segunda-feira, 7 de março de 2022

Bissau e Kigali lançam bases para a cooperação nos domínios de Turismo, Comercio e Educação

A Guiné-Bissau e Ruanda assinaram esta segunda-feira em Kigali 3 acordos  de cooperação no âmbito da visita do Chefe de Estado a este país. 

Os acordos rubricados pela Ministra de Estado e dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Carla Barbosa e o seu homologo ruandês Vincent Biruta, prevêm a cooperação nas áreas de Turismo, Comércio/Investimento e a Educação. Já a Ministra havia assinado um Acordo Quadro com o seu homologo, no mês de Novembro de 2021.

O Chefe de Estado Guineense destacou a importância da cooperação Sul/Sul e lembrou que a Guiné-Bissau pode aproveitar a experiência de Ruanda e salientou ainda que a Guiné dispõe de um potencial no domínio do Turismo com 88 ilhas para a exploração turística.

Para o Presidente de Ruanda, Paul Kagame, a visita de Estado de Umaro Sissico Embalo ao seu País, a primeira de um Presidente da Guiné-Bissau, representa um passo importante no aprofundamento das relações entre Bissau e Kigali.

Paul Kagame aceitou o convite de visitar Bissau muito brevemente e a data será acordada por via diplomática.

O primeiro dia da visita de 48 horas do Presidente da Guiné-Bissau a Ruanda, ficou igualmente marcado com uma reunião tet-a-tec entre os 2 homólogos  e a visita ao MEMORIAL DO GENOCIDIO.

Sem comentários:

Enviar um comentário