sexta-feira, 18 de março de 2022

Nuno Gomes Nabiam: “HÁ 48 ANOS NUNCA HOUVE DINÂMICA NA GOVERNAÇÃO DO PAÍS COMO AGORA”

O DEMOCRATA   18/03/2022 

O primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian, afirmou esta sexta-feira, 18 de março de 2022, que depois de 48 anos de independência nunca a Guiné-Bissau registou mudanças na governação como agora.

Nabiam falava à imprensa após ter visitado diferentes serviços do Hospital Nacional Simão Mendes em Bissau, acompanhado dos ministros do Interior e da Ordem Pública, das Obras Públicas e Urbanismo, da Saúde Pública e pelo Secretário de Estado do Tesouro.

Gomes Nabiam disse que a intenção do governo é fazer os possíveis para que o Hospital Nacional tenha o mesmo nível de qualidade que os outros hospitais da sub-região.

“O país enfrenta vários problemas em todos níveis e se dissermos que dentro de uma semana, um mês ou um ano vamos solucioná-los, não estaremos a dizer a verdade. Aceitaremos críticas construtivas da oposição. O que condenamos é o discurso de que não reconhecem o chefe de Estado e o governo, porque neste aspeto haverá uma enorme contradição”, sublinhou. 

Nuno Nabian informou que o governo que lidera tem como prioridades a saúde, a educação, a energia, a água e as  infraestruturas.

“Não é possível resolver todos esses problemas em dois anos, mas acredito que o povo guineense está a constatar paulatinamente o trabalho que as atuais autoridades estão a fazer”.

Enfatizou que a nível internacional, o Presidente da República projetou o país em “raios enormes ao ponto de estar a ser chamado no concerto das nações”, portanto “os guineenses devem estar felizes em ter um Presidente como Sissoco Embaló”.

“Há 48 anos o Hospital Nacional Simão Mendes nunca foi reabilitado, nem teve o tratamento que tem hoje com este governo, desde a pintura, a reabilitação das vias nas instalações do hospital, a construção de novos blocos e os jardins estão a ser embelezados e a dar-lhe uma imagem positiva. Os pacientes têm direito a três refeições diárias, os medicamentos e as cirurgias são gratuitas e foi construído um novo bloco operatório para facilitar os partos de mulheres que no passado enfrentavam enormes dificuldades. Está a ser montada uma fábrica de oxigénio que terá a capacidade de produzir 102 garrafas por dia, portanto o trabalho feito pelo atual governo é um progresso”, disse.

Nuno Gomes Nabiam visitou o HNSM numa altura em que alguns pacientes partilham camas na maternidade que está superlotada. 

Nabiam assegurou que o executivo trabalhará com toda a urgência para superar essa situação, criando mais espaço para poder acolher mais parturientes.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

Sem comentários:

Enviar um comentário