti considera que caso as eleições não aconteçam este ano, “será o agudizar da crise política porque existe um calendário eleitoral”.

“Tanto mais que o Governo decorrente do acordo de Conacri tem como único objectivo, organizar eleições e não vejo o Presidente da República a impor aos guineenses uma nova agenda eleitoral e política”, adiantou Peti.

VOA

Sem comentários:

Enviar um comentário