segunda-feira, 7 de março de 2022

GUINÉ-BISSAU - CORIS BANK INTERNACIONAL ABRE SUAS PORTAS EM BISSAU

 O DEMOCRATA  07/03/2022 

O banco comercial  panafricano “Coris Bank Internacional” iniciou as suas atividades na Guiné-Bissau, anunciou em comunicado, a direção da filial local em Bissau esta segunda-feira, 07 de março de 2022.

“O grupo pan-africano Coris anuncia que, com a abertura da sua agência em Bissau, o Coris expande-se na zona da UEMOA, afirmando assim a sua forte presença em todos os países da União”, pode ler-se na nota na posse de O Democrata.

No mesmo comunicado, o grupo afirmou que a sua presença na Guiné-Bissau representa uma ambição que o Coris Bank Internacional tem em participar na melhoria do nível de bancarização das populações e contribuir para o crescimento do mercado nacional, acrescentando uma mais-valia à economia local.

Salienta-se que o Coris Bank Internacional está presente em nove (09) países da UEMOA, nomeadamente Guiné-Bissau, Benim, Burkina-Faso, Côte d’Ivoire, Mali, Níger, Senegal, Togo e Guiné-Conacri.

O país dispõe agora de seis bancos comerciais sob supervisão do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO). 

Segundo dados estatísticos consultado pelo jornal O Democrata, a Guiné-Bissau, em 2019, teve maior crescimento de inclusão financeira (+9,5 pontos) na sub-região, embora continua na penúltima posição (depois do Níger) com 21,3% da taxa de bancarização alargada no espaço da União Econômica Monetária Oeste Africana (UEMOA), cuja taxa média é de 39,7%. A evolução da inclusão financeira nos países da África Ocidental está a ser impulsionada em parte pelo crescimento da moeda electrónica através das empresas de telecomunicações.

Por: Carolina Djemé         

Sem comentários:

Enviar um comentário