sexta-feira, 18 de março de 2022

GUERRA NA UCRÂNIA: Papa afirma direito de Kyiv a defender-se de agressão russa

© Lusa
Notícias ao Minuto  18/03/22 

O papa Francisco condenou hoje "o perverso abuso de poder" patente na agressão russa à Ucrânia e pediu ajuda para os ucranianos, atacados na sua "identidade, história e tradição" e que têm direito a "defender a sua terra".

As declarações do papa, numa mensagem enviada a um encontro de representantes católicos europeus na Eslováquia, são algumas das mais contundentes por ele até agora emitidas sobre o direito da Ucrânia a existir enquanto Estado soberano e a defender-se da invasão da Rússia.

Foram proferidas apenas alguns dias depois de o chefe da Igreja Católica ter dito ao patriarca da Igreja Ortodoxa russa, Kirill, que o conceito de "guerra justa" é obsoleto, porque as guerras nunca são justificáveis, e que os religiosos devem pregar a paz, não a política.

Tais comentários, feitos durante uma videochamada na quarta-feira com Kirill, foram um golpe indireto à aparente defesa da guerra feita pelo patriarca ortodoxo.

Próximo do Presidente russo, Vladimir Putin, o patriarca terá justificado a invasão descrevendo-a como parte de uma luta contra o pecado e a pressão de estrangeiros liberais para realizar "desfiles 'gay'".

Kirill culpou o Ocidente e outro patriarca ortodoxo por fomentar a inimizade entre a Ucrânia e a Rússia e fez eco das palavras de Putin ao insistir que os cidadãos dos dois países são "um só povo".

Nas suas declarações de hoje, o papa Francisco não mencionou a Rússia pelo nome -- prova da tradição do Vaticano de não identificar agressores e das suas tentativas de manter um diálogo aberto com a igreja de Kirill -, mas a sua defesa da Ucrânia foi clara.

"O grito desolador pedindo ajuda dos nossos irmãos ucranianos obriga-nos, enquanto comunidade de crentes, não apenas a uma séria reflexão, mas a chorar com eles e a esforçarmo-nos por eles; a partilhar a angústia de um povo ferido na sua identidade, história e tradição", disse Francisco na mensagem enviada ao encontro católico em Bratislava.

"O sangue e as lágrimas das crianças, o sofrimento das mulheres e homens que estão a defender a sua terra ou a fugir às bombas abalam a nossa consciência. Mais uma vez, a humanidade é ameaçada por um perverso abuso de poder e interesses sectários, que estão a condenar um povo indefeso a sofrer todas as formas de violência brutal", sustentou.


Leia Também:

Numa mensagem divulgada em várias plataformas digitais, o ator e antigo governador da Califórnia acusa o Kremlin de ter começado uma guerra ilegal com várias mentiras e faz um apelo direto a Vladimir Putin.

“Há coisas a acontecer que vos têm sido escondidas”, começa o antigo Mr. Olimpya que culpabiliza os líderes do Kremlin pela guerra na Ucrânia...Ler Mais


A Rússia prometeu hoje uma resposta "correspondente" às expulsões "infundadas" dos seus diplomatas de países europeus que foram anunciadas hoje.

"Todas as expulsões infundadas de diplomatas russos vão ser objeto de uma resposta correspondente", escreveu a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, na rede social Telegram.

Os três Estados bálticos da Letónia, Estónia e Lituânia expulsaram hoje 10 diplomatas, numa ação aparentemente coordenada para expressar solidariedade com a Ucrânia...Ler Mais


O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, recorreu hoje à Bíblia para elogiar o sacrifício dos soldados russos na Ucrânia, ao participar numa manifestação patriótica em Moscovo que assinalou o oitavo aniversário da anexação da Crimeia.

Numa rara aparição pública e num discurso perante dezenas de milhares de pessoas que enchiam o estádio Luzhniki de Moscovo e agitavam bandeiras da Rússia, Putin destacou a ação dos soldados russos na Ucrânia.

"As palavras da Bíblia Sagrada vêm-me à cabeça: não há maior amor do que dar a vida pelos amigos", disse Putin, citado pela agência russa TASS, ao justificar a invasão para proteger a população russófona no leste da Ucrânia.

"Ombro a ombro, eles ajudam-se e apoiam-se mutuamente", afirmou, saudado pela multidão...Ler Mais

Sem comentários:

Enviar um comentário