© iStock
Notícias ao Minuto 28/03/23
Relatório da NordVPN confirma suspeitas e tem uma solução.
Alguma vez teve a sensação de que o seu telemóvel o estava a ouvir? Em que, depois de ter uma conversa específica com um amigo, começou a ver produtos relacionados com o tema? Pois bem, um novo relatório da NordVPN refere que não é apenas uma ‘sensação’ e confirma que os anunciantes - e não as redes sociais - estão de facto à escuta.
De acordo com a empresa, as empresas de anúncios estão a usar um novo tipo de monitorização de dados capaz de ouvir o ruído de fundo, usando esta informação para exibir anúncios personalizados.
Alegadamente, este método recorre a “sinalizadores de áudio” para “ligar todos os dispositivos detidos [pelo utilizador] para registar o comportamento e localização”. Uma vez que estes sinais, que não podem ser detetados pelo ouvido humano, são integrados em anúncios de televisão ou de rádio, o dispositivo móvel consegue detetá-los e indicar aos anunciantes o que anda a ver.
Como conta o site Daily Star, o relatório da NordVPn refere que 45% dos britânicos inquiridos já viu um anúncio no telemóvel depois de falar sobre um determinado produto ou de ver um anúncio sobre ele na televisão - sem o ter pesquisado no telemóvel.
Felizmente, parece haver uma forma de contornar este rastreamento das empresas de anúncios publicitários. Para tal terá apenas de rejeitar as permissões das apps ao seu microfone, algo que pode fazer com relativa facilidade na área dedicada nas Definições do telemóvel - seja ele Android ou iOS.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.