terça-feira, 27 de dezembro de 2022

GANA: As autoridades do Gana apelaram, nesta terça-feira, aos líderes espirituais do país que evitem comunicar as profecias de catástrofe para 2023

© REUTERS/Francis Kokoroko

Notícias ao Minuto   27/12/22 

Autoridades no Gana alertam para profecias de Ano Novo 'nocivas'

A ansiedade que algumas profecias de Ano Novo causam pode ser prejudicial, alertou a polícia do Gana.

As autoridades do Gana apelaram, nesta terça-feira, aos líderes espirituais do país que evitem comunicar as profecias de catástrofe para 2023, uma vez que as mesmas, alegam, podem causar ansiedade, medo ou mesmo a morte aos seus cidadãos, avança a BBC. Aliás, o apelo é feito praticamente um ano após o país ter instituído uma proibição às mesmas.

Acusada de estar a violar o direito constitucional à liberdade religiosa, a polícia do Gana argumenta que o mesmo não pode, no entanto, violar os restantes direitos dos cidadãos, razão que utiliza para justificar a sua proibição. Ainda assim, numa altura em que se aproxima o fim do ano, milhões de crentes cristãos reúnem-se para ouvir as profecias dos pastores, que podem ir de visões otimistas sobre o futuro para escuras previsões sobre calamidades e catástrofes.

Em comunicado, a polícia elogiou os grupos religiosos pela "cooperação" e por "adotar meios legalmente aceitáveis para comunicar profecias", mas, em contrapartida, há quem considere a ordem "ilegal".

Trata-se, por exemplo, do advogado Sammy Darko, citado pela BBC, que diz: "Não está sequer em debate ou interpretação pelo mais alto tribunal do Gana. Nenhuma lei no Gana concede à administração policial quaisquer poderes para regular as profecias no país."


Sem comentários:

Enviar um comentário