quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Estudo revela: Afinal, comer ovos pode ajudar a reduzir o colesterol... Ao contrário de uma crença comum, o consumo de ovos pode não estar associado ao aumento do colesterol. A conclusão é de um estudo publicado no ScienceDirect. Conheça os resultados.

Por LUSA 

Consumir ovos pode aumentar o colesterol? Esta era uma crença comum, mas a verdade é que podem até fazer o contrário. A conclusão é de um estudo publicado no ScienceDirect. Aponta alguns benefícios de consumir este alimento que muitos poderiam não esperar que fosse possível.

“Os ovos podem não contribuir para níveis elevados de colesterol LDL [mau] como se pensava anteriormente”, revelam os autores do estudo. Um dos principais problemas pode estar na gordura saturada que é consumida e não na quantidade de ovos que consome.

O estudo juntou 48 pessoas que passaram por dietas distintas ao longo de cinco semanas. Um dos grupos consumiu dois ovos e juntou alimentos baixos em gordura saturada. Por outro lado, outras pessoas não consumiram ovos e tinham vários alimentos ricos em gordura disponíveis. Por fim, o terceiro grupo consumiu um ovo por dia e tinha alimentos ricos em gordura saturada.

Concluíram que em todas as dietas, o aumento do colesterol mau estava associado ao consumo de gordura saturada e não devido aos ovos. “Os participantes que consumiram dois ovos por dia apresentaram, na verdade, uma redução nos níveis de LDL, desde que a restante da dieta fosse pobre em gordura saturada.”

"As doenças cardiovasculares continuam a ser uma das principais causas de morte. Embora o colesterol alimentar proveniente dos ovos tenha sido foco das diretrizes dietéticas, evidências recentes sugerem que a gordura saturada tem um impacto maior sobre o colesterol LDL”, continuam os responsáveis pela investigação.

Assim, apostam que o consumo de ovos pode fazer parte de uma dieta equilibrada. “Vários estudos observacionais e ensaios clínicos relataram que o consumo de ovos não afeta negativamente os lipídios sanguíneos nem aumenta o risco de doenças cardiovasculares.”

Colesterol: Conheça os dois tipos

Existem dois tipos de colesterol:  o HDL (o 'bom') e o LDL (o 'mau'). O 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. Quando está em excesso, é responsável pelos depósitos de gordura nas paredes das artérias e um dos fatores de risco para a ocorrência de doenças cardiovasculares.

Quatro alimentos que ajudam a reduzir os níveis de colesterol mau

Especialistas, citados no mesmo website, mencionaram alguns dos alimentos em que deve começar a apostar. Tome nota!

Aveia. É um alimento rico em fibras solúveis. "Pense na fibra solúvel como uma esponja que absorve o colesterol no seu trato digestivo, impedindo-o de entrar na sua corrente sanguínea", explica Elizabeth Katzman, uma profissional de nutrição funcional; 

Feijão e outras leguminosas. Normalmente são ótimas fontes de fibras solúveis. Também "são ricos em proteínas (ajudam a manter-se saciado) e pobres em gorduras saturadas", acrescenta Dalia Beydoun, uma dietista; 

Maçãs. Contêm pectina, "um tipo de fibra solúvel que reduz o colesterol ao formar um gel nos intestinos, o que reduz a absorção do colesterol e ajuda a eliminá-lo do corpo", explica Michelle Routhenstein, outra dietista; 

Frutos secos. "Têm gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas saudáveis para o coração", ambas ajudam a baixar o colesterol LDL, explica Habashy. "Também contêm alguns compostos que bloqueiam a absorção do colesterol no intestino".

Leia Também: O tempo frio pode deixar os rins em risco? Especialista esclarece tudo

O coração pode sair afetado com temperaturas negativas e durante o inverno. Contudo, os rins também podem sair afetados e poderá ser importante adoptar algumas medidas para evitar problemas mais graves. Saiba o que uma especialista tem de dizer.


Sem comentários:

Enviar um comentário