segunda-feira, 7 de março de 2022

Ankara convidou o Chefe de Estado da Guiné-Bissau para facilitar o primeiro encontro entre os chefes das diplomacias dos dois países em guerra desde o final do mês passado.

Serguei Lavrov e Dmytro Kuleba vão se à margem da segunda edição do Fórum Diplomático de Antalya-Turquia onde igualmente participam vários chefes de Estado Africano.

Há uma semana na capital Guineense, Umaro Sissoco Embaló, que falava aos jornalistas à margem da tomada de posse de novo chefe de estado maior armada e vice-chefe de estado maior do exército, anunciou a disponibilidade de Bissau em facilitar o entendimento entre Moscovo e Kiev.

A guerra entre Russia e Ukrania ja está a provocar a subida de preço de petróleo e derivados a nível mundial bem como a escassez de trigo no mercado.

Leia Também: 

Harari explica que Putin pode até conseguir conquistar a Ucrânia, mas “esta guerra não é sobre conquistar esta cidade ou aquela cidade". 

"Putin já perdeu a guerra". É assim que o historiador israelita Yuval Noah Harari classifica a invasão russa à Ucrânia. Numa entrevista ao Channel 12, o autor do best-seller internacional 'Sapiens: Uma breve história da humanidade' afirma que, faça o que fizer, o líder russo não conseguirá dominar os ucranianos...Ler Mais


O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) está a procurar fazer chegar mais ajuda humanitária às crianças e famílias na Ucrânia, onde centenas de milhares de pessoas estão sem acesso a serviços básicos devido à invasão russa.

Segundo o representante da UNICEF na Ucrânia, Murat Sahin, citado em comunicado, a agência da ONU está a "preparar-se para reforçar as operações assim que as restrições de acesso forem levantadas e as condições de segurança estiverem garantidas, para que a assistência humanitária possa ser enviada para as áreas mais duramente atingidas"....Ler Mais


De acordo com o primeiro-ministro russo, Moscovo ainda não tomou a decisão, mas, segundo Novak, vê-se pressionada a fazê-lo perante as acusações de políticos europeus.

Depois das sanções europeias de que a Rússia tem sido alvo desde o início da invasão à Ucrânia, Moscovo ameaça abertamente, pela primeira vez, retaliar  com o corte do gás natural para a Europa através do gasoduto Nord Stream 1...Ler Mais

Sem comentários:

Enviar um comentário