quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Partido da Renovação Social concorda com vinda da força de estabilização da CEDEAO ao país

Bissau, 09 Fev 22 (ANG) – O Partido da Renovação Social (PRS),declarou  terça-feira que concorda com o regresso ao país da Força Militar de Estabilização da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(CEDEAO).

De acordo com a RDP África que cita um comunicado do partido, o PRS  sustenta que, uma vez quebrada a confiança no seio da classe politica, vem manifestar o seu aval a decisão tomada na Cimeira dos Chefes de Estados da CEDEAO realizada recentemente na República do Ghana.

Na nota os renovadores referem  que o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló foi a primeira pessoa que deu voto a retirada da Ecomib, Missão Miliatar da CEDEAO, para permitir o restabelecimento do clima de confiança entre o poder politico, forças armadas e a população.

O PRS diz no comunicado estranhar o facto de o PAIGC não estar de acordo com a decisão de vinda de forças da CEDEAO, sendo o partido que em 2020 solicitou a vinda de três mil efetivos da CEDEAO, sem conhecimento do parlamento, e com a justificação de que era necessário assegurar o processo de realização das presidenciais.

Na sequência da tentativa de golpe de estado, ocorrida no dia 01 de Fevereiro, em Bissau, e que resultou na morte de 11 pessoas, a CEDEAO decidiu, numa cimeira de Chefes de Estados e de Governs, o realizada recentemente em Gana, enviar uma força para apoiar a estabilização do país.

ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário