quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Economia da Internet em África pode valer 180 mil milhões de dólares em 2025


© e-Global Notícias em Português
  12/11/2020 

Um relatório divulgado na quarta-feira pelo Google e pela International Finance Corporation (IFC), estima que a economia da Internet em África tem o potencial de atingir 5,2% do produto interno bruto (PIB) do continente até 2025, contribuindo com quase 180 mil milhões de dólares para a sua economia.

“O Google e a IFC criaram este relatório para destacar o papel que o setor de startups digitais está a desempenhar e outros fatores que impulsionam o crescimento do continente, a fim de mostrar e apoiar as oportunidades que o continente apresenta”, disse o diretor do Google África, Nitin Gajria.

De acordo com o relatório, a conectividade digital expandiu-se rapidamente em toda a África na última década. Entre 2010 e 2019, mais de 300 milhões de africanos ganharam acesso à internet, com quase 500 milhões de novas ligações de smartphones.

Atualmente, em todo o continente, 60% da população acede à internet pelo telemóvel. Em 2025, mais 167 milhões de pessoas da África Subsaariana terão se inscrito em serviços móveis, alcançando 623 milhões de utilizadores, e as ligações de smartphones na região mais que dobrarão.

Na próxima década, o número de utilizadores de internet em África crescerá 11%, representando 16% do total global. Este aumento pode significar a criação de 44 milhões de empregos se 75% da população tiver acesso à Internet.

“A economia digital pode e deve mudar o curso da história da África. Este é um momento oportuno para explorar o poder das startups de tecnologia do continente para soluções muito necessárias para aumentar o acesso à educação, saúde e finanças, e garantir uma recuperação mais resiliente, tornando a África um líder mundial em inovação digital e muito mais”, disse Stephanie von Friedeburg, diretora administrativa interina, vice-presidente executiva e diretora de operações da IFC.


Sem comentários:

Enviar um comentário