segunda-feira, 9 de novembro de 2020

SISSOCO EMBALO IGNORA REELEIÇÃO DE ALFA CONDÉ

Por Radiosolmansi.net

O presidente da Republica, Umaro Sissoco Embalo, garantiu, hoje (9) que nunca vai felicitar o presidente da Guiné-Conacri, Alfa Condé, pela sua reeleição a presidente de República.

“Eu não vou o felicitar. Este é minha posição pessoal, não vou felicitar, porque não estou de acordo com a forma como decorreu a eleição”, afirmou o chefe de Estado, no aeroporto Osvaldo Vieira, após chegar de Nouakchott, capital da Mauritânia, depois de uma visita do trabalho de mais de 48 horas.

Embaló considerou de “inquietante” a situação pós-eleitoral no país vizinho, afirmando que a organização sub-regional CEDEAO está a seguir o desenrolar da situação e assim que houver necessidade, “haverá uma cimeira para analisar a situação”, prometeu.

Em relação à visita a Mauritânia, da qual estava acompanha pela ministra dos Negócios Estrangeiros Suzi Barbosa, Sissoco Embalo diz que durante o encontro estava em cima da mesa a cooperação entre os dois povos.

“Passamos em revista a nossa cooperação e não só, discutimos também sobre a situação política sub-regional. Também, pedi a Mauritânia para nos ajudar com os especialistas no domínio da pesca. Falámos das nossas comunidades, como sabem, a Guiné-Bissau tem uma comunidade muito importante em Mauritânia e como eles também têm aqui em Bissau. A nossa comunidade como nos outros países, têm problema de passaporte e outros querem ingressar na universidade pública da” explicou.

A deslocação à Mauritânia serviu para os dois presidentes debaterem o reforço da cooperação bilateral e vários assuntos do centro de interesse, sendo que na Guiné-Bissau existem números significativos de Mauritanos que intervêm no comércio.

Recentemente, o presidente Mauritano estava na Guiné-Bissau e assistiu a festa da independência nacional.

Por: Braima Sigá

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.