quinta-feira, 23 de março de 2023

OLEH ZHDANOV: Situação "estabilizada" em Bakhmut. Forças russas "não conseguiram nada"

© Youtube

Notícias ao Minuto  23/03/23 

A posição é do analista e militar ucraniano Oleh Zhdanov. "As forças ucranianas estabilizaram mais ou menos a situação em Bakhmut - e as forças russas são incapazes de fazer qualquer coisa" salientou.

Na linha da frente em Bakhmut, a análise parece sugerir que a ofensiva russa está estagnada, referiu o analista e militar ucraniano Oleh Zhdanov, na noite de quarta-feira.

"As forças ucranianas estabilizaram mais ou menos a situação em Bakhmut - e as forças russas são incapazes de fazer qualquer coisa" salientou num vídeo publicado na rede social YouTube, acrescentando que embora o inimigo possa ter "avançado algumas centenas de metros a norte e sul da cidade, não conseguiram nada".

Essa posição apoia uma avaliação feita pela inteligência militar britânica de que a ofensiva russa na cidade está a perder força.

Também o Estado-Maior militar da Ucrânia concordou que o potencial ofensivo da Rússia em Bakhmut estava a diminuir. "O inimigo continua a conduzir operações ofensivas, a sofrer grandes baixas e a perder uma quantidade significativa de armas e equipamentos militares", referiu o Estado-Maior do Exército da Ucrânia, num relatório, esta quinta-feira, citado pela Reuters.

Discutível na influência na guerra na Ucrânia, Bakhmut, no leste do país, tornou-se num ponto central numa batalha com mais de sete meses e milhares de baixas do lado russo e ucraniano, de que nenhuma das partes parece abdicar. Para alguns analistas Bakhmut é pouco importante estrategicamente, já outros veem-na como uma via de acesso russo ao controlo da província de Donetsk.


Leia Também: Forças ucranianas vão libertar brevemente Bakhmut, diz oficial

Sem comentários:

Enviar um comentário