segunda-feira, 12 de setembro de 2022

O CHEFE DE ESTADO GUINEENSE PARTIU ESTA MANHÃ PARA NAIROBI E POSTERIORMENTE LUANDA ONDE A CONVITE DOS PRESIDENTES WILLIAM RUTO E JOÃO LOURENÇO ASSISTIRÁ AS CERIMÓNIAS DE EMPOSSAMENTO DOS DOIS PRESIDENTES RECENTEMENTE ELEITOS

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

O Presidente da República da Guiné Bissau, Comandante Supremo das Forças Armadas e Presidente em Exercício da CEDEAO, General Úmaro Sissoco Embaló partiu esta manhã para Nairobi / Quénia e seguidamente para Luanda / Angola, para assistir a convite dos Presidentes vencedores das últimas eleições presidenciais às cerimónias de empossamento dos Presidente William Ruto do Quénia e João Lourenço de Angola.

Esta presença do Chefe de Estado guineense nestes dois países permitirá um reforço dos actuais laços de amizade entre os Presidentes destes dois países, factor que contribuirá para projectar uma mais substancial e firme amizade e cooperação entre a Guiné-Bissau com Angola e Quénia.


Leia Também:


O Sheikh S. B. N. Al Nahyan, Vice-Ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros dos Emiratos Árabes Unidos portador de uma mensagem do Khalifa Bin Zayed bin Sultan Al Nahyan, Presidente dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e Emir de Abu Dhabi, que expressa uma firme decisão de incrementar sólidas relações de amizade e de cooperação com a Guiné-Bissau e de convidar o Presidente da República da Guiné-Bissau a visitar oficialmente os Emirados Árabes Unidos.

A Ministra de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Barbosa já tinha encetado uma missão sob os desígnios do Chefe de Estado guineense, cujos resultados estão neste momento a surtir efeitos.

Durante a audiência concedida pelo Presidente da República da Guiné-Bissau, General Úmaro Sissoco Embaló ao Sheikh S. B. N. Al Nahyan, Vice-Ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros dos Emiratos Árabes Unidos a  que assistiu a Ministra de Estado, foram abordadas questões relacionadas com as novas e mais fortes perspectivas de cooperação entre os dois países, bem como foi passada em revista à actualidade política africana e internacional.

O Chefe de Estado guineense aceitou o convite para visitar oficialmente os Estados Árabes Unidos e instruiu a Ministra de Estado a dar seguimento diplomático e protocolar no sentido de agilizar este convite do Khalifa Bin Zayed bin Sultan Al Nahyan, Presidente dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e Emir de Abu Dhabi.




O ex-Presidente da República de Cabo Verde, Dr. José Carlos Fonseca que se encontra no país a convite da organização da juventude do PRS para proferir uma série de palestras alusivas à questões de ordem constitucional e outras, efectuou uma visita de cortesia ao General Úmaro Sissoco Embaló, Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas.

Durante o encontro, a que assistiram alguns membros da organização da juventude do PRS, nomeadamente o seu líder, Vladmir Jomel, foram abordadas algumas questões que se prendem com o papel da juventude no actual processo político que se vive tanto na Guiné como em Cabo Verde, bem como da amizade e cooperação entre os dois países e povos irmãos.


Sem comentários:

Enviar um comentário