terça-feira, 27 de dezembro de 2022

'Vice' russo admite 2023 "bastante difícil" para a Rússia... Economia russa está em recessão técnica e responsáveis admitem admitem dificuldades financeiras no próximo ano.

© JACK TAYLOR/POOL/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto  27/12/22 

O vice-primeiro-ministro da Rússia, Andrey Belousov, admitiu que o próximo ano "será bastante difícil" para a Rússia a nível financeiro. 

Estas declarações foram feitas numa entrevista a canal televisivo Rossiya-24, segundo cita a agência estatal russa TASS esta terça-feira.

"O próximo ano será bastante difícil para nós em termos de finanças", afirmou Belousov, acrescentando que o défice orçamental para 2023 foi fixado, tendo havido um entendimento "sobre os montantes dos empréstimos".

"Tudo isso foi acordado com o Banco da Rússia, e essa tarefa, essa estrutura financeira - existe, e existe num formato bastante rígido. Esse formato rígido antecipa a priorização estrita de despesas e projetos", referiu.

Recorde-se que, em novembro, a governadora do Banco Central da Rússia, Elvira Nabiulina, havia alertado que a transformação da economia russa, atualmente em recessão técnica e imersa em sanções ocidentais sem precedentes devido à campanha bélica da Rússia na Ucrânia, vai levar vários anos.

A invasão russa - justificada pelo presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas. 


Leia Também: Kyiv alerta para possível retaliação após ataque a base aérea russa

Sem comentários:

Enviar um comentário