quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Brasão de armas da Guiné-Bissau mal usado por instituições governamentais

Por Capital CNEW  Novembro 12, 2020

Brasão de Armas da Guiné-Bissau está cada vez mais a ser utilizado de forma incorreta, por “total desconhecimento”, ou “negligência” de certas instituuições governamentais guineeses.

Há uma incoerência. Fardamentos das forças da ordem têm um, e documentos da instituição apresentam outro tipo de brasão.

A violação é mais evidente em termos de uso, no Ministério do Interior, através de uniformes da Polícia da Ordem Publica (POP) e dos militares da Guarda Nacional (GN). A realidade foi constatada pelo Capital CNEWS. No entanto, os documentos oficiais do Ministério são produzidos e difundidos com a imagem e cores corretas do Brasão de Armas da Guiné Bissau.

A situção é diferente na Polícia Judiciária (PJ). Os documentos são produzidos com a imagem e cores erradas do Brasão de Armas da Guiné Bissau. A mesma realidade é também verificada em várias Organizações Não Governamentais (ONG’s), nacionais e estrangeiras, e bem como em diferentes associações que existem ou trabalham na Guiné Bissau.

A título de exemplo, as imagens usadas por estas instituições e ONG’s, consta um símbolo com o fundo vermelho, uma estrela negra ao meio e fita branca, com a escrita “UNIDADE LUTA E PROGRESSO”.

Entretanto, em termos legais, a Constituição da República da Guiné-Bissau define no seu Artigo 22 Número 01, que “os símbolos nacionais são a bandeira, as armas e o hino. No número 03 do mesmo artigo, diz que as Armas da Guiné-Bissau são constituídas em duas palmas dispostas em um círculo unido pela base, onde se assenta uma Concha Amarela e legada por uma fita, em que se escreve o lema : “Unidade Luta E Progresso”.

Na parte central superior da mesma imagem encontra-se uma Estrela Negra com as suas respectivas cinco pontas. Esta descrição legal do Brasão de Armas da Guiné Bissau não corresponde com os símbolos usados por certas instituições do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário