quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Como o stress pode afetar o seu rosto. Este atento aos sinais... Poderia achar que o stress apenas alterava a pressão arterial e o deixava mais nervoso, mas a verdade é que pode acabar por trazer mais consequências. Existem vários sinais que podem manifestar-se no seu rosto. Saiba tudo.

Por noticiasaominuto.com

Quando está com stress, é normal que tenha a pressão arterial mais elevada e que sinta algumas mudanças no corpo. Contudo, pode nunca ter pensado que este problema afetasse o seu rosto. Existem alguns sinais a que deve estar atento e que podem, muitas vezes, passar despercebidos.

O website Only My Health falou com o dermatologista Ruben Bhasin Passi para perceber como o stress pode afetar o rosto. Existem alguns sinais mais claros, outros nem por isso.

“O stress manifesta-se imediatamente no rosto. Afeta as hormonas, o fluxo sanguíneo e os mecanismos de reparação da pele, o que causa diversos problemas", começa por dizer o especialista.

Como o stress se manifesta no rosto

Existem alguns sinais que podem ser vistos no rosto que mostram que está com stress, mesmo que não pareça de uma primeira forma. Saiba tudo.

1- Surtos e crises de acne

“Uma das principais causas de acne é a hormona do stress. O cortisol, que estimula diretamente a produção de óleo na pele, também conhecido como sebo, é o principal responsável pela desobstrução dos poros.”

2- Pele sem brilho e com tom irregular

“Uma pessoa com stress geralmente apresenta um rosto com aparência cansada ou sem brilho. O fornecimento de oxigênio e nutrientes às células da pele é reduzido devido à má circulação sanguínea causada pelo stress prolongado. Isso faz com que a pele perca o brilho e, às vezes, resulta em tom de pele irregular ou descoloração.”

3- Olheiras e olhos inchados

“A falta de sono adequado leva ao enfraquecimento dos vasos sanguíneos por baixo dos olhos. Além disso, a retenção de líquidos causada pelo stress e cansaço contribui ainda mais para o inchaço sob os olhos.”

4- Rugas

“O stress prolongado faz com que a pele perca colagénio e elastina rapidamente, as proteínas cuja função é manter a pele bonita e jovem. Isto acaba por levar ao aparecimento precoce de linhas finas e rugas, principalmente na testa, ao redor dos olhos e da boca.”

5- Problemas de pele

“Doenças de pele geralmente gravam-se durante períodos de stress devido ao enfraquecimento da barreira natural da pele. Isso, por sua vez, torna a pele mais irritável e propensa a inflamações.”

6- Pele seca e mais sensível

“O stress afeta negativamente a barreira cutânea,o que leva à perda de hidratação. Consequentemente, a pele fica seca. Além disso, torna-se mais suscetível a irritações causadas por produtos de cuidados com a pele, mudanças ambientais e poluição.”

7- Tensão no maxilar e linhas de expressão

“Muitas pessoas, sem perceber, tensionam a zona do maxilar ou franzem a testa quando estão com stress. Se isso acontece com frequência, a tensão muscular pode levar à formação de linhas visíveis ao redor do queixo ou acentuar as linhas de expressão entre as sobrancelhas, dando ao rosto uma aparência de tensão ou exaustão.

Stress. Cinco coisas que pode fazer para acalmar-se ao longo do dia

Amanda Medley Raines é investigadora do departamento de psicologia do Louisiana State University School of Medicine e revelou ao Today, do canal NBC, algumas das práticas diárias que podem fazer com que reduza a ansiedade e o stress.

Saiba o que fazer.

1- Programe o seu dia

"Conhecer a sua rotina ajuda a aliviar a ansiedade e a criar a sensação de controlo."

2- Planeie as refeições

"Faça-o com antecedência para reduzir aquele stress que pode ser habitual."

3- Faça exercício

"Alongue, respire fundo e faça algumas posturas de ioga. Desta forma, o cérebro irá pensar noutras coisas."

4- Reserve tempo para coisas que gosta de fazer

"Desde ler, passear os animais de estimação ou cozinhar, faça algo que lhe dê prazer."

5- Esteja com amigos e familiares

"Saiba em quem confiar e quem o pode apoiar em momentos mais complicados."

Sem comentários:

Enviar um comentário