sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

A reunião da União de Filhos de Djagra de Bijimita, UFIDJABI.

Ministério da Administração Territorial e Poder Local da Guiné-Bissau

MATPL/AI/28.01.2021 quinta-feira 

Em representação do Ministro da Administração Territorial e Poder Local, uma equipa chefiada pelo Inspector-Geral, Dr. Nelson Bamba, e que integra os Directores Gerais do Poder Local e da Descentralização Administrativa, Dr. Alsana Negado e Dr. Jorge Verissimo Balde Júnior, respetivamente, testemunharam a reunião da União de Filhos de Djagra de Bijimita, UFIDJABI.

A reunião tinha como objetivo, analisar com maior profundeza, a real forma tradicional de sucessão no trono do regulado de QUIUTA, que está a ser reivindicado por duas pessoas.

Na qualidade de mediadores, os dirigentes do Ministério, no final do encontro que durou horas, recomendaram que às partes sejam prudentes e responsáveis nas suas ações de agora em diante. 

"Às partes devem cancelar imediatamente todas as suas actividades que visam dar posse à qualquer um dos interessados ao posto do regulado, enquanto as negociações estarem em curso para que se possa encontrar uma solução justa, pacífica e definitiva, e que poderá permitir uma convivência pacífica na comunidade.

A reunião contou ainda com a presença de uma outra organização de mediação de conflitos na Região de Biombo  denominada OTEPI "origem".


Leia Também:

 
MATPL / 27.01.2021 Quarta-feira 
18 milhões de Fcfa, é o montante disponibilizado pela FAO ao Ministério da Administração Territorial e Poder Local, para o início de ações de informação e sensibilização das comunidades sobre os conteúdos da Lei de Terra.

O ato de assinatura do acordo de financiamento teve lugar na tarde de hoje (27.01), na sala de reuniões do Ministério, na presença de dirigentes de ambas as instituições. 

O periodo temporal estimado para a utilização da verba é de cinco meses.

Lembramos que a luta pela posse de terra nos últimos tempos intensificou, e já ceifou vidas, deixando vários feridos em diferentes cantos do país. 

O Ministro Fernando Dias e a sua equipa, têm sido incansáveis nas suas ações de mediação.

Com este apoio, o Ministério estará nos próximos tempos mais ativo, na medida em que antes, para a deslocação ao interior do país, enfrentava dificuldades diversas, sobretudo a falta de viaturas, combustível, alojamento e alimentação para os membros da delegação. As vezes, o Ministério, perante situações de urgência, é obrigado a alugar viaturas para a sua missão. 

Mesmo perante estas dificuldades, e tendo em conta que o país está acima de tudo, sacrificamos e tentamos ao máximo cumprir com a nossa missão, que é de servir o país e não servir-se dele.

Sem comentários:

Enviar um comentário