sábado, 25 de janeiro de 2020

OU/OU DESMONTAGEM!

Esta publicação é de uma determinada imprensa escrita em Abidjan, financiada pelo soi-disant Cônsul da Guiné-Bissau, que está a fazer propaganda, um Cônsul que tem de tudo menos de Cônsul, na tentativa de confundir a opinião pública local.

“Cette decision remet le compteur à zero pour les deux candidats arrivés au second tour de election présidentielle. Mieux, elle remet en selle l’opposant et l’ancien Premier ministre, Domingos Simoes Pereira (DSP), president du PAIGC, qui a déposé u recours auprès de la Cour Suprême pour denouncer des irregularities sur les resultants proclaimes per la CNE.

Que va-t-il se passer dans lês haures et jours a venir? La CNE va-t-il confirmer lês résultats polemiques ou annuler lê scrutin sous la pression de la Cour Suprême qui l’a désavouée? Va-t-elle faire droit à DSP et ses partisans qui sont convaincus d’avoir été spolies de leur victoire?»

Isso é para vermos de facto que os outros não estão bem informados sobre o escrutínio do dia 29 de Dezembro. Ou não foram bem informados pelos observadores integrados nas várias organizações, ou estão pura e simplesmente a mostrar a sua ignorância em relação aos instrumentos legais que orientam as acções das nossas instituições.

« Cette decision remet le compteur à zero ». Como? Só porque a corrupção é a regra de ouro no nosso Supremo Tribunal de Justiça, o que levou alguns Juízes dessa Corte Suprema a prestar um mau serviço a Nação, quando deviam pura e simplesmente indeferir “in limine” o pedido de impugnação do PAIGC o seu candidato, uma vez que nem assembleias de voto, nem nas sedes regionais e muito menos ao nível da CNE não houve nenhuma reclamação, protesto ou contraprotesto?

Estamos bem atentos porque há pessoas mal-intencionadas que estão a tentar em vão, aproximar Conakry a Abidjan, para se juntarem as FORÇAS DO MAL, para não só inviabilizar a investidura do candidato vencedor desta eleição, como também, mesmo que venha a ser investido, dificultar a sua projecção na sub-região.

“PEINE PERDUE!”, Como dizem os Franceses. Porque a imagem do USE ultrapassa de longe o quadro meramente regional, e o próprio candidato para o qual esses mercenários políticos estão a prestar serviço, sabe disso muito bem.

Todos aqueles que têm e sentem o PAIGC no coração, deviam levantar-se e dizer BASTA! Se isso continuar assim, os seus efeitos negativos serão fortemente sentidos no seio do PAIGC nos próximos tempos, porque muitos militantes já começam a estar fartos desta falta de realismo, essa estratégia de pensar que é ainda possível sair de CANDIDATO DERROTADO nas urnas para CANDIDATO VENCEDOR no gabinete. Isso é que faltava.

As vitórias conseguem-se nas urnas e não no gabinete.

Se a CNE já esgotou todas as démarches, o que é que o STJ quer que esse órgão com competência exclusiva para gerir as eleições faça? Repetir um trabalho que já fez, no cumprimento das recomendações contidas no Acórdão nr 1/2020 daquela Corte Suprema?
Que se anule a segunda volta e marcar outra data para a sua realização?
Anular pura e simplesmente as eleições e prolongar o mandato do Presidente José Mário Vaz por mais cinco anos, com todos os poderes inerentes ao cargo?

Devolver consequentemente aos financiadores os milhões empregues no processo eleitoral?

Ou simplesmente, ignorar tudo e intronizar o candidato derrotado, Domingos Simões Pereira e enviar o candidato vencedor, Umaro Sissoco Embalo, para a casca da rolha?

Perante esta falta de reconhecimento da realidade das urnas, se a. aparecer aqui para vos obrigar a posse do presidente-eleito, não venham com aquela teoria de vitimização, porque têm a plena consciência de que a derrota do Domingos Simões Pereira limpu pus, suma laba di Fula.

Nhá tios bo na seta és!
Tio Pere cassama djaby
Ansu caranke!
Braima jassi (cube)!
Mano doka (sandukan)!
Tio mamadu alfadjo jalo!
Iote césar!
Só na pele de gato!

Por: mago yanick Noah
Fonte: Bambaram Di Padida

Sem comentários:

Enviar um comentário