terça-feira, 12 de março de 2024

A DELINQUÊNCIA E A EMIGRAÇÃO NO SEIO DA JUVENTUDE DA GUINÉ-BISSAU ...CAUSAS E EFEITOS

O futuro e a continuidade das sociedades humanas dependem, essencialmente, da existência de crianças e jovens. Estes com o papel motor preponderante. Em países em que os jovens são espostos a serem consumidos, de modo acentuado e ininterrupto, por fenômenos como a delinquência e a emigração, as suas pátrias de origem se desporão a riscos de fragilização, pauperização e até de desintegração.  

No caso da Guiné-Bissau, a delinquência e a emigração no seio dos jovens são fortes sinais do elevado grau de morbidez e de degradação da sociedade, a par de outros indicativos, tais como, a promiscuidade e a mendicidade. Outrora, acontecimentos que se resistavam mais no meio dos jovens do gênero masculino. Na atualidade, fica difícil fazer alguma comparação numérica ou avaliação qualitativa da sua ocorrência e regularidade entre os jovens e as jovens.

Portanto, pode-se considerar que o fenômeno migratório e de delinquência no seio dos jovens guineenses, é o reflexo da atual crise que se vive no país, prova de que a euforia pela independência política deixou de ser a meta principal dos cidadãos comuns. 

As suas causas fundamentais, poderão ser: a insuficiência e a depouperação da qualidade da educação familiar e escolar; a escassez e a debilidade das instituições de formação profissionalizante e técnica; a inexistência de um mercado de emprego capaz, livre e estável. Isto, num ambiente político, social, cultural, econômico  e de garantias de segurança, completamente destorcido, controverso e imprevissível, onde são atrofiadas as liberdades de criação, expressão, de manifestação e outras.

Uma juventude perdida e desesperada, ávida de encontrar soluções, que se agarra (por ilusão e inconformismo) à delinquência na ânsia de subsistir e à emigração na espectativa de poder crescer e sobreviver.

Enquanto os jovens da Guiné-Bissau, sem e/ou com deficiente preparação técnica e profissional,  se perdem e se lançam, desgastadamente, para a delinquência e  para uma emigração de frustrados resultados, o País recebi (é ocupado) imigrantes de outros países, particularmente africanos da nossa subregião, em muitos casos indivídous altamente delinquentes, retirando aos cidadãos guineenses, já de débeis capacidades de empregabilidade, os poucos postos de emprego de subsistência, nomeadamente: em profissões liberais e ofícios; no comécio em todos os seus níveis (grossista, retalhista e ambulante); e até alguns tradicionais pequenos ofícios que eram conhecidos como especialidades específicas de certos grupos étnicos da Guiné-Bissau, já são exercidos por jovens (alguns ainda adolescentes) imigrantes, e não mais, pelos guineenses que os exerciam, por  exemplo, o ofício de engraxador de sapatos, que é feito, hoje, de forma ambulatória por crianças vindas da visinha República da Guiné-Conacri. A situação piora ainda, em domínios mais técnicos e especializados, tais como: carpinteiros, pedreiros, mecânicos, pintores, electricistas, e outros. O mais sintomático desta cruel realidade, é que até condutores de viaturas e adjudantes destes, são, maioritariamente, imigrantes. Se tentarmos subir esta apreciação para os patamares de grandes obras públicas, o cenário é muitíssimo pior ainda. 

Em nosso entendimento, esta realidade do mercado de trabalho guineense, aberante e em crescendo, deve-se a vários fatores, de entre quais: 1. a questão de mentalidade do guineense que sente complexos de fazer determinados trabalhos no seu país, entretanto, fá-los traquilamente, no estrangeiro, por vezes, ganhando menos e sujeito a humilhação, bloqueando com esta mentalidade a iniciativa ao empreendedorismo e criação de condições de autoemprego no seu país ainda bastante fértil; 2. a ausência de um sistema competente de formação e de orientação profissional de jovens, atrelada à baixa qualidade do ensino ministrado no país; 3. a corrupção e o facilitismo reinante no controlo de entrada e de legalização de imigrantes no país; 4. a delinquente e imperdoável corrupção e partidarização que está instalada no Aparelho do Estado, o quase único empregador de cidadãos nacionais,  em contraste com o fraco desenvolvimento do setor privado; 5. a emigração ilegal e as consequentes percárias condições de acesso ao trabalho nos países de acolhimento; entre muitos outros fatores.

A MIGRAÇÃO é um fenômeno, ou melhor, uma condição humana normal e natural da sua subrevivência, que remonta há tempos de desconhecido registo. Portanto, todos os povos de todos países emigram. Não esta em causa este ato. 

A DELINQUÊNCIA é uma consequência da desorganização social, da injustica, da exploração, da má governação, da degradação moral, social, econômica e de valores. Ela manifesta-se de deferentes formas, notadamente, gatunagem, corrupção, venda e uso de estupefacientes, violência verbal e física, desmoronamento de valores familiares e culturais, entre outras. Na Guiné-Bissau a deliquência é mais núciva na esfera do exercício de atividades políticas e de governança do setor público, enquanto maior empregador. 

Assim, como a LUTA é uma condição para a sobrevivência humana e o desenvolvimento de pessoas e países, o PATRIOTISMO é um sentimento, uma determinação de demonstração de Amor pela Pátria onde nascemos e pelos seus Povos, Recursos, Símbolos, História e suas referências humanas. É a partir deste pressuposto que, a uma dada altura, a História da Humanidade assinala que gerações e gerações de jovens consentiram enormes sacrifícios para construirem as suas pátrias e contribuirem para a elevação dos Povos dos respetivos países.

A Juventude da Guiné-Bissau deve ser capaz de aprender com as lições que lhes são legadas pelos jovens da patriótica Geração de Amílcar Cabral, geração única inigualével, e das Juventudes de vários países do Mundo, para, doravante, assumir as responsabildades que a história da sua pátria lhe reserva. Dizer não à corrupção, não à vida fácil, não ao imobilismo, não ao fatalismo, não aos maus exemplos, não à venda e consumo de drogas, não ao consumismo e distração em futilidades, e não a outros e outros males. Dizer sim, à resistência, à resiliência, à luta, aos estudos, ao trabalho honesto, à criatividade, à iniciativa, à solidariedade patriótica, à esperança, à confiança, à autoestima. ESTUDAR E TRABALHAR, como quem viverá eternamente, contrariando a mentalidade fatalista de encarar a vida como simplesmente curta, pelo que deve ser vivida com exacerbada intensidade, com a lógica de, “VALE TUDO”. A vida não é curta nem loga. Ela é, sim, plena e cheia de virtudes e de motivos.

AVANTE JUVENTUDE GUINEENSE.

Bissau,  08 de março de 2024.

DEDICADO ÀS MULHERES E ÀS JOVENS. 

POR. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé

          (Djibril Baldé)

Sem comentários:

Enviar um comentário