segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Efeméride - PAIGC agenda várias actividades para celebração da data natalícia de Amílcar Cabral

Bissau, 12 Set 22 (ANG) - O Partido Africano da Independência de Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) agendou várias actividades políticas, culturais e desportivas para assinalar a data natalícia do fundador do partido, Amílcar Cabral, dentre as quais, debates subordinados ao tema ”Setembro vitorioso”, entre os dias 12, 19 e 24 do mês em curso.

De acordo com o programa do evento, à  que a ANG teve acesso hoje, o PAIGC tomou a iniciativa de realizar essas actividades como forma de não se esquecer do pai fundador  da nação guineense e cabo-verdiana.

Amílcar Cabral nasceu a 12 de Setembro de 1924, em Bafatá e aos oito anos de idade sua família mudou-se para Cabo Verde, estabelecendo-se em Santa Catarina (ilha de Santiago), que passou a ser a cidade de sua infância, onde completou o ensino primário.

“De seguida mudou com a Mãe e os irmãos para Mindelo, São Vicente onde veio a terminar o curso liceal em 1943. No ano seguinte, mudou-se para a cidade de Praia, na ilha de Santiago, e começou a trabalhar na Imprensa Nacional, mas só por um ano, pois tendo conseguido uma bolsa de estudos, no ano de 1945 ingressou no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa. Após graduar-se em 1950, trabalhou por dois anos na Estação Agronómica de Santarém”, refere  Arquivos do PAIGC.

A mesma fonte sublinhou que, Amilcar Lopes Cabral foi contratado pelo Ministério do Ultramar como adjunto dos Serviços Agrícolas e Florestais da Guiné e que por isso, regressou a Bissau em 1952 onde iniciou seu trabalho na granja experimental de Pessubé percorrendo grande parte do país, de porta em porta, durante o Recenseamento Agrícola de 1953 adquirindo um conhecimento profundo da realidade social vigente.

“As  actividades políticas de Amílcar Cabral , iniciadas já em Portugal, reservam-lhe a antipatia do Governador da colónia, Melo e Alvim, que o obriga a emigrar para Angola. Nesse país, une-se ao MPLA”, segundo  Arquivos do PAIGC.

Acresentou que, em 1959, Amílcar Cabral, juntamente com Rafael Barbosa, Aristides Pereira, João Rosa, Luís Cabral, Fernando Fortes, Júlio de Almeida, Elisée Turpin e outros nacionalistas funda, na clandestinamente, o Partido Africano para a Independência (PAI) e posteriormente, em Dakar, o PAIGC.

“Quatro anos mais tarde, o PAIGC sai da clandestinidade ao estabelecer uma delegação na cidade de Conacry, capital da República de Guiné-Cronacri. Em 23 de janeiro de1963 teve início a luta armada que culminaria com a proclamação da independência a 24 de Setembro de 1973. Amilcar Cabral foi assassinado em 20 de Janeiro de 1973 em Conacri(Guiné-Conacri)”, refere o programa das celebrações do 12 de Setembro.

ANG/AALS/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário