quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Sobe para 92 número de mortos em Madagáscar após tempestade Batsirai

© Getty Images

Notícias ao Minuto   09/02/22 

Pelo menos 92 pessoas morreram em Madagáscar no passado fim de semana devido ao impacto da tempestade Batsirai, segundo dados atualizados do Gabinete Nacional de Gestão de Riscos e Desastres (BNGRC) da nação insular.

"Além das 92 mortes, o ciclone deslocou 112.115 pessoas e destruiu pelo menos 7.488 casas", disse o diretor do BNGRC, Paolo Emilio Raholinarivo, à agência noticiosa Efe.

Ao início da tarde, o gabinete tinha indicado que a tempestade causara 80 mortos, mas admitia que o número de vítimas pudesse ainda subir.

O diretor do BNGRC apelou à solidariedade com as vítimas e prometeu que o governo distribuiria as indemnizações de forma justa.

A tempestade atingiu terra no sábado, perto da cidade oriental de Mananjary, com ventos de mais de 235 quilómetros por hora, segundo o Instituto Meteorológico Malgaxe (Météo-Madagascar).

O ciclone causou inundações, destruiu edifícios e provocou cortes de energia, entre outros danos materiais.

Em janeiro, o país tinha sido afetado pela tempestade Ana, que matou pelo menos 58 pessoas, a maioria na capital, Antananarivo, e afetou cerca de 131.000 pessoas em toda a ilha, de acordo com o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA).

A tempestade Ana também atingiu Moçambique (25 mortos, 220 feridos e 141.500 pessoas afetadas) e o Malaui (33 mortos e 158 feridos), anunciou a OCHA.

Sem comentários:

Enviar um comentário