quarta-feira, 28 de outubro de 2020

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior recebeu hoje em audiência a representante das Caritas Americanas na Guiné-Bissau com residência em Dakar.

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior recebeu hoje em audiência a representante das Caritas Americanas na Guiné-Bissau com residência em Dakar.

O encontro entre o títular da pasta da Educação e a representante das Caritas Americanas, CRS, visou passar em revista o acordo de cooperação com o Governo da Guiné-Bissau através do Ministério da Educação no quadro do programa de Cantina Escolar.

No encontro a representante das Caritas Anta Guéye – JAMES reiterou a disponibilidade da Organização que representa em ajudar o Governo da Guiné-Bissau, colocando a disposição do país todos os especialistas da sua organização no sentido de mobilizar recursos para a Guiné-Bissau.

Anta Guéye – JAMES agradeceu abertura e a colaboração da actual liderança do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior e disse esperar que a parceria entre o Ministério e a sua organização dure por muito tempo.

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé, voltou a manifestar a preocupação com as três regiões do país que não estão contempladas no Programa de Cantina Escolar e solicitou uma análise aprofundada das Caritas Americanas para contemplar as regiões que estão fora do programa.

O Ministro reconheceu por outro lado que o projecto Cantina Escolar com as Caritas Americanas começou num período particularmente difícil para todo o Mundo, mas, mesmo assim, pede esforços das Caritas Americanas na mobilização de mais recursos para o Sector Educativo da Guiné-Bissau.

O Ministro assegurou que o governo da Guiné Bissau tem a vontade política de progressivamente assumir o Programa de Cantina Escolar as estratégias estão sendo desenhadas com reformas no aparelho de Estado.

Por fim deixou claro que há toda a possibilidade de produzir uma adenda ao memorando de entendimento assinado entre as partes que entra em contradição com o acordo que as Caritas Americanas tem com o Governo Americano.

Terminada a reunião o Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior acompanhado da Directora-geral dos Assuntos Sociais e Cantina Escolar e a Delegação das Caritas americanas visitaram os armazéns onde, neste momento, estão guardados os géneros alimentícios fornecidos pelas Caritas Americanas compostos de Arroz, Óleo Alimentar e Ervílhas.

De acordo com a constatação os géneros estão bem armazenados em dois grandes Armazéns na Zona Industrial de Bolola com respeitosas a regras fitossanitárias exigidas. 

No total devem ser distribuídos cerca de 8 mil toneladas de géneros alimentícios a 350 escolas 

Durante três anos. Perspectiva-se que cerca 120 mil alunos da pré-escolar e ensino básico beneficiem dos apoios das Caritas Americanas.

De acordo com a Directora-geral dos Assuntos Sociais e Cantina Escolas a primeira fase da distribuição está prevista para Dezembro deste ano.

Bissau 27 de Outubro 2020 

Assessor de imprensa e Porta-voz 

Amadu Uri Djalo

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

Sem comentários:

Enviar um comentário