quarta-feira, 12 de maio de 2021

"Tribunal de Contas entrega Relatório de Auditoria solicitada pelo Ministério de Agricultura referente ao periodo do Primeiro semestre do ano 2019"

Ministério da Agricultural e Desenvolvimento Rural

"GOVERNAÇÃO DE CAMPO 2021"

"Tribunal de Contas entrega Relatório de Auditoria solicitada pelo Ministério de Agricultura referente ao periodo do Primeiro semestre do ano 2019" 

A cerimónia da entrega formal do dossier decorreu na manhã desta quarta-feira, 12 de Maio de 2021, nas instalações do ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural, no Palácio do Governo.

Durante o seu discurso o presidente do Tribunal de Contas, Dionísio Kabi, considerou a Agricultura como a base para a manutenção da economia e uma das principais formas de construção e transformação do mundo.

"Sendo a Agricultura setor chave para o arranque efetivo do desenvolvimento económico da Guiné-Bissau, é urgente e crucial tomada de posição séria para a mudança de tendências negativas que encorajam a corrupção no setor agrícola, sob pena de nunca encontrarmos o caminho para o almejado desenvolvimento". Aconselhou o Dionísio Kabi.

De acordo com os estudos cerca de 80% da população ativa guineense pratica Agricultura e 50% do PIB provêm da agricultura.

O presidente do Tribunal de Contas falou na necessidade de uma fiscalização efetiva de fraudes na administração pública com a implementação das normas que permitem um controlo imparcial e totalmente independente das entidades que controla e protegidos de todas as influências externas.

No relatório apresentado esta quarta-feira, 12 de Maio de 2021, o Tribunal de Contas fala em falta de registo contabilistico no montante de Cinquenta e Oito Milhões, duzentos e Setenta e Oito mil e Quatrocentos e Vinte Um Francos Cfa (58.278.421.00 Fcfa).

Consta também no relatório da instituição fiscalizadora dos fundos de Estado, a discrepância entre a Receita Declarada e Apurada no valor de Trinta e Seis milhões, Quatrocentos e Noventa e Quatro mil e Cento e Oitenta e Um Francos Cfa (36.494.181.00 Fcfa).

Dionísio Kabi aconselha a implementação urgente das recomendações de Auditoria como medida de salvaguardar o desmoronamento do sistema produtivo do país e criar condições para o aumento da riqueza.

Por seu turno, o Ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Marciano Silva Barbeiro, saudou os esforços do Tribunal de Contas na fiscalização da coisa pública.

Marciano Barbeiro prometeu uma colaboração efetiva da seu ministério com o Tribunal de Contas para o bem do país.

"Ninguém tem o direito de usufruir do que é de todos nós, devemos todos lutar para o bem da nossa economia". 

O titular da pasta de agricultura voltou a afirmar que o setor agrário é a base da economia do nosso país apelando um esforço conjunto para a sua modernização.

"Devemos todos lutar para a dinamização do setor agrário que é a base da nossa economia e agradecemos o acompanhamento do Tribunal de Contas nas nossas ações". Concluiu Silva Barbeiro.

O assessor de comunicação

          Mamadú Baldé 

          12 de Maio de 2021

Sem comentários:

Enviar um comentário