Por Fernando Casimiro
Só o próprio guineense, pode ajudar a resolver os problemas entre guineenses, numa perspectiva sobre as diversas crises políticas e sociais na Guiné-Bissau!
Até hoje, não vi nenhum país, seus dirigentes entre políticos-institucionais e, ou, partidários, e seus Povos, solicitarem, às autoridades da Guiné-Bissau, aos partidos políticos guineenses e ao Povo Guineense, qualquer apoio na resolução dos seus problemas internos.
Quem não os tem?!
Dos Estados Unidos da América, passando pela China, Rússia etc., etc., qual é o País e seu Povo, que não tem os seus Problemas, entre institucionais/políticos, sociais, culturais, económicos, etc.?
Porque é que a maioria dos políticos guineenses gosta de levar a "roupa suja" de casa, para lavar em casa de terceiros?
Porque é que alguns líderes políticos guineenses têm tanto afecto, tanta consideração, que roça a endeusamento e submissão/bajulação, por líderes políticos e partidários de outros países, mas um ódio de morte aos seus conterrâneos, entre estadistas, líderes político-partidários, por exemplo?
A disputa Política entre nós, Guineenses, fez de uns, deuses e, de outros, diabos?
Porquê?!
Porque é que não podemos sentar e conversar, enquanto irmãos, e resolver as nossas divergências, os nossos problemas, para juntos e unidos, erguermos bem alto a imagem do nosso País, focando-nos no Desenvolvimento, quiçá, no Progresso e no Bem-Estar Comum?
Será que na Guiné-Bissau é que há ditadura e ditadores, em função da conveniência do próprio guineense, que ignora a realidade politica e social mundial, mesmo quando elevam ao endeusamento, ditadores e corruptos de outros Países...?
Ninguém, entre Pessoas, Países e Organizações, estará mais próximo das soluções para os diversos Problemas da Guiné-Bissau, do que os próprios Guineenses. Que isto fique bem claro para todos, porque é uma evidência sobre esta nossa triste forma de ser e de estar, enquanto Guineenses!
Positiva e construtivamente!
Didinho 27.10.2020
Sem comentários:
Enviar um comentário